Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752 |
Resumo: | Nos últimos anos, os pesquisadores têm mostrado um crescente interesse pela natureza do trabalho docente e sobre os tipos de saberes que os professores evocam nos eventos de ensino. Este artigo trata de questões sobre as diversas experiências de formação que o professor vivencia ao longo dos anos. Por meio da reflexão guiada por três das quatro perguntas pedagógicas de Smyth (1992), uma aluna-professora do quinto ano de Letras revelou a força que algumas de suas experiências de formação têm exercido em sua prática de ensino. Tais experiências foram categorizadas com base em Tardif (1999) e Bailey et al. (1996). Os resultados deste estudo nos fazem refletir sobre a nossa própria prática de ensino de língua inglesa. |
id |
UFMG-7_48c1c68ec8b187e8585afad3aa00d23f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/752 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua InglesaNos últimos anos, os pesquisadores têm mostrado um crescente interesse pela natureza do trabalho docente e sobre os tipos de saberes que os professores evocam nos eventos de ensino. Este artigo trata de questões sobre as diversas experiências de formação que o professor vivencia ao longo dos anos. Por meio da reflexão guiada por três das quatro perguntas pedagógicas de Smyth (1992), uma aluna-professora do quinto ano de Letras revelou a força que algumas de suas experiências de formação têm exercido em sua prática de ensino. Tais experiências foram categorizadas com base em Tardif (1999) e Bailey et al. (1996). Os resultados deste estudo nos fazem refletir sobre a nossa própria prática de ensino de língua inglesa. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisRibeiro, Suely Ana2012-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752/848info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-12T18:05:11Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/752Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-12T18:05:11Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa |
title |
Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa |
spellingShingle |
Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa Ribeiro, Suely Ana |
title_short |
Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa |
title_full |
Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa |
title_fullStr |
Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa |
title_full_unstemmed |
Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa |
title_sort |
Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa |
author |
Ribeiro, Suely Ana |
author_facet |
Ribeiro, Suely Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Suely Ana |
description |
Nos últimos anos, os pesquisadores têm mostrado um crescente interesse pela natureza do trabalho docente e sobre os tipos de saberes que os professores evocam nos eventos de ensino. Este artigo trata de questões sobre as diversas experiências de formação que o professor vivencia ao longo dos anos. Por meio da reflexão guiada por três das quatro perguntas pedagógicas de Smyth (1992), uma aluna-professora do quinto ano de Letras revelou a força que algumas de suas experiências de formação têm exercido em sua prática de ensino. Tais experiências foram categorizadas com base em Tardif (1999) e Bailey et al. (1996). Os resultados deste estudo nos fazem refletir sobre a nossa própria prática de ensino de língua inglesa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752/848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102229020672 |