Que cidadãos, para qual cidadania? -- as interpelações dos movimentos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Rogério Cunha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21051
Resumo: Movimentos sociais presentes na sociedade brasileira nos últimos anos, tais como organizações de trabalhadores, pequenos produtores em projetos de economia solidária, movimentos de mulheres, de indígenas, movimentos negros, associações de moradores tem questionado, em suas ações e discursos, a dimensão pública das escolas estatais responsáveis pela formação do cidadão contemporâneo no Brasil. Este artigo apresenta resultados parciais de investigação que busca estabelecer em que medida as escolas estatais responsáveis pela formação do cidadão no Brasil, constituiu de modo específico a dimensão pública, em contraste com as experiências das sociedades centrais da modernidade ocidental. Em consequência, como pode responder aos questionamentos dos movimentos sociais, tendo em vista os desafios postos pelas profundas transformações econômicas, sociais, políticos-culturais em curso. Palavras-chave: Movimentos sociais, cidadania, escola pública.
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