Proporcionar aos índios a valorização das suas línguas?! Problemas discursivos na diferenciação da escola indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerola, Carlos Maroto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6311
Resumo: Partindo da crítica às políticas linguísticas baseadas nos regimes metadiscursivos de línguas inventadas para a sua transmissão escolar e dos fundamentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso, este artigo busca apontar obstáculos discursivos à diferenciação da educação escolar indígena e à valorização escolar das línguas indígenas. Através da análise de um corpus composto por excertos da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, e pela reportagem “Por uma escola diferenciada”, do programa Globo Educação, a análise aponta dois obstáculos discursivos: a monologização de signos e objetos culturais polivalentes, como a educação, a escola ou a língua, e a alocação assimétrica de agência em relação aos atores representados nos discursos oficial e midiático sobre a educação escolar indígena.
id UFMG-7_1192fb41514315dd610f2a3ffba89a01
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/6311
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Proporcionar aos índios a valorização das suas línguas?! Problemas discursivos na diferenciação da escola indígenaPartindo da crítica às políticas linguísticas baseadas nos regimes metadiscursivos de línguas inventadas para a sua transmissão escolar e dos fundamentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso, este artigo busca apontar obstáculos discursivos à diferenciação da educação escolar indígena e à valorização escolar das línguas indígenas. Através da análise de um corpus composto por excertos da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, e pela reportagem “Por uma escola diferenciada”, do programa Globo Educação, a análise aponta dois obstáculos discursivos: a monologização de signos e objetos culturais polivalentes, como a educação, a escola ou a língua, e a alocação assimétrica de agência em relação aos atores representados nos discursos oficial e midiático sobre a educação escolar indígena.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESGuerola, Carlos Maroto2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6311Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6311/8316http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6311/739Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:27:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/6311Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:27:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Proporcionar aos índios a valorização das suas línguas?! Problemas discursivos na diferenciação da escola indígena
title Proporcionar aos índios a valorização das suas línguas?! Problemas discursivos na diferenciação da escola indígena
spellingShingle Proporcionar aos índios a valorização das suas línguas?! Problemas discursivos na diferenciação da escola indígena
Guerola, Carlos Maroto
title_short Proporcionar aos índios a valorização das suas línguas?! Problemas discursivos na diferenciação da escola indígena
title_full Proporcionar aos índios a valorização das suas línguas?! Problemas discursivos na diferenciação da escola indígena
title_fullStr Proporcionar aos índios a valorização das suas línguas?! Problemas discursivos na diferenciação da escola indígena
title_full_unstemmed Proporcionar aos índios a valorização das suas línguas?! Problemas discursivos na diferenciação da escola indígena
title_sort Proporcionar aos índios a valorização das suas línguas?! Problemas discursivos na diferenciação da escola indígena
author Guerola, Carlos Maroto
author_facet Guerola, Carlos Maroto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerola, Carlos Maroto
description Partindo da crítica às políticas linguísticas baseadas nos regimes metadiscursivos de línguas inventadas para a sua transmissão escolar e dos fundamentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso, este artigo busca apontar obstáculos discursivos à diferenciação da educação escolar indígena e à valorização escolar das línguas indígenas. Através da análise de um corpus composto por excertos da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, e pela reportagem “Por uma escola diferenciada”, do programa Globo Educação, a análise aponta dois obstáculos discursivos: a monologização de signos e objetos culturais polivalentes, como a educação, a escola ou a língua, e a alocação assimétrica de agência em relação aos atores representados nos discursos oficial e midiático sobre a educação escolar indígena.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6311
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6311/8316
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6311/739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099339145216