Colecionar e educar: o Museu Julio de Castilhos e seus públicos (1903-1925)
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Varia História (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752014000200003 |
Resumo: | Este texto apresenta a relação do Museu do Estado do Rio Grande do Sul (Museu Julio de Castilhos) e seu público, no período compreendido entre 1903 e 1925, ressaltando a relevância do estudo dos museus na perspectiva da História. A partir da análise dos relatórios produzidos pelo diretor da instituição e dos registros de visitantes foi possível obter informações sobre a visitação pública ao museu. O Museu Julio de Castilhos conciliou a função científica e educativa, legitimando-se como instituição científica ao buscar formar, classificar e expor coleções de zoologia, botânica e mineralogia, e buscando manter-se aberto à visitação pública. Desse modo, foi possível verificar a inserção do museu num quadro mais amplo de crença na ciência e na educação como modo de alcançar o progresso civilizatório. O museu, nessa perspectiva, era uma instituição que se legitimava na sociedade por fornecer, através do contato direto com suas coleções, os subsídios necessários a uma educação científica calcada nos paradigmas positivistas e empiristas. |
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