Considerações sobre o papel do Capital Cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assaf Mendes, Igor Adolfo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lazzarotti Diniz Costa, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209
Resumo: O acesso ao ensino superior no Brasil tem se ampliado. No entanto, a literatura aponta a persistência de padrões de desigualdade regional e socioeconômica no acesso a este nível de ensino. O artigo analisa os determinantes do acesso ao ensino superior em Minas Gerais, em 2009, a partir de perspectivas teóricas que enfatizam o papel dos Recursos Familiares – sintetizados em termos de capital econômico, cultural e social -  neste processo. A abordagem do trabalho concentra-se na influência do Capital Cultural Individual – os hábitos culturais dos indivíduos sobre o ingresso na educação superior. O trabalho utiliza dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD/MG) / 2009, pesquisa amostral realizada pela Fundação João Pinheiro, para testar a força explicativa das práticas culturais dos jovens sobre o acesso ao ensino superior.
id UFMG-5_f3f5ce5d7a33b6e33aec440e9b26242f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21209
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Considerações sobre o papel do Capital Cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Geraiscapital culturaleduccaçãoensino superiorO acesso ao ensino superior no Brasil tem se ampliado. No entanto, a literatura aponta a persistência de padrões de desigualdade regional e socioeconômica no acesso a este nível de ensino. O artigo analisa os determinantes do acesso ao ensino superior em Minas Gerais, em 2009, a partir de perspectivas teóricas que enfatizam o papel dos Recursos Familiares – sintetizados em termos de capital econômico, cultural e social -  neste processo. A abordagem do trabalho concentra-se na influência do Capital Cultural Individual – os hábitos culturais dos indivíduos sobre o ingresso na educação superior. O trabalho utiliza dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD/MG) / 2009, pesquisa amostral realizada pela Fundação João Pinheiro, para testar a força explicativa das práticas culturais dos jovens sobre o acesso ao ensino superior.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209/17125https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209/17126https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209/17127https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209/17128Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssaf Mendes, Igor AdolfoLazzarotti Diniz Costa, Bruno2023-05-30T00:48:58Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21209Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:48:58Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o papel do Capital Cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais
title Considerações sobre o papel do Capital Cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais
spellingShingle Considerações sobre o papel do Capital Cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais
Assaf Mendes, Igor Adolfo
capital cultural
educcação
ensino superior
title_short Considerações sobre o papel do Capital Cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais
title_full Considerações sobre o papel do Capital Cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais
title_fullStr Considerações sobre o papel do Capital Cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais
title_full_unstemmed Considerações sobre o papel do Capital Cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais
title_sort Considerações sobre o papel do Capital Cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais
author Assaf Mendes, Igor Adolfo
author_facet Assaf Mendes, Igor Adolfo
Lazzarotti Diniz Costa, Bruno
author_role author
author2 Lazzarotti Diniz Costa, Bruno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assaf Mendes, Igor Adolfo
Lazzarotti Diniz Costa, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv capital cultural
educcação
ensino superior
topic capital cultural
educcação
ensino superior
description O acesso ao ensino superior no Brasil tem se ampliado. No entanto, a literatura aponta a persistência de padrões de desigualdade regional e socioeconômica no acesso a este nível de ensino. O artigo analisa os determinantes do acesso ao ensino superior em Minas Gerais, em 2009, a partir de perspectivas teóricas que enfatizam o papel dos Recursos Familiares – sintetizados em termos de capital econômico, cultural e social -  neste processo. A abordagem do trabalho concentra-se na influência do Capital Cultural Individual – os hábitos culturais dos indivíduos sobre o ingresso na educação superior. O trabalho utiliza dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD/MG) / 2009, pesquisa amostral realizada pela Fundação João Pinheiro, para testar a força explicativa das práticas culturais dos jovens sobre o acesso ao ensino superior.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209/17125
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209/17126
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209/17127
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21209/17128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/msword
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121755602944