Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arreguy, Marília Etienne
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Coutinho, Luciana Gageiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21208
Resumo: O artigo trata da práxis psicanalítica no contexto educacional. No modelo da “pesquisa-intervenção”, as autoras ofereceram encontros de conversação a professores(as) de uma escola da rede pública, realizando cerca de 15 encontros. Procurou-se incentivar a fala livre e a troca discursiva entre os pares, no intuito de se elaborar situações conflitivas geradas no cotidiano escolar, sobretudo aquelas relacionadas aos afetos, à violência e às querelas da autoridade. Entrelaçando ensino, pesquisa e extensão, analisa algumas categorias recorrentes na fala dos(as) professores(as), de modo a levantar e elucidar pontos críticos em relação à ação e reflexão dos educadores a respeito da violência “de que” e/ou “a que” são sujeitos nos dias atuais. A partir da análise desse material, o artigo aborda também a questão dos conflitos no espaço escolar relacionando-os ao modo de funcionamento social e institucional mais amplo em que estão arraigados.
id UFMG-5_a65413db3a3016e11a99831368ec42ea
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21208
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professorespsicanálise e educaçãopesquisa-intervençãoviolência nas escolasafetosautoridade.O artigo trata da práxis psicanalítica no contexto educacional. No modelo da “pesquisa-intervenção”, as autoras ofereceram encontros de conversação a professores(as) de uma escola da rede pública, realizando cerca de 15 encontros. Procurou-se incentivar a fala livre e a troca discursiva entre os pares, no intuito de se elaborar situações conflitivas geradas no cotidiano escolar, sobretudo aquelas relacionadas aos afetos, à violência e às querelas da autoridade. Entrelaçando ensino, pesquisa e extensão, analisa algumas categorias recorrentes na fala dos(as) professores(as), de modo a levantar e elucidar pontos críticos em relação à ação e reflexão dos educadores a respeito da violência “de que” e/ou “a que” são sujeitos nos dias atuais. A partir da análise desse material, o artigo aborda também a questão dos conflitos no espaço escolar relacionando-os ao modo de funcionamento social e institucional mais amplo em que estão arraigados.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21208Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21208/17123https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21208/17124Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArreguy, Marília EtienneCoutinho, Luciana Gageiro2023-05-30T00:49:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21208Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:49:11Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores
title Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores
spellingShingle Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores
Arreguy, Marília Etienne
psicanálise e educação
pesquisa-intervenção
violência nas escolas
afetos
autoridade.
title_short Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores
title_full Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores
title_fullStr Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores
title_full_unstemmed Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores
title_sort Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores
author Arreguy, Marília Etienne
author_facet Arreguy, Marília Etienne
Coutinho, Luciana Gageiro
author_role author
author2 Coutinho, Luciana Gageiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arreguy, Marília Etienne
Coutinho, Luciana Gageiro
dc.subject.por.fl_str_mv psicanálise e educação
pesquisa-intervenção
violência nas escolas
afetos
autoridade.
topic psicanálise e educação
pesquisa-intervenção
violência nas escolas
afetos
autoridade.
description O artigo trata da práxis psicanalítica no contexto educacional. No modelo da “pesquisa-intervenção”, as autoras ofereceram encontros de conversação a professores(as) de uma escola da rede pública, realizando cerca de 15 encontros. Procurou-se incentivar a fala livre e a troca discursiva entre os pares, no intuito de se elaborar situações conflitivas geradas no cotidiano escolar, sobretudo aquelas relacionadas aos afetos, à violência e às querelas da autoridade. Entrelaçando ensino, pesquisa e extensão, analisa algumas categorias recorrentes na fala dos(as) professores(as), de modo a levantar e elucidar pontos críticos em relação à ação e reflexão dos educadores a respeito da violência “de que” e/ou “a que” são sujeitos nos dias atuais. A partir da análise desse material, o artigo aborda também a questão dos conflitos no espaço escolar relacionando-os ao modo de funcionamento social e institucional mais amplo em que estão arraigados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21208
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21208/17123
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21208/17124
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121422155776