Fronteiras da história: considerações introdutórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Regina Horta
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42563
Resumo: From the consideration of the “Escola dos Annales” role in the construction of a history attentive to the possibilities and richness opened by the “interdisciplineshipe”, the author does some incursion in the possible field’s psychoanalysis, philosophy and anthropology. Passing through questions debated in the 80s; the text introduces some inquiries about the necessary care in relations to some historic that, in its eagerness, would like to embrace everything in explanatory schemes.
id UFMG-5_b1910667a4b97d7253d2710e64229c49
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42563
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Fronteiras da história: considerações introdutóriasInterdisciplinaridadeHistóriaFronteirasFrom the consideration of the “Escola dos Annales” role in the construction of a history attentive to the possibilities and richness opened by the “interdisciplineshipe”, the author does some incursion in the possible field’s psychoanalysis, philosophy and anthropology. Passing through questions debated in the 80s; the text introduces some inquiries about the necessary care in relations to some historic that, in its eagerness, would like to embrace everything in explanatory schemes.A partir da consideração do papel da “Escola dos Annales”, na construção de uma história atenta à riqueza e às possibilidades abertas pela interdisciplinaridade, a autora realiza algumas incursões nos campos possíveis da psicanálise, filosofia e antropologia. Passando pelas questões em debate nos anos 80, o texto introduz algumas indagações sobre os cuidados necessários em relação a uma lógica histórica que, em sua avidez, desejasse embarcar tudo em seus esquemas explicativos.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42563Educação em Revista ; v. 13 n. 26 (1997): Edição 101982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42563/32416Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Regina Horta2023-05-29T13:42:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42563Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:42:34Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fronteiras da história: considerações introdutórias
title Fronteiras da história: considerações introdutórias
spellingShingle Fronteiras da história: considerações introdutórias
Duarte, Regina Horta
Interdisciplinaridade
História
Fronteiras
title_short Fronteiras da história: considerações introdutórias
title_full Fronteiras da história: considerações introdutórias
title_fullStr Fronteiras da história: considerações introdutórias
title_full_unstemmed Fronteiras da história: considerações introdutórias
title_sort Fronteiras da história: considerações introdutórias
author Duarte, Regina Horta
author_facet Duarte, Regina Horta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Regina Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
História
Fronteiras
topic Interdisciplinaridade
História
Fronteiras
description From the consideration of the “Escola dos Annales” role in the construction of a history attentive to the possibilities and richness opened by the “interdisciplineshipe”, the author does some incursion in the possible field’s psychoanalysis, philosophy and anthropology. Passing through questions debated in the 80s; the text introduces some inquiries about the necessary care in relations to some historic that, in its eagerness, would like to embrace everything in explanatory schemes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42563
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42563/32416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 13 n. 26 (1997): Edição 10
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125355364352