A lição da pintura pela pintura: variações; paráfrases; apropriações; citações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Varia História (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752008000200003 |
Resumo: | O que levará um pintor a interessar-se pela pintura de outro pintor do passado? Como se processa esse uso e abuso? O que revela uma pintura? Analisar as obras-mestras do passado consiste essencialmente em demonstrar o mecanismo da criação e revelar os meios usados. Não se pode criar uma forma original sem se abrir a formas do passado. Quando Harold Bloom diz que Shakespeare lê de um modo mais completo do que pode ser lido, leva-nos a interrogar se um pintor não vê de um modo mais completo do que poder ser visto. Os artistas que inovam estão profundamente ligados à tradição e praticam a lição da pintura pela pintura. As variações ou recriações artísticas são um diálogo íntimo com a obra, são o desvendar de um enigma e uma história da arte feita pelos pintores. |
id |
UFMG-6_f0bd5057674b60c4546ec7dd6b9ac292 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-87752008000200003 |
network_acronym_str |
UFMG-6 |
network_name_str |
Varia História (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A lição da pintura pela pintura: variações; paráfrases; apropriações; citaçõesCriaçãoVariaçãoApropriaçãoO que levará um pintor a interessar-se pela pintura de outro pintor do passado? Como se processa esse uso e abuso? O que revela uma pintura? Analisar as obras-mestras do passado consiste essencialmente em demonstrar o mecanismo da criação e revelar os meios usados. Não se pode criar uma forma original sem se abrir a formas do passado. Quando Harold Bloom diz que Shakespeare lê de um modo mais completo do que pode ser lido, leva-nos a interrogar se um pintor não vê de um modo mais completo do que poder ser visto. Os artistas que inovam estão profundamente ligados à tradição e praticam a lição da pintura pela pintura. As variações ou recriações artísticas são um diálogo íntimo com a obra, são o desvendar de um enigma e uma história da arte feita pelos pintores.Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752008000200003Varia Historia v.24 n.40 2008reponame:Varia História (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/S0104-87752008000200003info:eu-repo/semantics/openAccessAndré,Paulapor2009-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S0104-87752008000200003Revistahttp://www.variahistoria.org/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpvaria@fafich.ufmg.br1982-43430104-8775opendoar:2009-03-23T00:00Varia História (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A lição da pintura pela pintura: variações; paráfrases; apropriações; citações |
title |
A lição da pintura pela pintura: variações; paráfrases; apropriações; citações |
spellingShingle |
A lição da pintura pela pintura: variações; paráfrases; apropriações; citações André,Paula Criação Variação Apropriação |
title_short |
A lição da pintura pela pintura: variações; paráfrases; apropriações; citações |
title_full |
A lição da pintura pela pintura: variações; paráfrases; apropriações; citações |
title_fullStr |
A lição da pintura pela pintura: variações; paráfrases; apropriações; citações |
title_full_unstemmed |
A lição da pintura pela pintura: variações; paráfrases; apropriações; citações |
title_sort |
A lição da pintura pela pintura: variações; paráfrases; apropriações; citações |
author |
André,Paula |
author_facet |
André,Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André,Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação Variação Apropriação |
topic |
Criação Variação Apropriação |
description |
O que levará um pintor a interessar-se pela pintura de outro pintor do passado? Como se processa esse uso e abuso? O que revela uma pintura? Analisar as obras-mestras do passado consiste essencialmente em demonstrar o mecanismo da criação e revelar os meios usados. Não se pode criar uma forma original sem se abrir a formas do passado. Quando Harold Bloom diz que Shakespeare lê de um modo mais completo do que pode ser lido, leva-nos a interrogar se um pintor não vê de um modo mais completo do que poder ser visto. Os artistas que inovam estão profundamente ligados à tradição e praticam a lição da pintura pela pintura. As variações ou recriações artísticas são um diálogo íntimo com a obra, são o desvendar de um enigma e uma história da arte feita pelos pintores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752008000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752008000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-87752008000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Varia Historia v.24 n.40 2008 reponame:Varia História (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Varia História (Online) |
collection |
Varia História (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Varia História (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
varia@fafich.ufmg.br |
_version_ |
1750220928858456064 |