Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes: a Linguística de Corpus e o ensino de gramática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Deise Prina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silero, Rejane Protzner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/890
Resumo: Este artigo discute a ocorrência de agrupamentos com a palavra for emtextos argumentativos produzidos por aprendizes brasileiros de inglês de níveluniversitário e sugere atividades pedagógicas de descoberta de padrões linguísticos.Utilizamos ferramentas da Linguística de Corpus (LC) para análise e sugestões deensino de gramática. Este artigo baseia-se em dados do Corpus de AprendizesBrasileiros do Inglês (CABrI) em comparação com outros corpora. Os resultados,que revelam o uso adequado ou não adequado de agrupamentos com verbo + fore substantivo + for, são seguidos de atividades que visam à integração da gramáticacom o léxico e a uma conscientização dos aprendizes sobre a frequência do uso decertos agrupamentos linguísticos.
id UFMG-7_1ad7fb7d6486ba28a2e7aedda0c8f296
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/890
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes: a Linguística de Corpus e o ensino de gramáticaEste artigo discute a ocorrência de agrupamentos com a palavra for emtextos argumentativos produzidos por aprendizes brasileiros de inglês de níveluniversitário e sugere atividades pedagógicas de descoberta de padrões linguísticos.Utilizamos ferramentas da Linguística de Corpus (LC) para análise e sugestões deensino de gramática. Este artigo baseia-se em dados do Corpus de AprendizesBrasileiros do Inglês (CABrI) em comparação com outros corpora. Os resultados,que revelam o uso adequado ou não adequado de agrupamentos com verbo + fore substantivo + for, são seguidos de atividades que visam à integração da gramáticacom o léxico e a uma conscientização dos aprendizes sobre a frequência do uso decertos agrupamentos linguísticos.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisDutra, Deise PrinaSilero, Rejane Protzner2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/890Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/890/986info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T17:03:05Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/890Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T17:03:05Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes: a Linguística de Corpus e o ensino de gramática
title Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes: a Linguística de Corpus e o ensino de gramática
spellingShingle Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes: a Linguística de Corpus e o ensino de gramática
Dutra, Deise Prina
title_short Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes: a Linguística de Corpus e o ensino de gramática
title_full Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes: a Linguística de Corpus e o ensino de gramática
title_fullStr Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes: a Linguística de Corpus e o ensino de gramática
title_full_unstemmed Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes: a Linguística de Corpus e o ensino de gramática
title_sort Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes: a Linguística de Corpus e o ensino de gramática
author Dutra, Deise Prina
author_facet Dutra, Deise Prina
Silero, Rejane Protzner
author_role author
author2 Silero, Rejane Protzner
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Deise Prina
Silero, Rejane Protzner
description Este artigo discute a ocorrência de agrupamentos com a palavra for emtextos argumentativos produzidos por aprendizes brasileiros de inglês de níveluniversitário e sugere atividades pedagógicas de descoberta de padrões linguísticos.Utilizamos ferramentas da Linguística de Corpus (LC) para análise e sugestões deensino de gramática. Este artigo baseia-se em dados do Corpus de AprendizesBrasileiros do Inglês (CABrI) em comparação com outros corpora. Os resultados,que revelam o uso adequado ou não adequado de agrupamentos com verbo + fore substantivo + for, são seguidos de atividades que visam à integração da gramáticacom o léxico e a uma conscientização dos aprendizes sobre a frequência do uso decertos agrupamentos linguísticos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/890
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/890/986
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101755064320