A negociação da moralidade através da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças: um estudo situado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sell, Mariléia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6270
Resumo: Esta pesquisa, ancorada nos preceitos teóricos da Etnometodologia (GARFINKEL, 1967) e da Análise da Conversa (SACKS, 1992) estuda qualitativamente interações entre um conselheiro tutelar e crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O objetivo é observar como a experiência do abuso é significada e realinhada com as expectativas morais e sociais (BERGMANN, 1998). A análise das interações mostra que as crianças maiores realizam um trabalho moral defensivo de forma mais ativa (DREW, 1988), enquanto as crianças menores se engajam menos neste tipo de atividade. Esse dado indica que as crianças maiores possivelmente se orientam para o paradoxo da vitimização e da culpabilização das vítimas de abuso sexual (SANTOS, 2003), demonstrando maior socialização sobre como narrar histórias com implicações morais e sobre como performar a vítima “ideal” (TRINCH, 2013).
id UFMG-7_05cc74c8722c90cd3f5a25017e81f4cc
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/6270
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A negociação da moralidade através da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças: um estudo situadoEsta pesquisa, ancorada nos preceitos teóricos da Etnometodologia (GARFINKEL, 1967) e da Análise da Conversa (SACKS, 1992) estuda qualitativamente interações entre um conselheiro tutelar e crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O objetivo é observar como a experiência do abuso é significada e realinhada com as expectativas morais e sociais (BERGMANN, 1998). A análise das interações mostra que as crianças maiores realizam um trabalho moral defensivo de forma mais ativa (DREW, 1988), enquanto as crianças menores se engajam menos neste tipo de atividade. Esse dado indica que as crianças maiores possivelmente se orientam para o paradoxo da vitimização e da culpabilização das vítimas de abuso sexual (SANTOS, 2003), demonstrando maior socialização sobre como narrar histórias com implicações morais e sobre como performar a vítima “ideal” (TRINCH, 2013).Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSell, Mariléia2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6270Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6270/8319http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6270/687Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:27:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/6270Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:27:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A negociação da moralidade através da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças: um estudo situado
title A negociação da moralidade através da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças: um estudo situado
spellingShingle A negociação da moralidade através da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças: um estudo situado
Sell, Mariléia
title_short A negociação da moralidade através da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças: um estudo situado
title_full A negociação da moralidade através da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças: um estudo situado
title_fullStr A negociação da moralidade através da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças: um estudo situado
title_full_unstemmed A negociação da moralidade através da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças: um estudo situado
title_sort A negociação da moralidade através da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças: um estudo situado
author Sell, Mariléia
author_facet Sell, Mariléia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sell, Mariléia
description Esta pesquisa, ancorada nos preceitos teóricos da Etnometodologia (GARFINKEL, 1967) e da Análise da Conversa (SACKS, 1992) estuda qualitativamente interações entre um conselheiro tutelar e crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O objetivo é observar como a experiência do abuso é significada e realinhada com as expectativas morais e sociais (BERGMANN, 1998). A análise das interações mostra que as crianças maiores realizam um trabalho moral defensivo de forma mais ativa (DREW, 1988), enquanto as crianças menores se engajam menos neste tipo de atividade. Esse dado indica que as crianças maiores possivelmente se orientam para o paradoxo da vitimização e da culpabilização das vítimas de abuso sexual (SANTOS, 2003), demonstrando maior socialização sobre como narrar histórias com implicações morais e sobre como performar a vítima “ideal” (TRINCH, 2013).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6270
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6270/8319
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6270/687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099354873856