O trabalho com línguas para fins específicos em uma perspectiva interacionista sociodiscursiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/939 |
Resumo: | Aparentemente em caminho oposto à proposta de ensino de línguas para fins específicos, que pressupõe rapidez, o interacionismo sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2003; 2006; 2008; SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) postula um trabalho processual, organizado em sequências didáticas que visam o desenvolvimento de capacidades de linguagem necessárias para agir em contextos específicos. Esse trabalho pode demandar diversas horas de estudo em torno de um gênero textual específico para garantir que a língua seja compreendida como prática social e o texto como instrumento semiótico para agir nesses contextos. Alinhado a essa perspectiva, os desafios deste artigo são analisar e exemplificar as adaptações possíveis e necessárias na proposta didática genebrina para que possa ser aplicada em contextos de ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos. |
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O trabalho com línguas para fins específicos em uma perspectiva interacionista sociodiscursivaAparentemente em caminho oposto à proposta de ensino de línguas para fins específicos, que pressupõe rapidez, o interacionismo sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2003; 2006; 2008; SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) postula um trabalho processual, organizado em sequências didáticas que visam o desenvolvimento de capacidades de linguagem necessárias para agir em contextos específicos. Esse trabalho pode demandar diversas horas de estudo em torno de um gênero textual específico para garantir que a língua seja compreendida como prática social e o texto como instrumento semiótico para agir nesses contextos. Alinhado a essa perspectiva, os desafios deste artigo são analisar e exemplificar as adaptações possíveis e necessárias na proposta didática genebrina para que possa ser aplicada em contextos de ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBeato-Canato, Ana Paula Marques2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/939Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/939/1047info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T22:15:57Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/939Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T22:15:57Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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