O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horta, José Silvério Baia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44970
Resumo: Neste sentido pretendemos discutir duas afirmações que fazem sempre presentes quando os historiadores da educação procuram explicar os motivos que levaram á reintrodução do ensino religioso escolar os motivos que levaram à reintrodução do ensino religioso escolar no Brasil no início  da década de 30. Alguns historiadores vêem essa medida como uma simples estratégia política de Vargas no sentido de cooptar a Igreja Católica e obter o seu apoio: outros situam -na entre as consequências de uma possível inflência do regime facista italiano e da Reforma Getúlio sobre o sistema escola brasileiro no primeiro Governo Vargas. Para discutir  essas afirmações, analisaremos a posição do Estado e da Igreja com relação a presença do ensino religioso nas escolas públicas na Itália facista e no Brasil. Procuraremos mostrar que a retomada do ensino religioso escolar no período autoritário que se seguiu à Revolução de 1930 tem, na perspectiva do Estado, uma dimensão ideológica precia e inscreve-se, na perspectiva da Igreja, entre os mecanismos por ela utilizados para garanir sua inflência sobre as vlasses populares urbanas em processop de formação.
id UFMG-5_f0f47e269110f869b29e9f150845967c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/44970
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)Ensino religioso escolarItália fascistaBrasilNeste sentido pretendemos discutir duas afirmações que fazem sempre presentes quando os historiadores da educação procuram explicar os motivos que levaram á reintrodução do ensino religioso escolar os motivos que levaram à reintrodução do ensino religioso escolar no Brasil no início  da década de 30. Alguns historiadores vêem essa medida como uma simples estratégia política de Vargas no sentido de cooptar a Igreja Católica e obter o seu apoio: outros situam -na entre as consequências de uma possível inflência do regime facista italiano e da Reforma Getúlio sobre o sistema escola brasileiro no primeiro Governo Vargas. Para discutir  essas afirmações, analisaremos a posição do Estado e da Igreja com relação a presença do ensino religioso nas escolas públicas na Itália facista e no Brasil. Procuraremos mostrar que a retomada do ensino religioso escolar no período autoritário que se seguiu à Revolução de 1930 tem, na perspectiva do Estado, uma dimensão ideológica precia e inscreve-se, na perspectiva da Igreja, entre os mecanismos por ela utilizados para garanir sua inflência sobre as vlasses populares urbanas em processop de formação.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44970Educação em Revista ; v. 9 n. 17 (1993): Edição 091982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44970/36921Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHorta, José Silvério Baia 2023-05-29T13:29:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44970Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:29:22Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)
title O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)
spellingShingle O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)
Horta, José Silvério Baia
Ensino religioso escolar
Itália fascista
Brasil
title_short O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)
title_full O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)
title_fullStr O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)
title_full_unstemmed O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)
title_sort O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)
author Horta, José Silvério Baia
author_facet Horta, José Silvério Baia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horta, José Silvério Baia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino religioso escolar
Itália fascista
Brasil
topic Ensino religioso escolar
Itália fascista
Brasil
description Neste sentido pretendemos discutir duas afirmações que fazem sempre presentes quando os historiadores da educação procuram explicar os motivos que levaram á reintrodução do ensino religioso escolar os motivos que levaram à reintrodução do ensino religioso escolar no Brasil no início  da década de 30. Alguns historiadores vêem essa medida como uma simples estratégia política de Vargas no sentido de cooptar a Igreja Católica e obter o seu apoio: outros situam -na entre as consequências de uma possível inflência do regime facista italiano e da Reforma Getúlio sobre o sistema escola brasileiro no primeiro Governo Vargas. Para discutir  essas afirmações, analisaremos a posição do Estado e da Igreja com relação a presença do ensino religioso nas escolas públicas na Itália facista e no Brasil. Procuraremos mostrar que a retomada do ensino religioso escolar no período autoritário que se seguiu à Revolução de 1930 tem, na perspectiva do Estado, uma dimensão ideológica precia e inscreve-se, na perspectiva da Igreja, entre os mecanismos por ela utilizados para garanir sua inflência sobre as vlasses populares urbanas em processop de formação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44970
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44970/36921
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 9 n. 17 (1993): Edição 09
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711126566469632