A relação cognição e linguagem e o papel da consciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Marilene Tavares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/746
Resumo: Este texto discute como a concepção de aprendizagem depende diretamente da ontologia que emerge de teorias que buscam compreender a cognição humana. A análise de alguns aspectos teórico-epistemológicos desenvolvidos pela ciência moderna ressaltou que a eliminação do conceito de consciência dessa investigação foi uma opção ideológica. Procurei mostrar a necessidade de uma nova metodologia, a partir da vinculação da Psicologia Cognitiva e da Lingüística Cognitiva, para investigar a cognição humana. Espera-se que tal metodologia leve em consideração a consciência, uma vez que pesquisas recentes sobre o tema buscam, cada vez mais, ampliar a compreensão desse fenômeno.
id UFMG-7_631e44c21bc1d54cf54412ffc4a7ace3
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/746
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A relação cognição e linguagem e o papel da consciênciaEste texto discute como a concepção de aprendizagem depende diretamente da ontologia que emerge de teorias que buscam compreender a cognição humana. A análise de alguns aspectos teórico-epistemológicos desenvolvidos pela ciência moderna ressaltou que a eliminação do conceito de consciência dessa investigação foi uma opção ideológica. Procurei mostrar a necessidade de uma nova metodologia, a partir da vinculação da Psicologia Cognitiva e da Lingüística Cognitiva, para investigar a cognição humana. Espera-se que tal metodologia leve em consideração a consciência, uma vez que pesquisas recentes sobre o tema buscam, cada vez mais, ampliar a compreensão desse fenômeno. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCortez, Marilene Tavares2012-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/746Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 2 (2005)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 2 (2005)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 2 (2005)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/746/842info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-13T21:34:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/746Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-13T21:34:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação cognição e linguagem e o papel da consciência
title A relação cognição e linguagem e o papel da consciência
spellingShingle A relação cognição e linguagem e o papel da consciência
Cortez, Marilene Tavares
title_short A relação cognição e linguagem e o papel da consciência
title_full A relação cognição e linguagem e o papel da consciência
title_fullStr A relação cognição e linguagem e o papel da consciência
title_full_unstemmed A relação cognição e linguagem e o papel da consciência
title_sort A relação cognição e linguagem e o papel da consciência
author Cortez, Marilene Tavares
author_facet Cortez, Marilene Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Marilene Tavares
description Este texto discute como a concepção de aprendizagem depende diretamente da ontologia que emerge de teorias que buscam compreender a cognição humana. A análise de alguns aspectos teórico-epistemológicos desenvolvidos pela ciência moderna ressaltou que a eliminação do conceito de consciência dessa investigação foi uma opção ideológica. Procurei mostrar a necessidade de uma nova metodologia, a partir da vinculação da Psicologia Cognitiva e da Lingüística Cognitiva, para investigar a cognição humana. Espera-se que tal metodologia leve em consideração a consciência, uma vez que pesquisas recentes sobre o tema buscam, cada vez mais, ampliar a compreensão desse fenômeno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/746
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/746/842
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 2 (2005)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 2 (2005)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 2 (2005)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101115432960