IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415 |
Resumo: | Este artigo tematiza o conceito de intersubjetividade, com base em Wertsch (1985), com enfoque na formação do profissional de línguas. Constitui uma abordagem que parte da seguinte questão-problema e procura responder a ela: Que relações é possível estabelecer entre: (i) o que avaliamos como um paulatino amadurecimento no domínio teórico visível nas enunciações orais e escritas de acadêmicos sob nossa orientação e (ii) o estreitamento das relações correspondentes a essa mesma orientação institucionalizada entre nós e eles?. Para tanto, apresenta o mencionado conceito de intersubjetidade, problematiza-o, propondo sua ressignificação com base no conceito de encontro do filósofo italiano Augusto Ponzio, e analisa, em uma abordagem interpretativista (MASON, 1996), dados de diário de campo correspondentes a um grupo de pesquisa na área da linguagem, tendo como escopo tal proposta de ressignificação. Os resultados apontam para uma concepção de que a gradação de que trata o autor norte-americano na tessitura do conceito implica a condição de encontro para se consolidar, processo do qual decorre, neste caso específico, a autonomia de acadêmicos no tratamento de questões teórico-epistemológicas da área do conhecimento em tela. |
id |
UFMG-7_5d69d8d3da789b5f2bd2ac0ec8f427f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/8415 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUASIntersubjetividade. Formação docente. Encontro.Este artigo tematiza o conceito de intersubjetividade, com base em Wertsch (1985), com enfoque na formação do profissional de línguas. Constitui uma abordagem que parte da seguinte questão-problema e procura responder a ela: Que relações é possível estabelecer entre: (i) o que avaliamos como um paulatino amadurecimento no domínio teórico visível nas enunciações orais e escritas de acadêmicos sob nossa orientação e (ii) o estreitamento das relações correspondentes a essa mesma orientação institucionalizada entre nós e eles?. Para tanto, apresenta o mencionado conceito de intersubjetidade, problematiza-o, propondo sua ressignificação com base no conceito de encontro do filósofo italiano Augusto Ponzio, e analisa, em uma abordagem interpretativista (MASON, 1996), dados de diário de campo correspondentes a um grupo de pesquisa na área da linguagem, tendo como escopo tal proposta de ressignificação. Os resultados apontam para uma concepção de que a gradação de que trata o autor norte-americano na tessitura do conceito implica a condição de encontro para se consolidar, processo do qual decorre, neste caso específico, a autonomia de acadêmicos no tratamento de questões teórico-epistemológicas da área do conhecimento em tela. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCerutti-Rizzatti, Mary ElizabethKuerten Dellagnelo, Adriana2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415/9192http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8415/895http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8415/896Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:28:35Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/8415Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:28:35Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS |
title |
IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth Intersubjetividade. Formação docente. Encontro. |
title_short |
IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS |
title_full |
IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS |
title_sort |
IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS |
author |
Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth |
author_facet |
Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth Kuerten Dellagnelo, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Kuerten Dellagnelo, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth Kuerten Dellagnelo, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intersubjetividade. Formação docente. Encontro. |
topic |
Intersubjetividade. Formação docente. Encontro. |
description |
Este artigo tematiza o conceito de intersubjetividade, com base em Wertsch (1985), com enfoque na formação do profissional de línguas. Constitui uma abordagem que parte da seguinte questão-problema e procura responder a ela: Que relações é possível estabelecer entre: (i) o que avaliamos como um paulatino amadurecimento no domínio teórico visível nas enunciações orais e escritas de acadêmicos sob nossa orientação e (ii) o estreitamento das relações correspondentes a essa mesma orientação institucionalizada entre nós e eles?. Para tanto, apresenta o mencionado conceito de intersubjetidade, problematiza-o, propondo sua ressignificação com base no conceito de encontro do filósofo italiano Augusto Ponzio, e analisa, em uma abordagem interpretativista (MASON, 1996), dados de diário de campo correspondentes a um grupo de pesquisa na área da linguagem, tendo como escopo tal proposta de ressignificação. Os resultados apontam para uma concepção de que a gradação de que trata o autor norte-americano na tessitura do conceito implica a condição de encontro para se consolidar, processo do qual decorre, neste caso específico, a autonomia de acadêmicos no tratamento de questões teórico-epistemológicas da área do conhecimento em tela. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415/9192 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8415/895 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8415/896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102247895040 |