A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO INFOGRÁFICO “PANORAMA DAS FAVELAS EM FORTALEZA” À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Michelle Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Maria Aurea Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12969
Resumo: Neste artigo, analisamos o infográfico “Panorama das favelas em Fortaleza” com base na Gramática do Design Visual - GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e pelos conceitos teóricos da Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988), Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2002, 2001), Letramento Multimodal Crítico (XXX, 2016; WALSH, 2010; CALLOW, 2013, 2012, 2008; PAIVA, 2011; RIBEIRO, 2016; PREDEBOM, 2015). Ao utilizarmos as metafunções da GDV, percebemos que o infográfico se apoia fortemente nos elementos imagéticos como representações conceituais, utiliza bastante as cores a fim de amenizar o estigma negativo da favela e apresenta dados estatísticos de uma pesquisa divulgada no ano de 2015. O infográfico analisado pode ser utilizado em sala de aula para desenvolver práticas de leitura multimodal crítica com estudantes. 
id UFMG-7_0cbd60ae97787a5af77bc43ce4fd6d3d
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12969
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO INFOGRÁFICO “PANORAMA DAS FAVELAS EM FORTALEZA” À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUALGramática do Design Visual; Letramento multimodal crítico; Infográfico; Favela.Neste artigo, analisamos o infográfico “Panorama das favelas em Fortaleza” com base na Gramática do Design Visual - GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e pelos conceitos teóricos da Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988), Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2002, 2001), Letramento Multimodal Crítico (XXX, 2016; WALSH, 2010; CALLOW, 2013, 2012, 2008; PAIVA, 2011; RIBEIRO, 2016; PREDEBOM, 2015). Ao utilizarmos as metafunções da GDV, percebemos que o infográfico se apoia fortemente nos elementos imagéticos como representações conceituais, utiliza bastante as cores a fim de amenizar o estigma negativo da favela e apresenta dados estatísticos de uma pesquisa divulgada no ano de 2015. O infográfico analisado pode ser utilizado em sala de aula para desenvolver práticas de leitura multimodal crítica com estudantes. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPinheiro, Michelle SoaresSousa, Maria Aurea Albuquerque2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12969Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12969/1125612153http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12969/1842Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T15:10:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12969Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-03-11T15:10:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO INFOGRÁFICO “PANORAMA DAS FAVELAS EM FORTALEZA” À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
title A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO INFOGRÁFICO “PANORAMA DAS FAVELAS EM FORTALEZA” À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO INFOGRÁFICO “PANORAMA DAS FAVELAS EM FORTALEZA” À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
Pinheiro, Michelle Soares
Gramática do Design Visual; Letramento multimodal crítico; Infográfico; Favela.
title_short A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO INFOGRÁFICO “PANORAMA DAS FAVELAS EM FORTALEZA” À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
title_full A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO INFOGRÁFICO “PANORAMA DAS FAVELAS EM FORTALEZA” À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO INFOGRÁFICO “PANORAMA DAS FAVELAS EM FORTALEZA” À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO INFOGRÁFICO “PANORAMA DAS FAVELAS EM FORTALEZA” À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
title_sort A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO INFOGRÁFICO “PANORAMA DAS FAVELAS EM FORTALEZA” À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
author Pinheiro, Michelle Soares
author_facet Pinheiro, Michelle Soares
Sousa, Maria Aurea Albuquerque
author_role author
author2 Sousa, Maria Aurea Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Michelle Soares
Sousa, Maria Aurea Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática do Design Visual; Letramento multimodal crítico; Infográfico; Favela.
topic Gramática do Design Visual; Letramento multimodal crítico; Infográfico; Favela.
description Neste artigo, analisamos o infográfico “Panorama das favelas em Fortaleza” com base na Gramática do Design Visual - GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e pelos conceitos teóricos da Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988), Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2002, 2001), Letramento Multimodal Crítico (XXX, 2016; WALSH, 2010; CALLOW, 2013, 2012, 2008; PAIVA, 2011; RIBEIRO, 2016; PREDEBOM, 2015). Ao utilizarmos as metafunções da GDV, percebemos que o infográfico se apoia fortemente nos elementos imagéticos como representações conceituais, utiliza bastante as cores a fim de amenizar o estigma negativo da favela e apresenta dados estatísticos de uma pesquisa divulgada no ano de 2015. O infográfico analisado pode ser utilizado em sala de aula para desenvolver práticas de leitura multimodal crítica com estudantes. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12969
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12969/1125612153
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12969/1842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1788989872640360448