IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kuerten Dellagnelo, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415
Resumo: Este artigo tematiza o conceito de intersubjetividade, com base em Wertsch (1985), com enfoque na formação do profissional de línguas. Constitui uma abordagem que parte da seguinte questão-problema e procura responder a ela: Que relações é possível estabelecer entre: (i) o que avaliamos como um paulatino amadurecimento no domínio teórico visível nas enunciações orais e escritas de acadêmicos sob nossa orientação e (ii) o estreitamento das relações correspondentes a essa mesma orientação institucionalizada entre nós e eles?. Para tanto, apresenta o mencionado conceito de intersubjetidade, problematiza-o, propondo sua ressignificação com base no conceito de encontro do filósofo italiano Augusto Ponzio, e analisa, em uma abordagem interpretativista (MASON, 1996), dados de diário de campo correspondentes a um grupo de pesquisa na área da linguagem, tendo como escopo tal proposta de ressignificação. Os resultados apontam para uma concepção de que a gradação de que trata o autor norte-americano na tessitura do conceito implica a condição de encontro para se consolidar, processo do qual decorre, neste caso específico, a autonomia de acadêmicos no tratamento de questões teórico-epistemológicas da área do conhecimento em tela. 
id UFMG-7_5d69d8d3da789b5f2bd2ac0ec8f427f9
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/8415
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUASIntersubjetividade. Formação docente. Encontro.Este artigo tematiza o conceito de intersubjetividade, com base em Wertsch (1985), com enfoque na formação do profissional de línguas. Constitui uma abordagem que parte da seguinte questão-problema e procura responder a ela: Que relações é possível estabelecer entre: (i) o que avaliamos como um paulatino amadurecimento no domínio teórico visível nas enunciações orais e escritas de acadêmicos sob nossa orientação e (ii) o estreitamento das relações correspondentes a essa mesma orientação institucionalizada entre nós e eles?. Para tanto, apresenta o mencionado conceito de intersubjetidade, problematiza-o, propondo sua ressignificação com base no conceito de encontro do filósofo italiano Augusto Ponzio, e analisa, em uma abordagem interpretativista (MASON, 1996), dados de diário de campo correspondentes a um grupo de pesquisa na área da linguagem, tendo como escopo tal proposta de ressignificação. Os resultados apontam para uma concepção de que a gradação de que trata o autor norte-americano na tessitura do conceito implica a condição de encontro para se consolidar, processo do qual decorre, neste caso específico, a autonomia de acadêmicos no tratamento de questões teórico-epistemológicas da área do conhecimento em tela. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCerutti-Rizzatti, Mary ElizabethKuerten Dellagnelo, Adriana2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415/9192http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8415/895http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8415/896Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:28:35Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/8415Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:28:35Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS
title IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS
spellingShingle IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS
Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
Intersubjetividade. Formação docente. Encontro.
title_short IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS
title_full IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS
title_fullStr IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS
title_full_unstemmed IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS
title_sort IMPLICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DO CONCEITO DE INTERSUBJETIVIDADE: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS
author Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
author_facet Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
Kuerten Dellagnelo, Adriana
author_role author
author2 Kuerten Dellagnelo, Adriana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
Kuerten Dellagnelo, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Intersubjetividade. Formação docente. Encontro.
topic Intersubjetividade. Formação docente. Encontro.
description Este artigo tematiza o conceito de intersubjetividade, com base em Wertsch (1985), com enfoque na formação do profissional de línguas. Constitui uma abordagem que parte da seguinte questão-problema e procura responder a ela: Que relações é possível estabelecer entre: (i) o que avaliamos como um paulatino amadurecimento no domínio teórico visível nas enunciações orais e escritas de acadêmicos sob nossa orientação e (ii) o estreitamento das relações correspondentes a essa mesma orientação institucionalizada entre nós e eles?. Para tanto, apresenta o mencionado conceito de intersubjetidade, problematiza-o, propondo sua ressignificação com base no conceito de encontro do filósofo italiano Augusto Ponzio, e analisa, em uma abordagem interpretativista (MASON, 1996), dados de diário de campo correspondentes a um grupo de pesquisa na área da linguagem, tendo como escopo tal proposta de ressignificação. Os resultados apontam para uma concepção de que a gradação de que trata o autor norte-americano na tessitura do conceito implica a condição de encontro para se consolidar, processo do qual decorre, neste caso específico, a autonomia de acadêmicos no tratamento de questões teórico-epistemológicas da área do conhecimento em tela. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8415/9192
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8415/895
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8415/896
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102247895040