AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SERBAI, FABIANA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Priotto, Elis Maria Teixeira de Palma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26472
Resumo: Autism Spectrum Disorder (ASD) is considered a neurodevelopmental disorder, characterized by the difficulty of interpersonal relationships, about 1% of the population is diagnosed with this disorder at some level. This review investigates how national and international scientific publications on autism spectrum disorder in adolescence are characterized between 2010 and 2020. Its general objective is to know what the literature of the last five years presents about ASD in adolescence and as specific objectives to identify, synthesize and analyze the national and international academic production in Spanish and Portuguese on adolescents with ASD. It adopts a qualitative methodology with an integrative literature review in the virtual databases BVS, Scielo, Lilacs; Medline and Pubmed, using the descriptors autistic spectrum disorder, autism, autistic disorder, adolescence and adolescent. It delimits the articles with emphasis on the behavior and intelligence of autistic adolescents. It results in nine articles identified, systematized and analyzed. It concludes that there are different perspectives on autism in adolescence and as a common point concern with aspects related to behavior, communication skills and autonomy.
id UFMG-5_a14c0baa43e6233665042a0c1099734b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/26472
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA Transtorno do espectro autista, adolescência, comportamento, inteligênciaAutism Spectrum Disorder (ASD) is considered a neurodevelopmental disorder, characterized by the difficulty of interpersonal relationships, about 1% of the population is diagnosed with this disorder at some level. This review investigates how national and international scientific publications on autism spectrum disorder in adolescence are characterized between 2010 and 2020. Its general objective is to know what the literature of the last five years presents about ASD in adolescence and as specific objectives to identify, synthesize and analyze the national and international academic production in Spanish and Portuguese on adolescents with ASD. It adopts a qualitative methodology with an integrative literature review in the virtual databases BVS, Scielo, Lilacs; Medline and Pubmed, using the descriptors autistic spectrum disorder, autism, autistic disorder, adolescence and adolescent. It delimits the articles with emphasis on the behavior and intelligence of autistic adolescents. It results in nine articles identified, systematized and analyzed. It concludes that there are different perspectives on autism in adolescence and as a common point concern with aspects related to behavior, communication skills and autonomy.El trastorno del espectro autista (TEA) se considera un trastorno del neurodesarrollo, caracterizado por dificultad en las relaciones interpersonales, alrededor del 1% de la población es diagnosticada con este trastorno en algún nível. Esta revisión investiga cómo se caracterizan, entre 2010 y 2020,  las publicaciones científicas nacionales e internacionales en lengua española y portuguesa sobre el trastorno del espectro autista en la adolescencia. Su objetivo general es conocer lo que presenta la literatura de los últimos cinco años sobre TEA en la adolescencia y como objetivos específicos identificar, sintetizar y analizar la producción académica nacional e internacional en español y portugués sobre adolescentes con TEA. Adopta metodología cualitativa con revisión integradora de la literatura en las bases de datos virtuales BVS, Scielo, Lilacs; Medline y PubMed, utilizando los descriptores trastorno del espectro autista, autismo, trastorno autista, adolescencia y adolescente. Delimita artículos con énfasis en el comportamiento e inteligencia de los adolescentes autistas. Da como resultado nueve artículos identificados, sistematizados y analizados. Se concluye que existen diferentes visiones sobre el autismo en la adolescencia y, como punto común, la preocupación por aspectos relacionados con la conducta, las habilidades comunicativas y la autonomía.O transtorno do espectro autista (TEA) é considerado uma desordem do neurodesenvolvimento, caracterizada pela dificuldade de relacionamento interpessoal, cerca de 1% da população é diagnosticada com este transtorno em algum nível. A presente revisão investiga como se caracterizam, entre os anos de 2010 e 2020, as publicações científicas nacionais e internacionais de língua espanhola e portuguesa sobre transtorno do espectro autista na adolescência. Tem como objetivo geral conhecer o que a literatura dos últimos cinco anos apresenta sobre o TEA na adolescência e como objetivos específicos identificar, sintetizar e analisar a produção acadêmica nacional e internacional no idioma espanhol e português sobre adolescentes com TEA. Adota metodologia qualitativa com revisão integrativa de literatura nas bases de dados virtuais BVS, Scielo, Lilacs; Medline e PubMed, utilizando os descritores transtorno do espectro autista, autismo, transtorno autístico, adolescência e adolescente. Delimita os artigos com ênfase no comportamento e inteligência de adolescentes autistas. Tem como resultado nove artigos identificados, sistematizados e analisados. Conclui que existem diferentes olhares sobre o autismo na adolescência e como ponto comum a preocupação com os aspectos relacionados ao comportamento, as habilidades de comunicação e a autonomia. Educação em Revista 2021-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26472Educação em Revista ; v. 37 n. 1 (2021): Vol. 37 (2021)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26472/29134Copyright (c) 2021 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSERBAI, FABIANA Priotto, Elis Maria Teixeira de Palma2023-05-29T13:08:43Zoai:periodicos.ufmg.br:article/26472Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:08:43Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
spellingShingle AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
SERBAI, FABIANA
Transtorno do espectro autista, adolescência, comportamento, inteligência
title_short AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_full AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_fullStr AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_full_unstemmed AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_sort AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
author SERBAI, FABIANA
author_facet SERBAI, FABIANA
Priotto, Elis Maria Teixeira de Palma
author_role author
author2 Priotto, Elis Maria Teixeira de Palma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SERBAI, FABIANA
Priotto, Elis Maria Teixeira de Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do espectro autista, adolescência, comportamento, inteligência
topic Transtorno do espectro autista, adolescência, comportamento, inteligência
description Autism Spectrum Disorder (ASD) is considered a neurodevelopmental disorder, characterized by the difficulty of interpersonal relationships, about 1% of the population is diagnosed with this disorder at some level. This review investigates how national and international scientific publications on autism spectrum disorder in adolescence are characterized between 2010 and 2020. Its general objective is to know what the literature of the last five years presents about ASD in adolescence and as specific objectives to identify, synthesize and analyze the national and international academic production in Spanish and Portuguese on adolescents with ASD. It adopts a qualitative methodology with an integrative literature review in the virtual databases BVS, Scielo, Lilacs; Medline and Pubmed, using the descriptors autistic spectrum disorder, autism, autistic disorder, adolescence and adolescent. It delimits the articles with emphasis on the behavior and intelligence of autistic adolescents. It results in nine articles identified, systematized and analyzed. It concludes that there are different perspectives on autism in adolescence and as a common point concern with aspects related to behavior, communication skills and autonomy.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26472
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26472/29134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 37 n. 1 (2021): Vol. 37 (2021)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711122666815488