Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto, Angela Derlise Stübe
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/849
Resumo: Neste estudo, analisamos narrativas de professores de língua portuguesa(LP) que não possuem exclusivamente essa língua em sua inscrição no campo dalinguagem para, com isso, pensar sua relação com a(s) língua(s) da/na escola. Paraa constituição de nosso corpus, entrevistamos catorze professores da educação básicada rede pública na região de Concórdia, SC, cuja história sociocultural é marcadapela imigração européia. Nas análises, observamos que a escola assume uma práticade silenciar uma história marcadamente plural, sem torná-la dizível, deixandoassim de trabalhar a relação com a alteridade linguística e com as memórias outrasque constituem os sujeitos de nossa pesquisa. Essa questão abrange aspectos não sóde ordem educacional mas também histórica, social, política e, consequentemente,identitária.
id UFMG-7_482bbacd9f5f149300a7a002ef5ec7cc
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/849
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escolaNeste estudo, analisamos narrativas de professores de língua portuguesa(LP) que não possuem exclusivamente essa língua em sua inscrição no campo dalinguagem para, com isso, pensar sua relação com a(s) língua(s) da/na escola. Paraa constituição de nosso corpus, entrevistamos catorze professores da educação básicada rede pública na região de Concórdia, SC, cuja história sociocultural é marcadapela imigração européia. Nas análises, observamos que a escola assume uma práticade silenciar uma história marcadamente plural, sem torná-la dizível, deixandoassim de trabalhar a relação com a alteridade linguística e com as memórias outrasque constituem os sujeitos de nossa pesquisa. Essa questão abrange aspectos não sóde ordem educacional mas também histórica, social, política e, consequentemente,identitária.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisNetto, Angela Derlise Stübe2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/849Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 2 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 2 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 2 (2009)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/849/946info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T23:03:18Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/849Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T23:03:18Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escola
title Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escola
spellingShingle Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escola
Netto, Angela Derlise Stübe
title_short Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escola
title_full Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escola
title_fullStr Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escola
title_full_unstemmed Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escola
title_sort Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escola
author Netto, Angela Derlise Stübe
author_facet Netto, Angela Derlise Stübe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Netto, Angela Derlise Stübe
description Neste estudo, analisamos narrativas de professores de língua portuguesa(LP) que não possuem exclusivamente essa língua em sua inscrição no campo dalinguagem para, com isso, pensar sua relação com a(s) língua(s) da/na escola. Paraa constituição de nosso corpus, entrevistamos catorze professores da educação básicada rede pública na região de Concórdia, SC, cuja história sociocultural é marcadapela imigração européia. Nas análises, observamos que a escola assume uma práticade silenciar uma história marcadamente plural, sem torná-la dizível, deixandoassim de trabalhar a relação com a alteridade linguística e com as memórias outrasque constituem os sujeitos de nossa pesquisa. Essa questão abrange aspectos não sóde ordem educacional mas também histórica, social, política e, consequentemente,identitária.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/849
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/849/946
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 2 (2009)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 2 (2009)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 2 (2009)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102649499648