Caçadores de esperança: a conquista da escrita por jovens hortigranjeiros de Ibirité
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44719 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi realizar um esforço de aproximação do universo simbólico, compartilhado por jovens hortigranjeiros do município de Ibirité, a fim Fe visualizar as suas representações elaboradas em torno do uso da língua escrita. O universo de sujeitos que participaram da pesquisa cursaram até a “quarta-serie do curso primário”, constituindo –se supostamente num grupo alfabetizado, portanto de supostos usuários da língua escrita. Esta aproximação permitiu descobrir alguns eixos determinantes das representações formuladas em torno desse objeto de cultura- a Língua Escrita. Nesse sentido foram apontadas as articulações e contradições existentes entre as práticas de leitura e escrita e o mundo do trabalho, além de descrever as mediações realizadas pela concepção escolar de uso da língua escrita, por outro lado verificou-se a determinação do campo religioso na elaboração de concepções fundamentais que mediatizam as principais práticas de leitura e escrita, e por fim procurou-se demonstrar em que medida estas representações e usos da língua escrita estão articuladas com processos amplos de transformação “roceiro” em cidadão. Trata-se de um processo de transformação de referências de vida no qual o uso da língua escrita termina por ocupar lugar preponderante. |
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Caçadores de esperança: a conquista da escrita por jovens hortigranjeiros de IbiritéEscritaJovens hortigranjeiros de IbiritéO objetivo deste trabalho foi realizar um esforço de aproximação do universo simbólico, compartilhado por jovens hortigranjeiros do município de Ibirité, a fim Fe visualizar as suas representações elaboradas em torno do uso da língua escrita. O universo de sujeitos que participaram da pesquisa cursaram até a “quarta-serie do curso primário”, constituindo –se supostamente num grupo alfabetizado, portanto de supostos usuários da língua escrita. Esta aproximação permitiu descobrir alguns eixos determinantes das representações formuladas em torno desse objeto de cultura- a Língua Escrita. Nesse sentido foram apontadas as articulações e contradições existentes entre as práticas de leitura e escrita e o mundo do trabalho, além de descrever as mediações realizadas pela concepção escolar de uso da língua escrita, por outro lado verificou-se a determinação do campo religioso na elaboração de concepções fundamentais que mediatizam as principais práticas de leitura e escrita, e por fim procurou-se demonstrar em que medida estas representações e usos da língua escrita estão articuladas com processos amplos de transformação “roceiro” em cidadão. Trata-se de um processo de transformação de referências de vida no qual o uso da língua escrita termina por ocupar lugar preponderante.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44719Educação em Revista ; v. 8 n. 15 (1992): Vol 8 n. 15 (1992)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44719/36800Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Eucidio PimentaCarlos Henrique de Souza Gerken2023-05-29T13:13:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44719Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:13:30Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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