Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Flávia Girardo Botelho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1871
Resumo: O tema “gêneros textuais” parece esgotado, visto a quantidade de pesquisas e publicações a respeito. Entretanto, um aspecto pouco notado sobre os gêneros é a adoção de uma das concepções teóricas sobre o tema como metodologia nas aulas de língua portuguesa, no Brasil. O tópico “gêneros textuais” passou a ser frequente após os Parâmetros Curriculares Nacionais. Estes elegeram uma das propostas de estudo sobre o tópico, a do grupo de pesquisadores de Genebra. Entretanto, outras propostas existem e neste texto pretendemos apresentar uma pequena história das teorias dos gêneros textuais, até encontrar as concepções do grupo de Genebra, depois passar ao grupo sociorretórico e, por fim, comparar essas duas linhas teóricas. Não pretendemos qualificar ou apenas desqualificar uma teoria, mas compreender, de maneira crítica, a elegibilidade de uma delas por um documento oficial e como orientação à prática docente.
id UFMG-7_222c1e692aa99c0058c7db4e1e58b01c
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1871
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no BrasilO tema “gêneros textuais” parece esgotado, visto a quantidade de pesquisas e publicações a respeito. Entretanto, um aspecto pouco notado sobre os gêneros é a adoção de uma das concepções teóricas sobre o tema como metodologia nas aulas de língua portuguesa, no Brasil. O tópico “gêneros textuais” passou a ser frequente após os Parâmetros Curriculares Nacionais. Estes elegeram uma das propostas de estudo sobre o tópico, a do grupo de pesquisadores de Genebra. Entretanto, outras propostas existem e neste texto pretendemos apresentar uma pequena história das teorias dos gêneros textuais, até encontrar as concepções do grupo de Genebra, depois passar ao grupo sociorretórico e, por fim, comparar essas duas linhas teóricas. Não pretendemos qualificar ou apenas desqualificar uma teoria, mas compreender, de maneira crítica, a elegibilidade de uma delas por um documento oficial e como orientação à prática docente.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBorges, Flávia Girardo Botelho2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1871Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1871/1910info:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-30T01:42:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1871Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-05-30T01:42:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil
title Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil
spellingShingle Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil
Borges, Flávia Girardo Botelho
title_short Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil
title_full Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil
title_fullStr Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil
title_full_unstemmed Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil
title_sort Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil
author Borges, Flávia Girardo Botelho
author_facet Borges, Flávia Girardo Botelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Flávia Girardo Botelho
description O tema “gêneros textuais” parece esgotado, visto a quantidade de pesquisas e publicações a respeito. Entretanto, um aspecto pouco notado sobre os gêneros é a adoção de uma das concepções teóricas sobre o tema como metodologia nas aulas de língua portuguesa, no Brasil. O tópico “gêneros textuais” passou a ser frequente após os Parâmetros Curriculares Nacionais. Estes elegeram uma das propostas de estudo sobre o tópico, a do grupo de pesquisadores de Genebra. Entretanto, outras propostas existem e neste texto pretendemos apresentar uma pequena história das teorias dos gêneros textuais, até encontrar as concepções do grupo de Genebra, depois passar ao grupo sociorretórico e, por fim, comparar essas duas linhas teóricas. Não pretendemos qualificar ou apenas desqualificar uma teoria, mas compreender, de maneira crítica, a elegibilidade de uma delas por um documento oficial e como orientação à prática docente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1871
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1871/1910
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099243724800