O debate sobre Direitos Linguísticos e o lugar do intelectual na luta dos sujeitos falantes de línguas minorizadas: quem são os protagonistas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Julia Izabelle
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11347
Resumo: neste artigo, busca-se promover o debate teórico acerca dos Direitos Linguísticos e, ao mesmo, problematizar o lugar do intelectual acadêmico nos processos de luta protagonizados pelos sujeitos falantes de línguas historicamente minorizadas. Para isso, apresentamos os argumentos dos autores que possuem uma visão crítica do paradigma dos Direitos Linguísticos e seus pressupostos teóricos, assim como os argumentos que rebatem tal visão, de modo a incitar uma reflexão sobre nossas práticas e posicionamentos enquanto teóricos da linguagem que falam de um lugar previlegiado. Conclui-se que, no que concerne ao tema dos Direitos Linguísticos e às políticas linguísticas a eles implicadas, os próprios sujeitos falantes das línguas minorizadas é que devem protagonizar tais debates, cabendo a nós, intelectuais acadêmicos, o papel de dar voz a estes sujeitos, criando, para isso, espaços e condições onde eles possam falar e serem ouvidos.
id UFMG-7_35545616f6645bc6da4de19c5e2d3e27
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11347
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O debate sobre Direitos Linguísticos e o lugar do intelectual na luta dos sujeitos falantes de línguas minorizadas: quem são os protagonistas?Direitos Linguísticos; Línguas minorizadas; Protagonismo; Lugar de fala.neste artigo, busca-se promover o debate teórico acerca dos Direitos Linguísticos e, ao mesmo, problematizar o lugar do intelectual acadêmico nos processos de luta protagonizados pelos sujeitos falantes de línguas historicamente minorizadas. Para isso, apresentamos os argumentos dos autores que possuem uma visão crítica do paradigma dos Direitos Linguísticos e seus pressupostos teóricos, assim como os argumentos que rebatem tal visão, de modo a incitar uma reflexão sobre nossas práticas e posicionamentos enquanto teóricos da linguagem que falam de um lugar previlegiado. Conclui-se que, no que concerne ao tema dos Direitos Linguísticos e às políticas linguísticas a eles implicadas, os próprios sujeitos falantes das línguas minorizadas é que devem protagonizar tais debates, cabendo a nós, intelectuais acadêmicos, o papel de dar voz a estes sujeitos, criando, para isso, espaços e condições onde eles possam falar e serem ouvidos.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPqda Silva, Julia Izabelle2018-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11347Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/11347/1372Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-01-12T16:53:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11347Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-01-12T16:53:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O debate sobre Direitos Linguísticos e o lugar do intelectual na luta dos sujeitos falantes de línguas minorizadas: quem são os protagonistas?
title O debate sobre Direitos Linguísticos e o lugar do intelectual na luta dos sujeitos falantes de línguas minorizadas: quem são os protagonistas?
spellingShingle O debate sobre Direitos Linguísticos e o lugar do intelectual na luta dos sujeitos falantes de línguas minorizadas: quem são os protagonistas?
da Silva, Julia Izabelle
Direitos Linguísticos; Línguas minorizadas; Protagonismo; Lugar de fala.
title_short O debate sobre Direitos Linguísticos e o lugar do intelectual na luta dos sujeitos falantes de línguas minorizadas: quem são os protagonistas?
title_full O debate sobre Direitos Linguísticos e o lugar do intelectual na luta dos sujeitos falantes de línguas minorizadas: quem são os protagonistas?
title_fullStr O debate sobre Direitos Linguísticos e o lugar do intelectual na luta dos sujeitos falantes de línguas minorizadas: quem são os protagonistas?
title_full_unstemmed O debate sobre Direitos Linguísticos e o lugar do intelectual na luta dos sujeitos falantes de línguas minorizadas: quem são os protagonistas?
title_sort O debate sobre Direitos Linguísticos e o lugar do intelectual na luta dos sujeitos falantes de línguas minorizadas: quem são os protagonistas?
author da Silva, Julia Izabelle
author_facet da Silva, Julia Izabelle
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Julia Izabelle
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Linguísticos; Línguas minorizadas; Protagonismo; Lugar de fala.
topic Direitos Linguísticos; Línguas minorizadas; Protagonismo; Lugar de fala.
description neste artigo, busca-se promover o debate teórico acerca dos Direitos Linguísticos e, ao mesmo, problematizar o lugar do intelectual acadêmico nos processos de luta protagonizados pelos sujeitos falantes de línguas historicamente minorizadas. Para isso, apresentamos os argumentos dos autores que possuem uma visão crítica do paradigma dos Direitos Linguísticos e seus pressupostos teóricos, assim como os argumentos que rebatem tal visão, de modo a incitar uma reflexão sobre nossas práticas e posicionamentos enquanto teóricos da linguagem que falam de um lugar previlegiado. Conclui-se que, no que concerne ao tema dos Direitos Linguísticos e às políticas linguísticas a eles implicadas, os próprios sujeitos falantes das línguas minorizadas é que devem protagonizar tais debates, cabendo a nós, intelectuais acadêmicos, o papel de dar voz a estes sujeitos, criando, para isso, espaços e condições onde eles possam falar e serem ouvidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11347
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/11347/1372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102213292032