A questão política da Inspeção Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Júlia Ematné Dias da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42324
Resumo: O texto discute a questão da Inspensão Escolar, tomando por base a realidade da escola pública estadual em Minas Gerais. Analisa as "amarras" de natureza política e ideológica, engendradas no seio do Estado Autoritário que, entre tantas repercussões desastrosas na escola, provocaram o esvaziamento do conteúdo e a burocratização da prática dos Inspetores. à medida que a tecnocracia se empenhava em organizar, operar e controlar a escola nos moldes de empresa, instaurou-se o processo danoso da divisão técnica do trabalho no interior da escola. Transformados em funcionários burocrataas, em agentes de controle a serviço da manutenção do regime, os Inspetores viram-se destituídos do significado político e pedagógico com relação ao trabalho que deveriam desempenhar junto das escolas. Como foco teórico é recolocado o contraponto entre a concepção funcionalista e a concepção dialética do papel da escola, iluminando a trajetória que a escola precisa realizar, no sentido da construção de um novo projeto pedagógico, comprometido com as classes popularese a transformação social. Nessa direção é que se procura enxergar um novo caminho - o caminho possível- para a Inspeção Escolar, levando em conta a sua especificidade decorrente dos objetivos que a escola busca alcançar e da natureza do processo de produção pedagógico envolvido nessa busca.  
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