Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033 |
Resumo: | Este artigo discute como crianças pequenas aprendem a lidar com conflitos em ponto de vista multicultural. Baseado na visão de que em um mundo de múltiplas demandas e perspectivas, as crianças aprendem a lidar com a vida de diversas maneiras que permitirão que elas escolham em que se tornar. Os principais conceitos nos quais este artigo se baseia são multiculturalismo, ligado ao multilinguismo e a multimodalidade, intervenção colaborativa como a criação de zonas de desenvolvimento proximal e argumentação oral infantil. Os dados consistem em um episódio de uma situação de lanche entre crianças de dois anos de idade transcrito multimodalmente que mostra o desenvolvimento multicultural destas crianças pela maneira com a qual elas lidam com a resolução de um conflito. |
id |
UFMG-7_5342958be3fcb96203c34f12ad5fe17a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5033 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural developmentEste artigo discute como crianças pequenas aprendem a lidar com conflitos em ponto de vista multicultural. Baseado na visão de que em um mundo de múltiplas demandas e perspectivas, as crianças aprendem a lidar com a vida de diversas maneiras que permitirão que elas escolham em que se tornar. Os principais conceitos nos quais este artigo se baseia são multiculturalismo, ligado ao multilinguismo e a multimodalidade, intervenção colaborativa como a criação de zonas de desenvolvimento proximal e argumentação oral infantil. Os dados consistem em um episódio de uma situação de lanche entre crianças de dois anos de idade transcrito multimodalmente que mostra o desenvolvimento multicultural destas crianças pela maneira com a qual elas lidam com a resolução de um conflito.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPqLIBERALI, FERNANDA COELHO2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033/5285http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5033/192info:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-01T14:28:20Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5033Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-08-01T14:28:20Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development |
title |
Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development |
spellingShingle |
Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development LIBERALI, FERNANDA COELHO |
title_short |
Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development |
title_full |
Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development |
title_fullStr |
Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development |
title_full_unstemmed |
Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development |
title_sort |
Resolução de Conflitos em contexto de educação bilíngue infantil – em busca de desenvolvimento/ multicultural Conflicts Resolution in Early Childhood Bilingual Education Context – towards multicultural development |
author |
LIBERALI, FERNANDA COELHO |
author_facet |
LIBERALI, FERNANDA COELHO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIBERALI, FERNANDA COELHO |
description |
Este artigo discute como crianças pequenas aprendem a lidar com conflitos em ponto de vista multicultural. Baseado na visão de que em um mundo de múltiplas demandas e perspectivas, as crianças aprendem a lidar com a vida de diversas maneiras que permitirão que elas escolham em que se tornar. Os principais conceitos nos quais este artigo se baseia são multiculturalismo, ligado ao multilinguismo e a multimodalidade, intervenção colaborativa como a criação de zonas de desenvolvimento proximal e argumentação oral infantil. Os dados consistem em um episódio de uma situação de lanche entre crianças de dois anos de idade transcrito multimodalmente que mostra o desenvolvimento multicultural destas crianças pela maneira com a qual elas lidam com a resolução de um conflito. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5033/5285 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5033/192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 2 (2014) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100469510144 |