Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Clarisse
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45317
Resumo: Este artigo discute a proposta de avaliação nacionak criada para a área de EJA, denominada Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (Enceja). Inicialmente, situa as políticas públicas do EJA no interior da reforma de ensino implementada no Brasil, a partir da década de 1990. Analisa os principais documentos  referentes ao Enceja, discutindo os possíveis significados de sua implementação na política educacional brasileira. Com base em autores que transitam no campo da educação e do trabalho , problematiza a centralidade dos procesos de avaliação nacional e os significados da noção de competência subjacentes do Enceja.
id UFMG-5_a7dcd47e8c869f213d4ba904120d0f21
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/45317
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questãoPolítica EducacionalEducação de Jovens e AdultosEste artigo discute a proposta de avaliação nacionak criada para a área de EJA, denominada Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (Enceja). Inicialmente, situa as políticas públicas do EJA no interior da reforma de ensino implementada no Brasil, a partir da década de 1990. Analisa os principais documentos  referentes ao Enceja, discutindo os possíveis significados de sua implementação na política educacional brasileira. Com base em autores que transitam no campo da educação e do trabalho , problematiza a centralidade dos procesos de avaliação nacional e os significados da noção de competência subjacentes do Enceja.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45317Educação em Revista ; v. 22 n. 43 (2006): Edição 191982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45317/37122Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Maria Clarisse2023-05-29T14:37:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45317Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:37:55Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão
title Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão
spellingShingle Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão
Vieira, Maria Clarisse
Política Educacional
Educação de Jovens e Adultos
title_short Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão
title_full Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão
title_fullStr Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão
title_full_unstemmed Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão
title_sort Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão
author Vieira, Maria Clarisse
author_facet Vieira, Maria Clarisse
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Clarisse
dc.subject.por.fl_str_mv Política Educacional
Educação de Jovens e Adultos
topic Política Educacional
Educação de Jovens e Adultos
description Este artigo discute a proposta de avaliação nacionak criada para a área de EJA, denominada Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (Enceja). Inicialmente, situa as políticas públicas do EJA no interior da reforma de ensino implementada no Brasil, a partir da década de 1990. Analisa os principais documentos  referentes ao Enceja, discutindo os possíveis significados de sua implementação na política educacional brasileira. Com base em autores que transitam no campo da educação e do trabalho , problematiza a centralidade dos procesos de avaliação nacional e os significados da noção de competência subjacentes do Enceja.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45317
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45317/37122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 22 n. 43 (2006): Edição 19
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711127374921728