GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21304 |
Resumo: | Este artigo resultou de pesquisa qualitativa sobre as práticas da gestão da educação de jovens e adultos (EJA), oferecido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), no estado da Bahia. O objetivo foi investigar, a partir dos olhares de sujeitos envolvidos, como ocorria a gestão nesse contexto e qual o estilo dominante. Os pesquisados declararam entender que a participação nas práticas gestora e pedagógicas é fundamental para o estabelecimento de ações gestoras, democráticas e participativas. A análise dos dados revelou a importância: a) da sinergia entre os pares, b) das relações interpessoais, c) da valorização da equipe, d) do trabalho cooperativo, e) da afetividade, f) do envolvimento na gestão e no processo ensino aprendizagem e g) da liderança participativa. |
id |
UFMG-5_c91c770ca8997e46b4c9bb50bba67c8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21304 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIAGestão da educação. Educação de Jovens e Adultos. SESI-Bahia.Este artigo resultou de pesquisa qualitativa sobre as práticas da gestão da educação de jovens e adultos (EJA), oferecido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), no estado da Bahia. O objetivo foi investigar, a partir dos olhares de sujeitos envolvidos, como ocorria a gestão nesse contexto e qual o estilo dominante. Os pesquisados declararam entender que a participação nas práticas gestora e pedagógicas é fundamental para o estabelecimento de ações gestoras, democráticas e participativas. A análise dos dados revelou a importância: a) da sinergia entre os pares, b) das relações interpessoais, c) da valorização da equipe, d) do trabalho cooperativo, e) da afetividade, f) do envolvimento na gestão e no processo ensino aprendizagem e g) da liderança participativa.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/x-ziptext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21304Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21304/17241https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21304/17242Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Gisele Marcia OliveiraCavalcante, Társio RibeiroAmorim, Antonio AmorimFreitas, Kátia Siqueira2023-05-30T14:08:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21304Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:08:51Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA |
title |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA |
spellingShingle |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA Freitas, Gisele Marcia Oliveira Gestão da educação. Educação de Jovens e Adultos. SESI-Bahia. |
title_short |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA |
title_full |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA |
title_fullStr |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA |
title_sort |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA |
author |
Freitas, Gisele Marcia Oliveira |
author_facet |
Freitas, Gisele Marcia Oliveira Cavalcante, Társio Ribeiro Amorim, Antonio Amorim Freitas, Kátia Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Társio Ribeiro Amorim, Antonio Amorim Freitas, Kátia Siqueira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Gisele Marcia Oliveira Cavalcante, Társio Ribeiro Amorim, Antonio Amorim Freitas, Kátia Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da educação. Educação de Jovens e Adultos. SESI-Bahia. |
topic |
Gestão da educação. Educação de Jovens e Adultos. SESI-Bahia. |
description |
Este artigo resultou de pesquisa qualitativa sobre as práticas da gestão da educação de jovens e adultos (EJA), oferecido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), no estado da Bahia. O objetivo foi investigar, a partir dos olhares de sujeitos envolvidos, como ocorria a gestão nesse contexto e qual o estilo dominante. Os pesquisados declararam entender que a participação nas práticas gestora e pedagógicas é fundamental para o estabelecimento de ações gestoras, democráticas e participativas. A análise dos dados revelou a importância: a) da sinergia entre os pares, b) das relações interpessoais, c) da valorização da equipe, d) do trabalho cooperativo, e) da afetividade, f) do envolvimento na gestão e no processo ensino aprendizagem e g) da liderança participativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21304 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21304/17241 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21304/17242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/x-zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121868849152 |