O fazer científico nos Estudos Literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Evandro Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Regina Celi Mendes, Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12963
Resumo: O artigo pretende estudar a configuração de práticas letradas acadêmicas na área dos Estudos Literários. Para tanto, selecionamos oito artigos científicos da área, publicados em periódicos de diferentes estratos de classificação do Qualis-Periódicos 2013-2016 de Linguística e Literatura, e aplicamos um questionário a sete estudantes e profissionais que atuam no campo dos Estudos Literários. Os dados são analisados com base nos aportes dos Novos Estudos de Letramento, mais especificamente a abordagem dos Letramentos Acadêmicos, e do Interacionismo Sociodiscursivo. As análises apontam que as práticas letradas acadêmicas da área se caracterizam por uma postura interpretativista, pela interdisciplinaridade e pelo primado do texto literário, o que demonstra o caráter situado de concepções epistemológicas e da arquitetura do gênero artigo científico.
id UFMG-7_6e8c66681fe9f6809b4670a70d7b423a
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12963
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O fazer científico nos Estudos Literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicasLetramentos acadêmicos; Estudos Literários; Interacionismo Sociodiscursivo.O artigo pretende estudar a configuração de práticas letradas acadêmicas na área dos Estudos Literários. Para tanto, selecionamos oito artigos científicos da área, publicados em periódicos de diferentes estratos de classificação do Qualis-Periódicos 2013-2016 de Linguística e Literatura, e aplicamos um questionário a sete estudantes e profissionais que atuam no campo dos Estudos Literários. Os dados são analisados com base nos aportes dos Novos Estudos de Letramento, mais especificamente a abordagem dos Letramentos Acadêmicos, e do Interacionismo Sociodiscursivo. As análises apontam que as práticas letradas acadêmicas da área se caracterizam por uma postura interpretativista, pela interdisciplinaridade e pelo primado do texto literário, o que demonstra o caráter situado de concepções epistemológicas e da arquitetura do gênero artigo científico.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisLeite, Evandro GonçalvesPereira, Regina Celi MendesBarbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes2019-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12963Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12963/1125612064Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-30T19:53:22Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12963Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-01-30T19:53:22Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer científico nos Estudos Literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas
title O fazer científico nos Estudos Literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas
spellingShingle O fazer científico nos Estudos Literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas
Leite, Evandro Gonçalves
Letramentos acadêmicos; Estudos Literários; Interacionismo Sociodiscursivo.
title_short O fazer científico nos Estudos Literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas
title_full O fazer científico nos Estudos Literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas
title_fullStr O fazer científico nos Estudos Literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas
title_full_unstemmed O fazer científico nos Estudos Literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas
title_sort O fazer científico nos Estudos Literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas
author Leite, Evandro Gonçalves
author_facet Leite, Evandro Gonçalves
Pereira, Regina Celi Mendes
Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
author_role author
author2 Pereira, Regina Celi Mendes
Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Evandro Gonçalves
Pereira, Regina Celi Mendes
Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos acadêmicos; Estudos Literários; Interacionismo Sociodiscursivo.
topic Letramentos acadêmicos; Estudos Literários; Interacionismo Sociodiscursivo.
description O artigo pretende estudar a configuração de práticas letradas acadêmicas na área dos Estudos Literários. Para tanto, selecionamos oito artigos científicos da área, publicados em periódicos de diferentes estratos de classificação do Qualis-Periódicos 2013-2016 de Linguística e Literatura, e aplicamos um questionário a sete estudantes e profissionais que atuam no campo dos Estudos Literários. Os dados são analisados com base nos aportes dos Novos Estudos de Letramento, mais especificamente a abordagem dos Letramentos Acadêmicos, e do Interacionismo Sociodiscursivo. As análises apontam que as práticas letradas acadêmicas da área se caracterizam por uma postura interpretativista, pela interdisciplinaridade e pelo primado do texto literário, o que demonstra o caráter situado de concepções epistemológicas e da arquitetura do gênero artigo científico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12963
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12963/1125612064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099396816896