Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIBERALI, FERNANDA COELHO
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033
Resumo: Este artigo discute como crianças pequenas aprendem a lidar com conflitos em ponto de vista multicultural.  Baseado na visão de que em um mundo de múltiplas demandas e perspectivas, as crianças aprendem a lidar com a vida de diversas maneiras que permitirão que elas escolham em que se tornar. Os principais conceitos nos quais este artigo se baseia são multiculturalismo, ligado ao multilinguismo e a multimodalidade, intervenção colaborativa como a criação de zonas de desenvolvimento proximal e argumentação oral infantil. Os dados consistem em um episódio de uma situação de lanche entre crianças de dois anos de idade transcrito multimodalmente que mostra o desenvolvimento multicultural destas crianças pela maneira com a qual elas lidam com a resolução de um conflito.
id UFMG-7_5342958be3fcb96203c34f12ad5fe17a
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5033
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural developmentEste artigo discute como crianças pequenas aprendem a lidar com conflitos em ponto de vista multicultural.  Baseado na visão de que em um mundo de múltiplas demandas e perspectivas, as crianças aprendem a lidar com a vida de diversas maneiras que permitirão que elas escolham em que se tornar. Os principais conceitos nos quais este artigo se baseia são multiculturalismo, ligado ao multilinguismo e a multimodalidade, intervenção colaborativa como a criação de zonas de desenvolvimento proximal e argumentação oral infantil. Os dados consistem em um episódio de uma situação de lanche entre crianças de dois anos de idade transcrito multimodalmente que mostra o desenvolvimento multicultural destas crianças pela maneira com a qual elas lidam com a resolução de um conflito.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPqLIBERALI, FERNANDA COELHO2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033/5285http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5033/192info:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-01T14:28:20Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5033Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-08-01T14:28:20Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development
title Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development
spellingShingle Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development
LIBERALI, FERNANDA COELHO
title_short Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development
title_full Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development
title_fullStr Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development
title_full_unstemmed Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development
title_sort Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development
author LIBERALI, FERNANDA COELHO
author_facet LIBERALI, FERNANDA COELHO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv LIBERALI, FERNANDA COELHO
description Este artigo discute como crianças pequenas aprendem a lidar com conflitos em ponto de vista multicultural.  Baseado na visão de que em um mundo de múltiplas demandas e perspectivas, as crianças aprendem a lidar com a vida de diversas maneiras que permitirão que elas escolham em que se tornar. Os principais conceitos nos quais este artigo se baseia são multiculturalismo, ligado ao multilinguismo e a multimodalidade, intervenção colaborativa como a criação de zonas de desenvolvimento proximal e argumentação oral infantil. Os dados consistem em um episódio de uma situação de lanche entre crianças de dois anos de idade transcrito multimodalmente que mostra o desenvolvimento multicultural destas crianças pela maneira com a qual elas lidam com a resolução de um conflito.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033/5285
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5033/192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100469510144