POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Pedro Augusto de Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Figueredo, Carla Janaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339
Resumo: Estudos recentes em Linguística Aplicada (LA) têm realizado uma aproximação com teorizações bakhtinianas e o ensino-aprendizagem de línguas. Tais estudos concordam que língua é permeada por discursos que dialogam entre si, indo além da noção de língua como um simples sistema rígido de estruturas, que podem ser analisadas em níveis sintáticos, morfológicos, fonéticos etc. Com base nesses pressupostos, pretendemos discutir a partir dos conceitos bakhtinianos de sujeito, dialogismo, ideologia, forças centrípetas/centrífugas, e ato ético, as práticas discursivas de alunos de língua inglesa. Utilizaremos, para isso, recortes de uma aula baseada no vídeo The Danger of a Single Story, de Chimamanda Adichie, que problematiza verdades essencializadas sobre o Outro. Com base na discussão entre o material empírico gerado e os pressupostos teóricos, fazemos uma reflexão acerca da importância da formação ética-responsável de alunos/as com vistas a atender demandas educacionais da contemporaneidade.
id UFMG-7_393449c7d5b3cd4ff648a290e46ca58d
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12339
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESAsala de aula de inglês; ética; responsividade; responsabilidade; educação linguísticaEstudos recentes em Linguística Aplicada (LA) têm realizado uma aproximação com teorizações bakhtinianas e o ensino-aprendizagem de línguas. Tais estudos concordam que língua é permeada por discursos que dialogam entre si, indo além da noção de língua como um simples sistema rígido de estruturas, que podem ser analisadas em níveis sintáticos, morfológicos, fonéticos etc. Com base nesses pressupostos, pretendemos discutir a partir dos conceitos bakhtinianos de sujeito, dialogismo, ideologia, forças centrípetas/centrífugas, e ato ético, as práticas discursivas de alunos de língua inglesa. Utilizaremos, para isso, recortes de uma aula baseada no vídeo The Danger of a Single Story, de Chimamanda Adichie, que problematiza verdades essencializadas sobre o Outro. Com base na discussão entre o material empírico gerado e os pressupostos teóricos, fazemos uma reflexão acerca da importância da formação ética-responsável de alunos/as com vistas a atender demandas educacionais da contemporaneidade.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBastos, Pedro Augusto de LimaFigueredo, Carla Janaina2018-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339/1125611284Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-18T13:33:50Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12339Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-04-18T13:33:50Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
title POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
spellingShingle POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
Bastos, Pedro Augusto de Lima
sala de aula de inglês; ética; responsividade; responsabilidade; educação linguística
title_short POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
title_full POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
title_fullStr POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
title_full_unstemmed POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
title_sort POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
author Bastos, Pedro Augusto de Lima
author_facet Bastos, Pedro Augusto de Lima
Figueredo, Carla Janaina
author_role author
author2 Figueredo, Carla Janaina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Pedro Augusto de Lima
Figueredo, Carla Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv sala de aula de inglês; ética; responsividade; responsabilidade; educação linguística
topic sala de aula de inglês; ética; responsividade; responsabilidade; educação linguística
description Estudos recentes em Linguística Aplicada (LA) têm realizado uma aproximação com teorizações bakhtinianas e o ensino-aprendizagem de línguas. Tais estudos concordam que língua é permeada por discursos que dialogam entre si, indo além da noção de língua como um simples sistema rígido de estruturas, que podem ser analisadas em níveis sintáticos, morfológicos, fonéticos etc. Com base nesses pressupostos, pretendemos discutir a partir dos conceitos bakhtinianos de sujeito, dialogismo, ideologia, forças centrípetas/centrífugas, e ato ético, as práticas discursivas de alunos de língua inglesa. Utilizaremos, para isso, recortes de uma aula baseada no vídeo The Danger of a Single Story, de Chimamanda Adichie, que problematiza verdades essencializadas sobre o Outro. Com base na discussão entre o material empírico gerado e os pressupostos teóricos, fazemos uma reflexão acerca da importância da formação ética-responsável de alunos/as com vistas a atender demandas educacionais da contemporaneidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339/1125611284
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099752284160