Por um ensino decolonial de literatura / Towards a Decolonial Teaching of Literature
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16960 |
Resumo: | RESUMO: Estre trabalho surge a partir de incômodos de seus autores acerca do ensino de literatura e das discussões concernentes a esse domínio, sobretudo referente à exclusão da cultura de grupos subalternizados nos espaços educacionais. Nossa intenção é ampliar o debate sobre o impacto da colonialidade dos saberes no campo da educação e, mais especificamente, no contexto de ensino de literatura. Ao longo da discussão, temas como multiculturalismo, interculturalidade, cânone literário e formação de professores serão agenciados para fundamentar uma proposta de ensino de literatura estruturada pela diversidade cultural que compõe a sociedade, construída com os sujeitos subarternizados e incompatível com preconceitos étnicos-raciais, homofóbicos, misóginos e classistas. Apenas a partir dessas transformações, será possível pensar o ensino de literatura como processo educativo de inclusão e democratização cultural.PALAVRAS-CHAVE: ensino de literatura; educação básica; decolonialidade.ABSTRACT: This work emerges from some discomfort shared by its authors regarding the teaching of literature and the discussions about this domain, especially related to the culture exclusion of some subalternized groups from educational spaces. Our intention is to expand the debate on the coloniality of knowledge impact in the field of education and, more specifically, in the context of teaching literature. In the course of the discussion, themes such as multiculturalism, interculturality, literature canon, and teacher education will be arranged to support a proposal for teaching literature structured by the cultural diversity in which society is set, built along with subarternized subjects and incompatible with ethnic-racial, homophobic, misogynist and classist prejudice. Only after these transformations, it will be possible to think about teaching literature as an educational process of cultural inclusion and democratization.KEYWORDS: literature teaching; basic education; decoloniality. |
id |
UFMG-7_198b4f0115eb396b3d8d75b69b5f2c4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16960 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por um ensino decolonial de literatura / Towards a Decolonial Teaching of Literatureensino de literatura; educação básica; decolonialidade; literature teaching; basic education; decoloniality.RESUMO: Estre trabalho surge a partir de incômodos de seus autores acerca do ensino de literatura e das discussões concernentes a esse domínio, sobretudo referente à exclusão da cultura de grupos subalternizados nos espaços educacionais. Nossa intenção é ampliar o debate sobre o impacto da colonialidade dos saberes no campo da educação e, mais especificamente, no contexto de ensino de literatura. Ao longo da discussão, temas como multiculturalismo, interculturalidade, cânone literário e formação de professores serão agenciados para fundamentar uma proposta de ensino de literatura estruturada pela diversidade cultural que compõe a sociedade, construída com os sujeitos subarternizados e incompatível com preconceitos étnicos-raciais, homofóbicos, misóginos e classistas. Apenas a partir dessas transformações, será possível pensar o ensino de literatura como processo educativo de inclusão e democratização cultural.PALAVRAS-CHAVE: ensino de literatura; educação básica; decolonialidade.ABSTRACT: This work emerges from some discomfort shared by its authors regarding the teaching of literature and the discussions about this domain, especially related to the culture exclusion of some subalternized groups from educational spaces. Our intention is to expand the debate on the coloniality of knowledge impact in the field of education and, more specifically, in the context of teaching literature. In the course of the discussion, themes such as multiculturalism, interculturality, literature canon, and teacher education will be arranged to support a proposal for teaching literature structured by the cultural diversity in which society is set, built along with subarternized subjects and incompatible with ethnic-racial, homophobic, misogynist and classist prejudice. Only after these transformations, it will be possible to think about teaching literature as an educational process of cultural inclusion and democratization.KEYWORDS: literature teaching; basic education; decoloniality.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMachado, Rodrigo Corrêa MartinsSoares, Ivanete Bernardino2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16960Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 981-1005Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 981-1005Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 981-10051984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16960/1125614051http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16960/1125614222http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16960/2721/*ref*/BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciências Políticas, Brasília, n. 11, p. 89-117, maio-ago., 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004/*ref*/BERNARDINO-COSTA, Joaze et al. Introdução. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramon (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 9-26./*ref*/BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 5, de 22 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília: Ministério de Educação e Cultura, 2012./*ref*/BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília: Ministério de Educação e Cultura; Congresso Nacional, 2008./*ref*/BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília: Ministério de Educação e Cultura; Congresso Nacional, 2003./*ref*/BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério de Educação e Cultura; Congresso Nacional, 1996./*ref*/BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; Centro Gráfico, 1988./*ref*/CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 13-37./*ref*/GONZALES, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivais decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 38-51./*ref*/HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013./*ref*/LORDE, Audre. Irmã outsider: ensaios e conferências. Trad. Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019./*ref*/LUGONES, Maria. Colonialidade e gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 52-83./*ref*/MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GOMÉZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramon (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana. Instituto Pensar, 2007. p. 127-159./*ref*/MATA, Inocência. Estudos pós-coloniais: desconstruindo genealogias eurocêntricas. Revista Civitas, Porto Alegre, v 14, n. 1, Dossiê: Diálogos do Sul, p. 27-42, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.1.16185/*ref*/MIGNOLO, Walter. El piensamiento decolonial: desprendimiento e apertura. Un manifesto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidade epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana; Instituto Pensar, 2007. p. 25-46./*ref*/PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Apresentação da edição em português. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005. p. 3-5./*ref*/QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005. p. 107-130./*ref*/QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y classificacíon social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidade epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 93-126/*ref*/SOARES, Magda. Leitura e democracia cultural. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSINANI, Zélia (org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 2008. p. 17-32./*ref*/WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y pedagogia de-colonial: apuestas (des)de el in-surgir, re-existir e re-vivir. Revista (entre palabras), Quito, v. 3, p. 1-29, 2009./*ref*/ZILBERMAN, Regina. A teoria da literatura e a leitura na escola. In: ______. A literatura e o ensino da literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 236-248.Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-22T02:34:39Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16960Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-09-22T02:34:39Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por um ensino decolonial de literatura / Towards a Decolonial Teaching of Literature |
title |
Por um ensino decolonial de literatura / Towards a Decolonial Teaching of Literature |
spellingShingle |
Por um ensino decolonial de literatura / Towards a Decolonial Teaching of Literature Machado, Rodrigo Corrêa Martins ensino de literatura; educação básica; decolonialidade; literature teaching; basic education; decoloniality. |
title_short |
Por um ensino decolonial de literatura / Towards a Decolonial Teaching of Literature |
title_full |
Por um ensino decolonial de literatura / Towards a Decolonial Teaching of Literature |
title_fullStr |
Por um ensino decolonial de literatura / Towards a Decolonial Teaching of Literature |
title_full_unstemmed |
Por um ensino decolonial de literatura / Towards a Decolonial Teaching of Literature |
title_sort |
Por um ensino decolonial de literatura / Towards a Decolonial Teaching of Literature |
author |
Machado, Rodrigo Corrêa Martins |
author_facet |
Machado, Rodrigo Corrêa Martins Soares, Ivanete Bernardino |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Ivanete Bernardino |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Rodrigo Corrêa Martins Soares, Ivanete Bernardino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de literatura; educação básica; decolonialidade; literature teaching; basic education; decoloniality. |
topic |
ensino de literatura; educação básica; decolonialidade; literature teaching; basic education; decoloniality. |
description |
RESUMO: Estre trabalho surge a partir de incômodos de seus autores acerca do ensino de literatura e das discussões concernentes a esse domínio, sobretudo referente à exclusão da cultura de grupos subalternizados nos espaços educacionais. Nossa intenção é ampliar o debate sobre o impacto da colonialidade dos saberes no campo da educação e, mais especificamente, no contexto de ensino de literatura. Ao longo da discussão, temas como multiculturalismo, interculturalidade, cânone literário e formação de professores serão agenciados para fundamentar uma proposta de ensino de literatura estruturada pela diversidade cultural que compõe a sociedade, construída com os sujeitos subarternizados e incompatível com preconceitos étnicos-raciais, homofóbicos, misóginos e classistas. Apenas a partir dessas transformações, será possível pensar o ensino de literatura como processo educativo de inclusão e democratização cultural.PALAVRAS-CHAVE: ensino de literatura; educação básica; decolonialidade.ABSTRACT: This work emerges from some discomfort shared by its authors regarding the teaching of literature and the discussions about this domain, especially related to the culture exclusion of some subalternized groups from educational spaces. Our intention is to expand the debate on the coloniality of knowledge impact in the field of education and, more specifically, in the context of teaching literature. In the course of the discussion, themes such as multiculturalism, interculturality, literature canon, and teacher education will be arranged to support a proposal for teaching literature structured by the cultural diversity in which society is set, built along with subarternized subjects and incompatible with ethnic-racial, homophobic, misogynist and classist prejudice. Only after these transformations, it will be possible to think about teaching literature as an educational process of cultural inclusion and democratization.KEYWORDS: literature teaching; basic education; decoloniality. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16960 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16960/1125614051 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16960/1125614222 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16960/2721 /*ref*/BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciências Políticas, Brasília, n. 11, p. 89-117, maio-ago., 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004 /*ref*/BERNARDINO-COSTA, Joaze et al. Introdução. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramon (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 9-26. /*ref*/BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 5, de 22 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília: Ministério de Educação e Cultura, 2012. /*ref*/BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília: Ministério de Educação e Cultura; Congresso Nacional, 2008. /*ref*/BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília: Ministério de Educação e Cultura; Congresso Nacional, 2003. /*ref*/BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério de Educação e Cultura; Congresso Nacional, 1996. /*ref*/BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; Centro Gráfico, 1988. /*ref*/CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 13-37. /*ref*/GONZALES, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivais decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 38-51. /*ref*/HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. /*ref*/LORDE, Audre. Irmã outsider: ensaios e conferências. Trad. Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. /*ref*/LUGONES, Maria. Colonialidade e gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 52-83. /*ref*/MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GOMÉZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramon (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana. Instituto Pensar, 2007. p. 127-159. /*ref*/MATA, Inocência. Estudos pós-coloniais: desconstruindo genealogias eurocêntricas. Revista Civitas, Porto Alegre, v 14, n. 1, Dossiê: Diálogos do Sul, p. 27-42, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.1.16185 /*ref*/MIGNOLO, Walter. El piensamiento decolonial: desprendimiento e apertura. Un manifesto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidade epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana; Instituto Pensar, 2007. p. 25-46. /*ref*/PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Apresentação da edição em português. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005. p. 3-5. /*ref*/QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005. p. 107-130. /*ref*/QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y classificacíon social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidade epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 93-126 /*ref*/SOARES, Magda. Leitura e democracia cultural. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSINANI, Zélia (org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 2008. p. 17-32. /*ref*/WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y pedagogia de-colonial: apuestas (des)de el in-surgir, re-existir e re-vivir. Revista (entre palabras), Quito, v. 3, p. 1-29, 2009. /*ref*/ZILBERMAN, Regina. A teoria da literatura e a leitura na escola. In: ______. A literatura e o ensino da literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 236-248. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 981-1005 Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 981-1005 Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 981-1005 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099864481792 |