Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Heliana Gramiscelli Ferreira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827
Resumo: O objetivo central deste trabalho é reestudar e repensar o processo de alfabetização. Para isso, transita-se pelas várias áreas de estudo que vém subsidiando e oferecendo, de forma decisiva e contundente, seu conhecimento para a melhor compreesão desse processo, tão complexo e controvertido. Após descrições teóricas preliminares, tenta-se refazer a trajetória da alfabetização em Minas Gerais, demonstrando-se como ocorreu do período colonial até hoje, levando-se em conta sobretudo o aspecto pedagogico e detectando-se as diferentes formas de tratamento que o processo recebeu nos documentos oficiais e nos programas de ensino dos vários e sucessivos governos do Estado. Objetivando-se evidenciar a valiosa contribuiçăo que a Psicologia Constiutivista/Sócio-Interacionista vem ofercendo aos estudos sobre a alfabcü-se, em scguida, o referencial teórico de L.S.Vygotsky. Essa incursão permite demostrar que os pressupostos teóricos inovadores desse autor corvegem para o destaque do papel da instrução no desenvolvimento infantil e orientam para uma prática pedagógica mais consitente da alfabetização. Nessa mesma perspectiva, evidenciam-se as profundas alterações que a psicogênese da leitura e da escrita promove na concepção do processo de alfabetização, em seus aspectos fundamentais. Privilegia-se, nesse momento, a "leitura com imagem", a fim de verificar-se a validade da progressão evolutiva como descrita e proposta por FERREIRO e TEBEROSKY, o que é feito através do delineamento de uma pesquisa quase-experimental.
id UFMG-5_e3d7c2c55a82cdf43dcc099ed2663902
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/44827
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com ImagemAlfabetizaçãoLeituraO objetivo central deste trabalho é reestudar e repensar o processo de alfabetização. Para isso, transita-se pelas várias áreas de estudo que vém subsidiando e oferecendo, de forma decisiva e contundente, seu conhecimento para a melhor compreesão desse processo, tão complexo e controvertido. Após descrições teóricas preliminares, tenta-se refazer a trajetória da alfabetização em Minas Gerais, demonstrando-se como ocorreu do período colonial até hoje, levando-se em conta sobretudo o aspecto pedagogico e detectando-se as diferentes formas de tratamento que o processo recebeu nos documentos oficiais e nos programas de ensino dos vários e sucessivos governos do Estado. Objetivando-se evidenciar a valiosa contribuiçăo que a Psicologia Constiutivista/Sócio-Interacionista vem ofercendo aos estudos sobre a alfabcü-se, em scguida, o referencial teórico de L.S.Vygotsky. Essa incursão permite demostrar que os pressupostos teóricos inovadores desse autor corvegem para o destaque do papel da instrução no desenvolvimento infantil e orientam para uma prática pedagógica mais consitente da alfabetização. Nessa mesma perspectiva, evidenciam-se as profundas alterações que a psicogênese da leitura e da escrita promove na concepção do processo de alfabetização, em seus aspectos fundamentais. Privilegia-se, nesse momento, a "leitura com imagem", a fim de verificar-se a validade da progressão evolutiva como descrita e proposta por FERREIRO e TEBEROSKY, o que é feito através do delineamento de uma pesquisa quase-experimental.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827Educação em Revista ; v. 8 n. 16 (1992): Vol 8 n. 16 (1992)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827/36843Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Heliana Gramiscelli Ferreira de2023-05-29T13:15:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44827Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:15:12Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem
title Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem
spellingShingle Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem
Mello, Heliana Gramiscelli Ferreira de
Alfabetização
Leitura
title_short Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem
title_full Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem
title_fullStr Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem
title_full_unstemmed Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem
title_sort Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem
author Mello, Heliana Gramiscelli Ferreira de
author_facet Mello, Heliana Gramiscelli Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Heliana Gramiscelli Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Leitura
topic Alfabetização
Leitura
description O objetivo central deste trabalho é reestudar e repensar o processo de alfabetização. Para isso, transita-se pelas várias áreas de estudo que vém subsidiando e oferecendo, de forma decisiva e contundente, seu conhecimento para a melhor compreesão desse processo, tão complexo e controvertido. Após descrições teóricas preliminares, tenta-se refazer a trajetória da alfabetização em Minas Gerais, demonstrando-se como ocorreu do período colonial até hoje, levando-se em conta sobretudo o aspecto pedagogico e detectando-se as diferentes formas de tratamento que o processo recebeu nos documentos oficiais e nos programas de ensino dos vários e sucessivos governos do Estado. Objetivando-se evidenciar a valiosa contribuiçăo que a Psicologia Constiutivista/Sócio-Interacionista vem ofercendo aos estudos sobre a alfabcü-se, em scguida, o referencial teórico de L.S.Vygotsky. Essa incursão permite demostrar que os pressupostos teóricos inovadores desse autor corvegem para o destaque do papel da instrução no desenvolvimento infantil e orientam para uma prática pedagógica mais consitente da alfabetização. Nessa mesma perspectiva, evidenciam-se as profundas alterações que a psicogênese da leitura e da escrita promove na concepção do processo de alfabetização, em seus aspectos fundamentais. Privilegia-se, nesse momento, a "leitura com imagem", a fim de verificar-se a validade da progressão evolutiva como descrita e proposta por FERREIRO e TEBEROSKY, o que é feito através do delineamento de uma pesquisa quase-experimental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827/36843
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 8 n. 16 (1992): Vol 8 n. 16 (1992)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711126515089408