A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42682 |
Resumo: | Nesse artigo mostramos que a criança, ao escrever espontaneamente, segmenta de acordo com as hip´óeses que formula sobre a pronúncia desta ou daquela parte do enunciado. Nesse processo, ela não só propõe soluções pessoais para cada parte do discurso mas também incorpora soluções de segmentação já conversadas na escrita ou na cartilha. E isso ela não o faz sempre da mesma maneira: segmentada, às vezes, as mesmas unidades gráficas de modo diferente e conflitante, o que vem comprovar que ela está elaborando e reelaborando continuamente suas representações linguisticas, fato este que deve, sem dúvida, ser considerado pelo professor em seu trabalho de alfabetização. |
id |
UFMG-5_d6a8514185f6257c1ba6cf5594e948eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42682 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grauEscritaCriançaNesse artigo mostramos que a criança, ao escrever espontaneamente, segmenta de acordo com as hip´óeses que formula sobre a pronúncia desta ou daquela parte do enunciado. Nesse processo, ela não só propõe soluções pessoais para cada parte do discurso mas também incorpora soluções de segmentação já conversadas na escrita ou na cartilha. E isso ela não o faz sempre da mesma maneira: segmentada, às vezes, as mesmas unidades gráficas de modo diferente e conflitante, o que vem comprovar que ela está elaborando e reelaborando continuamente suas representações linguisticas, fato este que deve, sem dúvida, ser considerado pelo professor em seu trabalho de alfabetização.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42682Educação em Revista ; v. 6 n. 11 (1990): Edição 061982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42682/32550Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ademar da2023-05-29T12:59:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42682Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:59:31Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau |
title |
A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau |
spellingShingle |
A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau Silva, Ademar da Escrita Criança |
title_short |
A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau |
title_full |
A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau |
title_fullStr |
A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau |
title_full_unstemmed |
A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau |
title_sort |
A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau |
author |
Silva, Ademar da |
author_facet |
Silva, Ademar da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ademar da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Criança |
topic |
Escrita Criança |
description |
Nesse artigo mostramos que a criança, ao escrever espontaneamente, segmenta de acordo com as hip´óeses que formula sobre a pronúncia desta ou daquela parte do enunciado. Nesse processo, ela não só propõe soluções pessoais para cada parte do discurso mas também incorpora soluções de segmentação já conversadas na escrita ou na cartilha. E isso ela não o faz sempre da mesma maneira: segmentada, às vezes, as mesmas unidades gráficas de modo diferente e conflitante, o que vem comprovar que ela está elaborando e reelaborando continuamente suas representações linguisticas, fato este que deve, sem dúvida, ser considerado pelo professor em seu trabalho de alfabetização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42682 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42682/32550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 6 n. 11 (1990): Edição 06 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711125685665792 |