Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/849 |
Resumo: | Neste estudo, analisamos narrativas de professores de língua portuguesa(LP) que não possuem exclusivamente essa língua em sua inscrição no campo dalinguagem para, com isso, pensar sua relação com a(s) língua(s) da/na escola. Paraa constituição de nosso corpus, entrevistamos catorze professores da educação básicada rede pública na região de Concórdia, SC, cuja história sociocultural é marcadapela imigração européia. Nas análises, observamos que a escola assume uma práticade silenciar uma história marcadamente plural, sem torná-la dizível, deixandoassim de trabalhar a relação com a alteridade linguística e com as memórias outrasque constituem os sujeitos de nossa pesquisa. Essa questão abrange aspectos não sóde ordem educacional mas também histórica, social, política e, consequentemente,identitária. |
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Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escolaNeste estudo, analisamos narrativas de professores de língua portuguesa(LP) que não possuem exclusivamente essa língua em sua inscrição no campo dalinguagem para, com isso, pensar sua relação com a(s) língua(s) da/na escola. Paraa constituição de nosso corpus, entrevistamos catorze professores da educação básicada rede pública na região de Concórdia, SC, cuja história sociocultural é marcadapela imigração européia. Nas análises, observamos que a escola assume uma práticade silenciar uma história marcadamente plural, sem torná-la dizível, deixandoassim de trabalhar a relação com a alteridade linguística e com as memórias outrasque constituem os sujeitos de nossa pesquisa. Essa questão abrange aspectos não sóde ordem educacional mas também histórica, social, política e, consequentemente,identitária.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisNetto, Angela Derlise Stübe2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/849Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 2 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 2 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 2 (2009)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/849/946info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T23:03:18Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/849Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T23:03:18Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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