O sorriso (enigma) de Mona Lisa: mulheres e sociedades em embate / Mona Lisa (enigmatic) Smile: Women and Societies in Conflict
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18118 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo analisa como a mulher é semiotizada no filme O sorriso de Mona Lisa (2003), com o objetivo de pensar sobre como o embate entre tradição e revolução reflete e refrata valores sociais sobre o que significa ser mulher. Centrado nas protagonistas, este estudo se volta às vozes sociais tradicional e subversiva em embate. A relevância se justifica pela reflexão acerca da movimentação valorativa interna-externa que constitui os sujeitos-mulheres e as sociedades no grande tempo da cultura. O filme é analisado em sua unidade verbivocovisual. A fundamentação teórica bakhtiniana embasa a análise em seu movimento metodológico materialista histórico-dialético-dialógico, com a utilização, principalmente, dos conceitos de diálogo, ideologia e vozes sociais. Para analisar questões relativas ao feminismo, serão utilizados os estudos de Beauvoir, Saffioti, Davis, Studart, hooks e Ribeiro. Os resultados revelam como a pressão social sobre a mulher a afeta e impacta a sociedade. O sorriso de Mona Lisa semiotiza movimentos históricos e culturais em ressurgência na contemporaneidade, e é urgente refletir sobre isso.PALAVRAS-CHAVE: estudos bakhtinianos; dialogia; ideologia; voz social; mulher.ABSTRACT: This article analyses how the woman is semiotized in the movie Mona Lisa Smile (2003), aiming to think about how the conflict between tradition and revolution reflects and refracts social values of what it means to be a woman. Centered on the protagonists, this study focuses on traditional and subversive social voices in conflict. The reflection on the internal-external valuation movement that constitutes subjects-women and societies in the great time of culture justifies its relevance. It analyzes the film in its verbivocovisual unity. The Bakhtinian theoretical foundation supports the analysis in its dialectical-dialogical-historical materialist methodological movement, using mainly the concepts of dialogue, ideology, and social voices. To analyze issues related to feminism, studies from Beauvoir, Saffioti, Davis, Studart, hooks, and Ribeiro will be used. The results reveal how the social pressure on women affects them and impacts society. Mona Lisa Smile semiotizes historical and cultural movements in resurgence in the contemporaneity and reflecting on this is urgent.KEYWORDS: Bakhtinian studies; dialogy; ideology; social voice; women. |
id |
UFMG-7_50b3caaa953f2b2a178750978577adf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/18118 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sorriso (enigma) de Mona Lisa: mulheres e sociedades em embate / Mona Lisa (enigmatic) Smile: Women and Societies in Conflictestudos bakhtinianos; dialogia; ideologia; voz social; mulher; Bakhtinian studies; dialogy; ideology; social voice; women.RESUMO: Este artigo analisa como a mulher é semiotizada no filme O sorriso de Mona Lisa (2003), com o objetivo de pensar sobre como o embate entre tradição e revolução reflete e refrata valores sociais sobre o que significa ser mulher. Centrado nas protagonistas, este estudo se volta às vozes sociais tradicional e subversiva em embate. A relevância se justifica pela reflexão acerca da movimentação valorativa interna-externa que constitui os sujeitos-mulheres e as sociedades no grande tempo da cultura. O filme é analisado em sua unidade verbivocovisual. A fundamentação teórica bakhtiniana embasa a análise em seu movimento metodológico materialista histórico-dialético-dialógico, com a utilização, principalmente, dos conceitos de diálogo, ideologia e vozes sociais. Para analisar questões relativas ao feminismo, serão utilizados os estudos de Beauvoir, Saffioti, Davis, Studart, hooks e Ribeiro. Os resultados revelam como a pressão social sobre a mulher a afeta e impacta a sociedade. O sorriso de Mona Lisa semiotiza movimentos históricos e culturais em ressurgência na contemporaneidade, e é urgente refletir sobre isso.PALAVRAS-CHAVE: estudos bakhtinianos; dialogia; ideologia; voz social; mulher.ABSTRACT: This article analyses how the woman is semiotized in the movie Mona Lisa Smile (2003), aiming to think about how the conflict between tradition and revolution reflects and refracts social values of what it means to be a woman. Centered on the protagonists, this study focuses on traditional and subversive social voices in conflict. The reflection on the internal-external valuation movement that constitutes subjects-women and societies in the great time of culture justifies its relevance. It analyzes the film in its verbivocovisual unity. The Bakhtinian theoretical foundation supports the analysis in its dialectical-dialogical-historical materialist methodological movement, using mainly the concepts of dialogue, ideology, and social voices. To analyze issues related to feminism, studies from Beauvoir, Saffioti, Davis, Studart, hooks, and Ribeiro will be used. The results reveal how the social pressure on women affects them and impacts society. Mona Lisa Smile semiotizes historical and cultural movements in resurgence in the contemporaneity and reflecting on this is urgent.KEYWORDS: Bakhtinian studies; dialogy; ideology; social voice; women.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESPaula, Luciane deSant´ana, Carolina Gomes2022-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18118Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 871-908Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 871-908Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 871-9081984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18118/1125614603http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/18118/2938/*ref*/BADINTER, E. Um amor conquistado. O mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009./*ref*/BAKHTIN, M. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento – o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010a./*ref*/BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011./*ref*/BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. São Paulo: 34, 2016./*ref*/BAKHTIN, M. O homem ao espelho. São Carlos: Pedro & João, 2019./*ref*/BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João, 2009./*ref*/BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense, 2010b./*ref*/BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: 34, 2015./*ref*/BAKHTIN, M. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Rio de Janeiro: 34, 2018./*ref*/BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980./*ref*/BENFICA, T. M. S.; MOREIRA, P. S.; RODRIGUES, T. S. O sagrado feminino no Código da Vinci. Psicanálise e Barroco, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 8-24, 2019./*ref*/CAMPOS, L. S. Os mapas, atores e números da diversidade religiosa cristã brasileira: católicos e evangélicos entre 1940 e 2007. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, p. 9-47, dez. 2008./*ref*/DA VINCI, L. Mona Lisa. 1506. Pintura a óleo, 77cm × 53cm. Museu do Louvre, Paris./*ref*/DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016./*ref*/EARLS, I. Renaissance Art: A Topical Dictionary. Westport: Greenwood Press, 1987./*ref*/FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1997./*ref*/FREUD, S. O mal-estar na civilização. São Paulo: Martin Claret, 2021./*ref*/GOETHE, J. W. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 2013./*ref*/GRAHAM-DIXON, A. Arte, o guia visual definitivo. São Paulo: Publifolha, 2012./*ref*/GUIMARÃES, L. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2001./*ref*/HAYNES, D. J. Bakhtin and the Visual Arts. New York: Cambridge, 2008./*ref*/HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2013./*ref*/HOOKS, B. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020./*ref*/KANDINSKY, W. Ponto, linha, plano – contribuição para análise dos elementos picturais. Lisboa: 70, 1970./*ref*/MADONA. In: HOUAISS. São Paulo: Uol, 2021. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v5-4/html/index.php#0. Acesso em: 7 fev. 2021./*ref*/MARGARET Livingstone: Mona Lisa Smile Secrets Revealed. BBC, London, 2006. Disponível em: http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/2775817.stm. Acesso em: 8 fev. 2021./*ref*/MEDVIÉDEV, P. M. O método formal nos estudos literários: uma introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012./*ref*/O SORRISO de Mona Lisa. Direção de Mike Lewell. Estados Unidos: Revolution Studios; Columbia Pictures, 2003. 114 min./*ref*/PAULA, L. de. O enunciado verbivocovisual de animação: a valoração do “amor verdadeiro” Disney – uma análise de Frozen. In: FERNANDES JR, A.; STAFUZZA, G. B. (org.). Discursividades contemporâneas: política, corpo, diálogo. Campinas: Mercado de Letras, 2017. p. 287-314./*ref*/PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S. A verbivocovisualidade criptografada de Augusto de Campos. Revista da ANPOLL, Niterói, v. 52, n. 3, p. 55-75, 2021./*ref*/PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S. O aprisionamento da mulher: The Handmaid’s Tale na contemporaneidade. Galáxia, São Paulo, v. 47, n. 47, 2022./*ref*/PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S. Um lugar de violência: perspectiva dialógica do corpo em The Handmaid’s Tale. Polifonia, Cuiabá, v. 27 n. 49, p. 130-153, 2020./*ref*/PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. A filosofia da linguagem bakhtiniana e sua tridimensionalidade verbivocovisual. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 706-722, 2020d./*ref*/PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. A tridimensionalidade verbivocovisual da linguagem bakhtiniana. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 105-134, 2020a. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/171296. Acesso em: 6 set. 2021./*ref*/PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. Dialogismo verbivocovisual: uma proposta bakhtiniana. Polifonia, Cuiabá, v. 27 n. 49, p. 15-46, 2020c./*ref*/PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. Filosofia da linguagem bakhtiniana: concepção verbivocovisual. Revista Diálogos, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 132-151, 2020b. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/10039. Acesso em: 6 set. 2021./*ref*/PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. The Verbivocovisual Architectonic of the Stage La Conversione Di Un Cavallo. Global Journal of Human Social Sciences-A – GJHSS-A, Framingham, v. 21, n. 13, p. 1-13, 2021./*ref*/PAULA, L. de; OLIVEIRA, N. R. de. Minions nas telas e bolsominions na vida: uma análise bakhtiniana. Letrônica, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-19, 2020./*ref*/PAULA, L. de; SANT’ANA, C. G. A “verdadeira mulher”: bela, empoderada e do ler. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Cuiabá, v. 24, n. 2, p. 195-218, 2020./*ref*/PAULA, L. de; SANT’ANA, C. G. A violência contra a mulher no Brasil: repercussão pública do machismo estrutural. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 7555-7574, 2022./*ref*/PAULA, L. de; SANTANA, B. M. A mulher rosa em cinquenta tons de cinza: imagens dialógicas patriarcais. In: CRISTOVÃO, A.; LUDOVICE, C. de A. B.; BORGES, M. C. (org.). GEBGE em ação. Franca: Ribeirão Gráfica, 2021. p. 13-37./*ref*/PAULA, L. de; SERNI, N. M. A vida na arte a verbivocovisualidade do gênero filme musical. Raído, Dourados, v. 11, n. 25, p. 178-201, 2017./*ref*/PAULA, L. de; SILVA, T. N. Você em série: o cuidado/abuso da vida na relação afetivo-amorosa de Beck e Joe. Intertexto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. 2-29, 2020./*ref*/PAULA, L. de; SOUZA, D. N. de. Antropofagia dialógica – olhar Tarsila do Amaral. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 22, n. 3, p. 75-105, 2019./*ref*/PAULA, L. de; TEIXEIRA, L. P. As barbies pelo Porta dos Fundos: uma análise verbivocovisual. EntreLetras, Araguaína, v. 12, n. 1, p. 345-369, 2021a./*ref*/PAULA, L. de; TEIXEIRA, L. P. Barbies perfeitas: o antifeminismo contemporâneo. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; GARCIA, T. S.; G. FERREIRA, A. de A. G. D’O. (org.). Pesquisas em linguagem: diálogos com a contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2021b. p. 54-83./*ref*/REIS JR., D. Propagandas antigas machistas. Propagandas históricas, Goiânia, 15 jan. 2014. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/2014/01/dez-propagandas-historicas-machistas.html. Acesso em: 3 nov. 2020./*ref*/RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019./*ref*/SAFFIOTI, H. I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987./*ref*/STAACHI, C. They Ad to Be Kidding! Shocking Posters in the 1950s and 1960s Show the Sexist and Racist Campaigns Once Seen as Acceptable. Daily Mail, London, 14 nov. 2015. Disponível em: https://www.dailymail.co.uk/news/article-3318841/Shocking-posters-1950s-60s-sexist-racist-campaigns-seen-acceptable.html. Acesso em: 3 nov. 2020./*ref*/STAM, R. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: UFMG, 2008./*ref*/STAM, R. Bakhtin e a crítica midiática. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (org.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro & João, 2010b. p. 331-357./*ref*/STAM, R. Bakhtin: da teoria literária a cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992./*ref*/STAM, R. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2010a./*ref*/STUDART, H. Mulher. Objeto de cama e mesa. Rio de Janeiro: Vozes, 1974./*ref*/SUBMITTING to My Husband Like It’s 1959: Why I Became a Tradwife? BBC, London. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZwT-zYo4-OM&ab_channel=BBCStories. Acesso em: 3 fev. 2021./*ref*/VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João, 2013./*ref*/VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia. São Paulo: 34, 2019./*ref*/VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: 34, 2018./*ref*/WOLF, N. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.Copyright (c) 2022 Luciane de Paula, Carolina Gomes Sant´anahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-07T17:07:41Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/18118Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2022-11-07T17:07:41Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sorriso (enigma) de Mona Lisa: mulheres e sociedades em embate / Mona Lisa (enigmatic) Smile: Women and Societies in Conflict |
title |
O sorriso (enigma) de Mona Lisa: mulheres e sociedades em embate / Mona Lisa (enigmatic) Smile: Women and Societies in Conflict |
spellingShingle |
O sorriso (enigma) de Mona Lisa: mulheres e sociedades em embate / Mona Lisa (enigmatic) Smile: Women and Societies in Conflict Paula, Luciane de estudos bakhtinianos; dialogia; ideologia; voz social; mulher; Bakhtinian studies; dialogy; ideology; social voice; women. |
title_short |
O sorriso (enigma) de Mona Lisa: mulheres e sociedades em embate / Mona Lisa (enigmatic) Smile: Women and Societies in Conflict |
title_full |
O sorriso (enigma) de Mona Lisa: mulheres e sociedades em embate / Mona Lisa (enigmatic) Smile: Women and Societies in Conflict |
title_fullStr |
O sorriso (enigma) de Mona Lisa: mulheres e sociedades em embate / Mona Lisa (enigmatic) Smile: Women and Societies in Conflict |
title_full_unstemmed |
O sorriso (enigma) de Mona Lisa: mulheres e sociedades em embate / Mona Lisa (enigmatic) Smile: Women and Societies in Conflict |
title_sort |
O sorriso (enigma) de Mona Lisa: mulheres e sociedades em embate / Mona Lisa (enigmatic) Smile: Women and Societies in Conflict |
author |
Paula, Luciane de |
author_facet |
Paula, Luciane de Sant´ana, Carolina Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Sant´ana, Carolina Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Luciane de Sant´ana, Carolina Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudos bakhtinianos; dialogia; ideologia; voz social; mulher; Bakhtinian studies; dialogy; ideology; social voice; women. |
topic |
estudos bakhtinianos; dialogia; ideologia; voz social; mulher; Bakhtinian studies; dialogy; ideology; social voice; women. |
description |
RESUMO: Este artigo analisa como a mulher é semiotizada no filme O sorriso de Mona Lisa (2003), com o objetivo de pensar sobre como o embate entre tradição e revolução reflete e refrata valores sociais sobre o que significa ser mulher. Centrado nas protagonistas, este estudo se volta às vozes sociais tradicional e subversiva em embate. A relevância se justifica pela reflexão acerca da movimentação valorativa interna-externa que constitui os sujeitos-mulheres e as sociedades no grande tempo da cultura. O filme é analisado em sua unidade verbivocovisual. A fundamentação teórica bakhtiniana embasa a análise em seu movimento metodológico materialista histórico-dialético-dialógico, com a utilização, principalmente, dos conceitos de diálogo, ideologia e vozes sociais. Para analisar questões relativas ao feminismo, serão utilizados os estudos de Beauvoir, Saffioti, Davis, Studart, hooks e Ribeiro. Os resultados revelam como a pressão social sobre a mulher a afeta e impacta a sociedade. O sorriso de Mona Lisa semiotiza movimentos históricos e culturais em ressurgência na contemporaneidade, e é urgente refletir sobre isso.PALAVRAS-CHAVE: estudos bakhtinianos; dialogia; ideologia; voz social; mulher.ABSTRACT: This article analyses how the woman is semiotized in the movie Mona Lisa Smile (2003), aiming to think about how the conflict between tradition and revolution reflects and refracts social values of what it means to be a woman. Centered on the protagonists, this study focuses on traditional and subversive social voices in conflict. The reflection on the internal-external valuation movement that constitutes subjects-women and societies in the great time of culture justifies its relevance. It analyzes the film in its verbivocovisual unity. The Bakhtinian theoretical foundation supports the analysis in its dialectical-dialogical-historical materialist methodological movement, using mainly the concepts of dialogue, ideology, and social voices. To analyze issues related to feminism, studies from Beauvoir, Saffioti, Davis, Studart, hooks, and Ribeiro will be used. The results reveal how the social pressure on women affects them and impacts society. Mona Lisa Smile semiotizes historical and cultural movements in resurgence in the contemporaneity and reflecting on this is urgent.KEYWORDS: Bakhtinian studies; dialogy; ideology; social voice; women. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18118 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18118/1125614603 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/18118/2938 /*ref*/BADINTER, E. Um amor conquistado. O mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. /*ref*/BAKHTIN, M. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento – o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010a. /*ref*/BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011. /*ref*/BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. São Paulo: 34, 2016. /*ref*/BAKHTIN, M. O homem ao espelho. São Carlos: Pedro & João, 2019. /*ref*/BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João, 2009. /*ref*/BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense, 2010b. /*ref*/BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: 34, 2015. /*ref*/BAKHTIN, M. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Rio de Janeiro: 34, 2018. /*ref*/BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. /*ref*/BENFICA, T. M. S.; MOREIRA, P. S.; RODRIGUES, T. S. O sagrado feminino no Código da Vinci. Psicanálise e Barroco, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 8-24, 2019. /*ref*/CAMPOS, L. S. Os mapas, atores e números da diversidade religiosa cristã brasileira: católicos e evangélicos entre 1940 e 2007. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, p. 9-47, dez. 2008. /*ref*/DA VINCI, L. Mona Lisa. 1506. Pintura a óleo, 77cm × 53cm. Museu do Louvre, Paris. /*ref*/DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016. /*ref*/EARLS, I. Renaissance Art: A Topical Dictionary. Westport: Greenwood Press, 1987. /*ref*/FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1997. /*ref*/FREUD, S. O mal-estar na civilização. São Paulo: Martin Claret, 2021. /*ref*/GOETHE, J. W. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 2013. /*ref*/GRAHAM-DIXON, A. Arte, o guia visual definitivo. São Paulo: Publifolha, 2012. /*ref*/GUIMARÃES, L. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2001. /*ref*/HAYNES, D. J. Bakhtin and the Visual Arts. New York: Cambridge, 2008. /*ref*/HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2013. /*ref*/HOOKS, B. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020. /*ref*/KANDINSKY, W. Ponto, linha, plano – contribuição para análise dos elementos picturais. Lisboa: 70, 1970. /*ref*/MADONA. In: HOUAISS. São Paulo: Uol, 2021. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v5-4/html/index.php#0. Acesso em: 7 fev. 2021. /*ref*/MARGARET Livingstone: Mona Lisa Smile Secrets Revealed. BBC, London, 2006. Disponível em: http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/2775817.stm. Acesso em: 8 fev. 2021. /*ref*/MEDVIÉDEV, P. M. O método formal nos estudos literários: uma introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012. /*ref*/O SORRISO de Mona Lisa. Direção de Mike Lewell. Estados Unidos: Revolution Studios; Columbia Pictures, 2003. 114 min. /*ref*/PAULA, L. de. O enunciado verbivocovisual de animação: a valoração do “amor verdadeiro” Disney – uma análise de Frozen. In: FERNANDES JR, A.; STAFUZZA, G. B. (org.). Discursividades contemporâneas: política, corpo, diálogo. Campinas: Mercado de Letras, 2017. p. 287-314. /*ref*/PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S. A verbivocovisualidade criptografada de Augusto de Campos. Revista da ANPOLL, Niterói, v. 52, n. 3, p. 55-75, 2021. /*ref*/PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S. O aprisionamento da mulher: The Handmaid’s Tale na contemporaneidade. Galáxia, São Paulo, v. 47, n. 47, 2022. /*ref*/PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S. Um lugar de violência: perspectiva dialógica do corpo em The Handmaid’s Tale. Polifonia, Cuiabá, v. 27 n. 49, p. 130-153, 2020. /*ref*/PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. A filosofia da linguagem bakhtiniana e sua tridimensionalidade verbivocovisual. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 706-722, 2020d. /*ref*/PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. A tridimensionalidade verbivocovisual da linguagem bakhtiniana. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 105-134, 2020a. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/171296. Acesso em: 6 set. 2021. /*ref*/PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. Dialogismo verbivocovisual: uma proposta bakhtiniana. Polifonia, Cuiabá, v. 27 n. 49, p. 15-46, 2020c. /*ref*/PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. Filosofia da linguagem bakhtiniana: concepção verbivocovisual. Revista Diálogos, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 132-151, 2020b. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/10039. Acesso em: 6 set. 2021. /*ref*/PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. The Verbivocovisual Architectonic of the Stage La Conversione Di Un Cavallo. Global Journal of Human Social Sciences-A – GJHSS-A, Framingham, v. 21, n. 13, p. 1-13, 2021. /*ref*/PAULA, L. de; OLIVEIRA, N. R. de. Minions nas telas e bolsominions na vida: uma análise bakhtiniana. Letrônica, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-19, 2020. /*ref*/PAULA, L. de; SANT’ANA, C. G. A “verdadeira mulher”: bela, empoderada e do ler. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Cuiabá, v. 24, n. 2, p. 195-218, 2020. /*ref*/PAULA, L. de; SANT’ANA, C. G. A violência contra a mulher no Brasil: repercussão pública do machismo estrutural. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 7555-7574, 2022. /*ref*/PAULA, L. de; SANTANA, B. M. A mulher rosa em cinquenta tons de cinza: imagens dialógicas patriarcais. In: CRISTOVÃO, A.; LUDOVICE, C. de A. B.; BORGES, M. C. (org.). GEBGE em ação. Franca: Ribeirão Gráfica, 2021. p. 13-37. /*ref*/PAULA, L. de; SERNI, N. M. A vida na arte a verbivocovisualidade do gênero filme musical. Raído, Dourados, v. 11, n. 25, p. 178-201, 2017. /*ref*/PAULA, L. de; SILVA, T. N. Você em série: o cuidado/abuso da vida na relação afetivo-amorosa de Beck e Joe. Intertexto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. 2-29, 2020. /*ref*/PAULA, L. de; SOUZA, D. N. de. Antropofagia dialógica – olhar Tarsila do Amaral. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 22, n. 3, p. 75-105, 2019. /*ref*/PAULA, L. de; TEIXEIRA, L. P. As barbies pelo Porta dos Fundos: uma análise verbivocovisual. EntreLetras, Araguaína, v. 12, n. 1, p. 345-369, 2021a. /*ref*/PAULA, L. de; TEIXEIRA, L. P. Barbies perfeitas: o antifeminismo contemporâneo. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; GARCIA, T. S.; G. FERREIRA, A. de A. G. D’O. (org.). Pesquisas em linguagem: diálogos com a contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2021b. p. 54-83. /*ref*/REIS JR., D. Propagandas antigas machistas. Propagandas históricas, Goiânia, 15 jan. 2014. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/2014/01/dez-propagandas-historicas-machistas.html. Acesso em: 3 nov. 2020. /*ref*/RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019. /*ref*/SAFFIOTI, H. I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987. /*ref*/STAACHI, C. They Ad to Be Kidding! Shocking Posters in the 1950s and 1960s Show the Sexist and Racist Campaigns Once Seen as Acceptable. Daily Mail, London, 14 nov. 2015. Disponível em: https://www.dailymail.co.uk/news/article-3318841/Shocking-posters-1950s-60s-sexist-racist-campaigns-seen-acceptable.html. Acesso em: 3 nov. 2020. /*ref*/STAM, R. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: UFMG, 2008. /*ref*/STAM, R. Bakhtin e a crítica midiática. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (org.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro & João, 2010b. p. 331-357. /*ref*/STAM, R. Bakhtin: da teoria literária a cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992. /*ref*/STAM, R. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2010a. /*ref*/STUDART, H. Mulher. Objeto de cama e mesa. Rio de Janeiro: Vozes, 1974. /*ref*/SUBMITTING to My Husband Like It’s 1959: Why I Became a Tradwife? BBC, London. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZwT-zYo4-OM&ab_channel=BBCStories. Acesso em: 3 fev. 2021. /*ref*/VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João, 2013. /*ref*/VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia. São Paulo: 34, 2019. /*ref*/VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: 34, 2018. /*ref*/WOLF, N. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luciane de Paula, Carolina Gomes Sant´ana http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luciane de Paula, Carolina Gomes Sant´ana http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 871-908 Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 871-908 Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 871-908 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711101036789760 |