Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, João Valdir Alves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42537
Resumo: The purpose of this article is to clarify the main theoretical and methodological postulations of three classical authors of Sociology. It is also aimed to analyse how the educational question is considered by each author. Since the term education is generally used as a synonym for school, I point out the specificity of the school “instructional” role as compared with the amplitude of its “educational” role which surpasses the limits of the school.
id UFMG-5_ce4405c0d0bf0ea8bf2da17e071b94e0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42537
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretaçãoSociologiaTeoria SociológicaSociologia da EducaçãoThe purpose of this article is to clarify the main theoretical and methodological postulations of three classical authors of Sociology. It is also aimed to analyse how the educational question is considered by each author. Since the term education is generally used as a synonym for school, I point out the specificity of the school “instructional” role as compared with the amplitude of its “educational” role which surpasses the limits of the school.Este artigo, escrito de forma bem didática, tem o propósito de esclarecer os principais pressupostos teórico-metodológicos de três autores clássicos do pensamento sociológico e a maneira pela qual esses autores incorporaram, em suas diferentes abordagens, a questão educacional. Visto que o termo educação tem sido tratado como sinônimo de escola, chamo a atenção para a especificidade da tarefa “instrutiva” da escola face à amplitude da tarefa “educativa”, que ultrapassa as fronteiras dos muros escolares.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42537Educação em Revista ; v. 13 n. 20-25 (1997): Edição 101982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42537/32379Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, João Valdir Alves de2023-05-29T13:42:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42537Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:42:48Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação
title Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação
spellingShingle Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação
Souza, João Valdir Alves de
Sociologia
Teoria Sociológica
Sociologia da Educação
title_short Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação
title_full Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação
title_fullStr Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação
title_full_unstemmed Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação
title_sort Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação
author Souza, João Valdir Alves de
author_facet Souza, João Valdir Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, João Valdir Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Teoria Sociológica
Sociologia da Educação
topic Sociologia
Teoria Sociológica
Sociologia da Educação
description The purpose of this article is to clarify the main theoretical and methodological postulations of three classical authors of Sociology. It is also aimed to analyse how the educational question is considered by each author. Since the term education is generally used as a synonym for school, I point out the specificity of the school “instructional” role as compared with the amplitude of its “educational” role which surpasses the limits of the school.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42537
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42537/32379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 13 n. 20-25 (1997): Edição 10
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125338587137