Psicologia e educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979
Resumo: This text emphasizes the contributions of Psychology in the Mathematics Education and call the attention to the specificity of the mathematical concepts as well as the importance of affection in the mathematical explanation inside and outside the classroom. It also discusses the main psychological theories about Mathematical Education like, for example, Gérard Vergnaud’s theory of the conceptual fields.
id UFMG-5_b2e0b16e7dc2323e1fbb69cb0f396e3f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/44979
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Psicologia e educação matemáticaEducaçãoThis text emphasizes the contributions of Psychology in the Mathematics Education and call the attention to the specificity of the mathematical concepts as well as the importance of affection in the mathematical explanation inside and outside the classroom. It also discusses the main psychological theories about Mathematical Education like, for example, Gérard Vergnaud’s theory of the conceptual fields.Este texto enfatiza as contribuições da psicologia ao esforço interdisciplinar requerido pela pesquisa em Educação Matemática,, as quais fizeram emergir o ramo da psicologia da educação matemática. Chamando a atenção para a construção do lugar desse ramo a partir da consideração da natureza específica dos conceitos matemáticos e da relevância da afetividade na explicação das competências matemáticas, dentro e fora do ambiente escolar, o artigo sintetiza criticamente as principais teorias psicológicas que se referem à aprendizagem e ao desenvolvimento. Especificamente e relação à educação matemática, a teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud é apresentada e destacada como uma importante contribuição da psicologia.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979Educação em Revista ; v. 18 n. 36 (2002): Edição 151982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979/36930Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Jorge Tarcísio da Rocha2023-05-29T14:02:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44979Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:02:06Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia e educação matemática
title Psicologia e educação matemática
spellingShingle Psicologia e educação matemática
Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha
Educação
title_short Psicologia e educação matemática
title_full Psicologia e educação matemática
title_fullStr Psicologia e educação matemática
title_full_unstemmed Psicologia e educação matemática
title_sort Psicologia e educação matemática
author Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha
author_facet Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description This text emphasizes the contributions of Psychology in the Mathematics Education and call the attention to the specificity of the mathematical concepts as well as the importance of affection in the mathematical explanation inside and outside the classroom. It also discusses the main psychological theories about Mathematical Education like, for example, Gérard Vergnaud’s theory of the conceptual fields.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979/36930
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 18 n. 36 (2002): Edição 15
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711126572761088