A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, INAJARA DE SALLES VIANA
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598
Resumo: O texto aqui referendado, intitulado “Permanência discente em Cursos de Pedagogia a distância: um estudo a partir da Universidade Aberta do Brasil”, apresenta reflexões importantes no que se refere à permanência e à evasão nos cursos na modalidade a distância, em especial os de Pedagogia, fomentados pela Universidade Aberta do Brasil- UAB. Os autores apresentam nesse estudo um olhar voltado para a gestão institucional e seus diferentes elementos constituintes. O objetivo geral foi o de identificar e analisar de que forma as Instituições de Ensino Superior, vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB), promovem a permanência discente em cursos de Pedagogia a distância. Desse modo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 gestores, sendo 5 coordenadores de curso, 1 coordenador de EaD, 1 coordenador da UAB na instituição e 1 gestor que acumula essas duas últimas funções; e análise de 18 documentos institucionais, entre Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDIs), Projeto Pedagógico do Curso (PPCs), e relatórios de avaliação docente e discente. Esta resenha foi delineada a partir do diálogo dos autores e dos avaliadores do artigo “Permanência Discente em Cursos de Pedagogia a Distância” está organizada em três momentos: introdução; permanência e evasão discente: o “calcanhar de Aquiles” na gestão da EAD e algumas considerações.    
id UFMG-5_f7dc9965e464e3f1a08d0d0239fa1b77
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/48598
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENTnão se aplicaO texto aqui referendado, intitulado “Permanência discente em Cursos de Pedagogia a distância: um estudo a partir da Universidade Aberta do Brasil”, apresenta reflexões importantes no que se refere à permanência e à evasão nos cursos na modalidade a distância, em especial os de Pedagogia, fomentados pela Universidade Aberta do Brasil- UAB. Os autores apresentam nesse estudo um olhar voltado para a gestão institucional e seus diferentes elementos constituintes. O objetivo geral foi o de identificar e analisar de que forma as Instituições de Ensino Superior, vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB), promovem a permanência discente em cursos de Pedagogia a distância. Desse modo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 gestores, sendo 5 coordenadores de curso, 1 coordenador de EaD, 1 coordenador da UAB na instituição e 1 gestor que acumula essas duas últimas funções; e análise de 18 documentos institucionais, entre Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDIs), Projeto Pedagógico do Curso (PPCs), e relatórios de avaliação docente e discente. Esta resenha foi delineada a partir do diálogo dos autores e dos avaliadores do artigo “Permanência Discente em Cursos de Pedagogia a Distância” está organizada em três momentos: introdução; permanência e evasão discente: o “calcanhar de Aquiles” na gestão da EAD e algumas considerações.    Educação em Revista 2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEducação application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598Educação em Revista ; v. 401982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598/43372Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNEVES, INAJARA DE SALLES VIANA2024-03-08T16:00:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/48598Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2024-03-08T16:00:39Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT
title A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT
spellingShingle A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT
NEVES, INAJARA DE SALLES VIANA
não se aplica
title_short A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT
title_full A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT
title_fullStr A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT
title_full_unstemmed A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT
title_sort A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT
author NEVES, INAJARA DE SALLES VIANA
author_facet NEVES, INAJARA DE SALLES VIANA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, INAJARA DE SALLES VIANA
dc.subject.por.fl_str_mv não se aplica
topic não se aplica
description O texto aqui referendado, intitulado “Permanência discente em Cursos de Pedagogia a distância: um estudo a partir da Universidade Aberta do Brasil”, apresenta reflexões importantes no que se refere à permanência e à evasão nos cursos na modalidade a distância, em especial os de Pedagogia, fomentados pela Universidade Aberta do Brasil- UAB. Os autores apresentam nesse estudo um olhar voltado para a gestão institucional e seus diferentes elementos constituintes. O objetivo geral foi o de identificar e analisar de que forma as Instituições de Ensino Superior, vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB), promovem a permanência discente em cursos de Pedagogia a distância. Desse modo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 gestores, sendo 5 coordenadores de curso, 1 coordenador de EaD, 1 coordenador da UAB na instituição e 1 gestor que acumula essas duas últimas funções; e análise de 18 documentos institucionais, entre Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDIs), Projeto Pedagógico do Curso (PPCs), e relatórios de avaliação docente e discente. Esta resenha foi delineada a partir do diálogo dos autores e dos avaliadores do artigo “Permanência Discente em Cursos de Pedagogia a Distância” está organizada em três momentos: introdução; permanência e evasão discente: o “calcanhar de Aquiles” na gestão da EAD e algumas considerações.    
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Educação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598/43372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 40
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120222584832