Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827 |
Resumo: | O objetivo central deste trabalho é reestudar e repensar o processo de alfabetização. Para isso, transita-se pelas várias áreas de estudo que vém subsidiando e oferecendo, de forma decisiva e contundente, seu conhecimento para a melhor compreesão desse processo, tão complexo e controvertido. Após descrições teóricas preliminares, tenta-se refazer a trajetória da alfabetização em Minas Gerais, demonstrando-se como ocorreu do período colonial até hoje, levando-se em conta sobretudo o aspecto pedagogico e detectando-se as diferentes formas de tratamento que o processo recebeu nos documentos oficiais e nos programas de ensino dos vários e sucessivos governos do Estado. Objetivando-se evidenciar a valiosa contribuiçăo que a Psicologia Constiutivista/Sócio-Interacionista vem ofercendo aos estudos sobre a alfabcü-se, em scguida, o referencial teórico de L.S.Vygotsky. Essa incursão permite demostrar que os pressupostos teóricos inovadores desse autor corvegem para o destaque do papel da instrução no desenvolvimento infantil e orientam para uma prática pedagógica mais consitente da alfabetização. Nessa mesma perspectiva, evidenciam-se as profundas alterações que a psicogênese da leitura e da escrita promove na concepção do processo de alfabetização, em seus aspectos fundamentais. Privilegia-se, nesse momento, a "leitura com imagem", a fim de verificar-se a validade da progressão evolutiva como descrita e proposta por FERREIRO e TEBEROSKY, o que é feito através do delineamento de uma pesquisa quase-experimental. |
id |
UFMG-5_e3d7c2c55a82cdf43dcc099ed2663902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/44827 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com ImagemAlfabetizaçãoLeituraO objetivo central deste trabalho é reestudar e repensar o processo de alfabetização. Para isso, transita-se pelas várias áreas de estudo que vém subsidiando e oferecendo, de forma decisiva e contundente, seu conhecimento para a melhor compreesão desse processo, tão complexo e controvertido. Após descrições teóricas preliminares, tenta-se refazer a trajetória da alfabetização em Minas Gerais, demonstrando-se como ocorreu do período colonial até hoje, levando-se em conta sobretudo o aspecto pedagogico e detectando-se as diferentes formas de tratamento que o processo recebeu nos documentos oficiais e nos programas de ensino dos vários e sucessivos governos do Estado. Objetivando-se evidenciar a valiosa contribuiçăo que a Psicologia Constiutivista/Sócio-Interacionista vem ofercendo aos estudos sobre a alfabcü-se, em scguida, o referencial teórico de L.S.Vygotsky. Essa incursão permite demostrar que os pressupostos teóricos inovadores desse autor corvegem para o destaque do papel da instrução no desenvolvimento infantil e orientam para uma prática pedagógica mais consitente da alfabetização. Nessa mesma perspectiva, evidenciam-se as profundas alterações que a psicogênese da leitura e da escrita promove na concepção do processo de alfabetização, em seus aspectos fundamentais. Privilegia-se, nesse momento, a "leitura com imagem", a fim de verificar-se a validade da progressão evolutiva como descrita e proposta por FERREIRO e TEBEROSKY, o que é feito através do delineamento de uma pesquisa quase-experimental.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827Educação em Revista ; v. 8 n. 16 (1992): Vol 8 n. 16 (1992)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827/36843Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Heliana Gramiscelli Ferreira de2023-05-29T13:15:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44827Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:15:12Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem |
title |
Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem |
spellingShingle |
Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem Mello, Heliana Gramiscelli Ferreira de Alfabetização Leitura |
title_short |
Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem |
title_full |
Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem |
title_fullStr |
Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem |
title_full_unstemmed |
Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem |
title_sort |
Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem |
author |
Mello, Heliana Gramiscelli Ferreira de |
author_facet |
Mello, Heliana Gramiscelli Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Heliana Gramiscelli Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Leitura |
topic |
Alfabetização Leitura |
description |
O objetivo central deste trabalho é reestudar e repensar o processo de alfabetização. Para isso, transita-se pelas várias áreas de estudo que vém subsidiando e oferecendo, de forma decisiva e contundente, seu conhecimento para a melhor compreesão desse processo, tão complexo e controvertido. Após descrições teóricas preliminares, tenta-se refazer a trajetória da alfabetização em Minas Gerais, demonstrando-se como ocorreu do período colonial até hoje, levando-se em conta sobretudo o aspecto pedagogico e detectando-se as diferentes formas de tratamento que o processo recebeu nos documentos oficiais e nos programas de ensino dos vários e sucessivos governos do Estado. Objetivando-se evidenciar a valiosa contribuiçăo que a Psicologia Constiutivista/Sócio-Interacionista vem ofercendo aos estudos sobre a alfabcü-se, em scguida, o referencial teórico de L.S.Vygotsky. Essa incursão permite demostrar que os pressupostos teóricos inovadores desse autor corvegem para o destaque do papel da instrução no desenvolvimento infantil e orientam para uma prática pedagógica mais consitente da alfabetização. Nessa mesma perspectiva, evidenciam-se as profundas alterações que a psicogênese da leitura e da escrita promove na concepção do processo de alfabetização, em seus aspectos fundamentais. Privilegia-se, nesse momento, a "leitura com imagem", a fim de verificar-se a validade da progressão evolutiva como descrita e proposta por FERREIRO e TEBEROSKY, o que é feito através do delineamento de uma pesquisa quase-experimental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827/36843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 8 n. 16 (1992): Vol 8 n. 16 (1992) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711126515089408 |