Psicologia e educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979 |
Resumo: | This text emphasizes the contributions of Psychology in the Mathematics Education and call the attention to the specificity of the mathematical concepts as well as the importance of affection in the mathematical explanation inside and outside the classroom. It also discusses the main psychological theories about Mathematical Education like, for example, Gérard Vergnauds theory of the conceptual fields. |
id |
UFMG-5_b2e0b16e7dc2323e1fbb69cb0f396e3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/44979 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia e educação matemáticaEducaçãoThis text emphasizes the contributions of Psychology in the Mathematics Education and call the attention to the specificity of the mathematical concepts as well as the importance of affection in the mathematical explanation inside and outside the classroom. It also discusses the main psychological theories about Mathematical Education like, for example, Gérard Vergnauds theory of the conceptual fields.Este texto enfatiza as contribuições da psicologia ao esforço interdisciplinar requerido pela pesquisa em Educação Matemática,, as quais fizeram emergir o ramo da psicologia da educação matemática. Chamando a atenção para a construção do lugar desse ramo a partir da consideração da natureza específica dos conceitos matemáticos e da relevância da afetividade na explicação das competências matemáticas, dentro e fora do ambiente escolar, o artigo sintetiza criticamente as principais teorias psicológicas que se referem à aprendizagem e ao desenvolvimento. Especificamente e relação à educação matemática, a teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud é apresentada e destacada como uma importante contribuição da psicologia.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979Educação em Revista ; v. 18 n. 36 (2002): Edição 151982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979/36930Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Jorge Tarcísio da Rocha2023-05-29T14:02:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44979Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:02:06Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia e educação matemática |
title |
Psicologia e educação matemática |
spellingShingle |
Psicologia e educação matemática Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha Educação |
title_short |
Psicologia e educação matemática |
title_full |
Psicologia e educação matemática |
title_fullStr |
Psicologia e educação matemática |
title_full_unstemmed |
Psicologia e educação matemática |
title_sort |
Psicologia e educação matemática |
author |
Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha |
author_facet |
Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
This text emphasizes the contributions of Psychology in the Mathematics Education and call the attention to the specificity of the mathematical concepts as well as the importance of affection in the mathematical explanation inside and outside the classroom. It also discusses the main psychological theories about Mathematical Education like, for example, Gérard Vergnauds theory of the conceptual fields. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44979/36930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 18 n. 36 (2002): Edição 15 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711126572761088 |