Uma visão pragmática de crenças de alunos sobre o ato de errar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Helena da Silva Guerra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ramalho, Fabíula Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/831
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral investigar se uma professorauniversitária e seus alunos partilham crenças a respeito da correção de composiçõesescritas. Como objetivo específico, buscamos caracterizar as relações entre duascrenças desse mesmo grupo de alunos: uma crença antiga de que errar é embaraçosoe deve ser evitado a todo custo, e uma crença em construção de que a correçãoindividualizada de tarefas escritas pode ser benéfica, por permitir-lhes refletir maisdemoradamente sobre os seus próprios erros. A primeira crença é inferida a partirde pistas linguísticas que denotam embaraço e distanciamento, presentes em certasestratégias de polidez negativa, como pedidos de desculpas e impessoalização. A segunda,por outro lado, não é facilmente inferida, mas pistas linguísticas conflitantespresentes na fala dos alunos podem ser o indicativo de uma mudança em curso.
id UFMG-7_3ffd6ec975ad73932c3e395eb614c192
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/831
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Uma visão pragmática de crenças de alunos sobre o ato de errarEste trabalho tem por objetivo geral investigar se uma professorauniversitária e seus alunos partilham crenças a respeito da correção de composiçõesescritas. Como objetivo específico, buscamos caracterizar as relações entre duascrenças desse mesmo grupo de alunos: uma crença antiga de que errar é embaraçosoe deve ser evitado a todo custo, e uma crença em construção de que a correçãoindividualizada de tarefas escritas pode ser benéfica, por permitir-lhes refletir maisdemoradamente sobre os seus próprios erros. A primeira crença é inferida a partirde pistas linguísticas que denotam embaraço e distanciamento, presentes em certasestratégias de polidez negativa, como pedidos de desculpas e impessoalização. A segunda,por outro lado, não é facilmente inferida, mas pistas linguísticas conflitantespresentes na fala dos alunos podem ser o indicativo de uma mudança em curso.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisVicente, Helena da Silva GuerraRamalho, Fabíula Martins2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/831Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/831/927info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T22:27:07Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/831Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T22:27:07Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma visão pragmática de crenças de alunos sobre o ato de errar
title Uma visão pragmática de crenças de alunos sobre o ato de errar
spellingShingle Uma visão pragmática de crenças de alunos sobre o ato de errar
Vicente, Helena da Silva Guerra
title_short Uma visão pragmática de crenças de alunos sobre o ato de errar
title_full Uma visão pragmática de crenças de alunos sobre o ato de errar
title_fullStr Uma visão pragmática de crenças de alunos sobre o ato de errar
title_full_unstemmed Uma visão pragmática de crenças de alunos sobre o ato de errar
title_sort Uma visão pragmática de crenças de alunos sobre o ato de errar
author Vicente, Helena da Silva Guerra
author_facet Vicente, Helena da Silva Guerra
Ramalho, Fabíula Martins
author_role author
author2 Ramalho, Fabíula Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Helena da Silva Guerra
Ramalho, Fabíula Martins
description Este trabalho tem por objetivo geral investigar se uma professorauniversitária e seus alunos partilham crenças a respeito da correção de composiçõesescritas. Como objetivo específico, buscamos caracterizar as relações entre duascrenças desse mesmo grupo de alunos: uma crença antiga de que errar é embaraçosoe deve ser evitado a todo custo, e uma crença em construção de que a correçãoindividualizada de tarefas escritas pode ser benéfica, por permitir-lhes refletir maisdemoradamente sobre os seus próprios erros. A primeira crença é inferida a partirde pistas linguísticas que denotam embaraço e distanciamento, presentes em certasestratégias de polidez negativa, como pedidos de desculpas e impessoalização. A segunda,por outro lado, não é facilmente inferida, mas pistas linguísticas conflitantespresentes na fala dos alunos podem ser o indicativo de uma mudança em curso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/831
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/831/927
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099954659328