A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598 |
Resumo: | O texto aqui referendado, intitulado “Permanência discente em Cursos de Pedagogia a distância: um estudo a partir da Universidade Aberta do Brasil”, apresenta reflexões importantes no que se refere à permanência e à evasão nos cursos na modalidade a distância, em especial os de Pedagogia, fomentados pela Universidade Aberta do Brasil- UAB. Os autores apresentam nesse estudo um olhar voltado para a gestão institucional e seus diferentes elementos constituintes. O objetivo geral foi o de identificar e analisar de que forma as Instituições de Ensino Superior, vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB), promovem a permanência discente em cursos de Pedagogia a distância. Desse modo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 gestores, sendo 5 coordenadores de curso, 1 coordenador de EaD, 1 coordenador da UAB na instituição e 1 gestor que acumula essas duas últimas funções; e análise de 18 documentos institucionais, entre Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDIs), Projeto Pedagógico do Curso (PPCs), e relatórios de avaliação docente e discente. Esta resenha foi delineada a partir do diálogo dos autores e dos avaliadores do artigo “Permanência Discente em Cursos de Pedagogia a Distância” está organizada em três momentos: introdução; permanência e evasão discente: o “calcanhar de Aquiles” na gestão da EAD e algumas considerações. |
id |
UFMG-5_f7dc9965e464e3f1a08d0d0239fa1b77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/48598 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENTnão se aplicaO texto aqui referendado, intitulado “Permanência discente em Cursos de Pedagogia a distância: um estudo a partir da Universidade Aberta do Brasil”, apresenta reflexões importantes no que se refere à permanência e à evasão nos cursos na modalidade a distância, em especial os de Pedagogia, fomentados pela Universidade Aberta do Brasil- UAB. Os autores apresentam nesse estudo um olhar voltado para a gestão institucional e seus diferentes elementos constituintes. O objetivo geral foi o de identificar e analisar de que forma as Instituições de Ensino Superior, vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB), promovem a permanência discente em cursos de Pedagogia a distância. Desse modo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 gestores, sendo 5 coordenadores de curso, 1 coordenador de EaD, 1 coordenador da UAB na instituição e 1 gestor que acumula essas duas últimas funções; e análise de 18 documentos institucionais, entre Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDIs), Projeto Pedagógico do Curso (PPCs), e relatórios de avaliação docente e discente. Esta resenha foi delineada a partir do diálogo dos autores e dos avaliadores do artigo “Permanência Discente em Cursos de Pedagogia a Distância” está organizada em três momentos: introdução; permanência e evasão discente: o “calcanhar de Aquiles” na gestão da EAD e algumas considerações. Educação em Revista 2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEducação application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598Educação em Revista ; v. 401982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598/43372Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNEVES, INAJARA DE SALLES VIANA2024-03-08T16:00:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/48598Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2024-03-08T16:00:39Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT |
title |
A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT |
spellingShingle |
A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT NEVES, INAJARA DE SALLES VIANA não se aplica |
title_short |
A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT |
title_full |
A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT |
title_fullStr |
A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT |
title_full_unstemmed |
A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT |
title_sort |
A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT |
author |
NEVES, INAJARA DE SALLES VIANA |
author_facet |
NEVES, INAJARA DE SALLES VIANA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEVES, INAJARA DE SALLES VIANA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
não se aplica |
topic |
não se aplica |
description |
O texto aqui referendado, intitulado “Permanência discente em Cursos de Pedagogia a distância: um estudo a partir da Universidade Aberta do Brasil”, apresenta reflexões importantes no que se refere à permanência e à evasão nos cursos na modalidade a distância, em especial os de Pedagogia, fomentados pela Universidade Aberta do Brasil- UAB. Os autores apresentam nesse estudo um olhar voltado para a gestão institucional e seus diferentes elementos constituintes. O objetivo geral foi o de identificar e analisar de que forma as Instituições de Ensino Superior, vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB), promovem a permanência discente em cursos de Pedagogia a distância. Desse modo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 gestores, sendo 5 coordenadores de curso, 1 coordenador de EaD, 1 coordenador da UAB na instituição e 1 gestor que acumula essas duas últimas funções; e análise de 18 documentos institucionais, entre Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDIs), Projeto Pedagógico do Curso (PPCs), e relatórios de avaliação docente e discente. Esta resenha foi delineada a partir do diálogo dos autores e dos avaliadores do artigo “Permanência Discente em Cursos de Pedagogia a Distância” está organizada em três momentos: introdução; permanência e evasão discente: o “calcanhar de Aquiles” na gestão da EAD e algumas considerações. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Educação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598/43372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 40 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120222584832 |