Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Suely Ana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752
Resumo: Nos últimos anos, os pesquisadores têm mostrado um crescente interesse pela natureza do trabalho docente e sobre os tipos de saberes que os professores evocam nos eventos de ensino. Este artigo trata de questões sobre as diversas experiências de formação que o professor vivencia ao longo dos anos. Por meio da reflexão guiada por três das quatro perguntas pedagógicas de Smyth (1992), uma aluna-professora do quinto ano de Letras revelou a força que algumas de suas experiências de formação têm exercido em sua prática de ensino. Tais experiências foram categorizadas com base em Tardif (1999) e Bailey et al. (1996). Os resultados deste estudo nos fazem refletir sobre a nossa própria prática de ensino de língua inglesa. 
id UFMG-7_48c1c68ec8b187e8585afad3aa00d23f
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/752
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua InglesaNos últimos anos, os pesquisadores têm mostrado um crescente interesse pela natureza do trabalho docente e sobre os tipos de saberes que os professores evocam nos eventos de ensino. Este artigo trata de questões sobre as diversas experiências de formação que o professor vivencia ao longo dos anos. Por meio da reflexão guiada por três das quatro perguntas pedagógicas de Smyth (1992), uma aluna-professora do quinto ano de Letras revelou a força que algumas de suas experiências de formação têm exercido em sua prática de ensino. Tais experiências foram categorizadas com base em Tardif (1999) e Bailey et al. (1996). Os resultados deste estudo nos fazem refletir sobre a nossa própria prática de ensino de língua inglesa.  Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisRibeiro, Suely Ana2012-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752/848info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-12T18:05:11Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/752Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-12T18:05:11Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa
title Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa
spellingShingle Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa
Ribeiro, Suely Ana
title_short Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa
title_full Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa
title_fullStr Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa
title_full_unstemmed Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa
title_sort Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma alunaprofessora de Língua Inglesa
author Ribeiro, Suely Ana
author_facet Ribeiro, Suely Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Suely Ana
description Nos últimos anos, os pesquisadores têm mostrado um crescente interesse pela natureza do trabalho docente e sobre os tipos de saberes que os professores evocam nos eventos de ensino. Este artigo trata de questões sobre as diversas experiências de formação que o professor vivencia ao longo dos anos. Por meio da reflexão guiada por três das quatro perguntas pedagógicas de Smyth (1992), uma aluna-professora do quinto ano de Letras revelou a força que algumas de suas experiências de formação têm exercido em sua prática de ensino. Tais experiências foram categorizadas com base em Tardif (1999) e Bailey et al. (1996). Os resultados deste estudo nos fazem refletir sobre a nossa própria prática de ensino de língua inglesa. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/752/848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102229020672