POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339 |
Resumo: | Estudos recentes em Linguística Aplicada (LA) têm realizado uma aproximação com teorizações bakhtinianas e o ensino-aprendizagem de línguas. Tais estudos concordam que língua é permeada por discursos que dialogam entre si, indo além da noção de língua como um simples sistema rígido de estruturas, que podem ser analisadas em níveis sintáticos, morfológicos, fonéticos etc. Com base nesses pressupostos, pretendemos discutir a partir dos conceitos bakhtinianos de sujeito, dialogismo, ideologia, forças centrípetas/centrífugas, e ato ético, as práticas discursivas de alunos de língua inglesa. Utilizaremos, para isso, recortes de uma aula baseada no vídeo The Danger of a Single Story, de Chimamanda Adichie, que problematiza verdades essencializadas sobre o Outro. Com base na discussão entre o material empírico gerado e os pressupostos teóricos, fazemos uma reflexão acerca da importância da formação ética-responsável de alunos/as com vistas a atender demandas educacionais da contemporaneidade. |
id |
UFMG-7_393449c7d5b3cd4ff648a290e46ca58d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12339 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESAsala de aula de inglês; ética; responsividade; responsabilidade; educação linguísticaEstudos recentes em Linguística Aplicada (LA) têm realizado uma aproximação com teorizações bakhtinianas e o ensino-aprendizagem de línguas. Tais estudos concordam que língua é permeada por discursos que dialogam entre si, indo além da noção de língua como um simples sistema rígido de estruturas, que podem ser analisadas em níveis sintáticos, morfológicos, fonéticos etc. Com base nesses pressupostos, pretendemos discutir a partir dos conceitos bakhtinianos de sujeito, dialogismo, ideologia, forças centrípetas/centrífugas, e ato ético, as práticas discursivas de alunos de língua inglesa. Utilizaremos, para isso, recortes de uma aula baseada no vídeo The Danger of a Single Story, de Chimamanda Adichie, que problematiza verdades essencializadas sobre o Outro. Com base na discussão entre o material empírico gerado e os pressupostos teóricos, fazemos uma reflexão acerca da importância da formação ética-responsável de alunos/as com vistas a atender demandas educacionais da contemporaneidade.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBastos, Pedro Augusto de LimaFigueredo, Carla Janaina2018-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339/1125611284Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-18T13:33:50Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12339Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-04-18T13:33:50Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA |
title |
POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA |
spellingShingle |
POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA Bastos, Pedro Augusto de Lima sala de aula de inglês; ética; responsividade; responsabilidade; educação linguística |
title_short |
POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA |
title_full |
POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA |
title_fullStr |
POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA |
title_full_unstemmed |
POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA |
title_sort |
POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ÉTICA-RESPONSÁVEL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA |
author |
Bastos, Pedro Augusto de Lima |
author_facet |
Bastos, Pedro Augusto de Lima Figueredo, Carla Janaina |
author_role |
author |
author2 |
Figueredo, Carla Janaina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Pedro Augusto de Lima Figueredo, Carla Janaina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sala de aula de inglês; ética; responsividade; responsabilidade; educação linguística |
topic |
sala de aula de inglês; ética; responsividade; responsabilidade; educação linguística |
description |
Estudos recentes em Linguística Aplicada (LA) têm realizado uma aproximação com teorizações bakhtinianas e o ensino-aprendizagem de línguas. Tais estudos concordam que língua é permeada por discursos que dialogam entre si, indo além da noção de língua como um simples sistema rígido de estruturas, que podem ser analisadas em níveis sintáticos, morfológicos, fonéticos etc. Com base nesses pressupostos, pretendemos discutir a partir dos conceitos bakhtinianos de sujeito, dialogismo, ideologia, forças centrípetas/centrífugas, e ato ético, as práticas discursivas de alunos de língua inglesa. Utilizaremos, para isso, recortes de uma aula baseada no vídeo The Danger of a Single Story, de Chimamanda Adichie, que problematiza verdades essencializadas sobre o Outro. Com base na discussão entre o material empírico gerado e os pressupostos teóricos, fazemos uma reflexão acerca da importância da formação ética-responsável de alunos/as com vistas a atender demandas educacionais da contemporaneidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12339/1125611284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099752284160 |