Paying the Rent: languaging particularity and novelty
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/873 |
Resumo: | recompensa econômica e da propriedade contra os valores que se referem aopatrimônio cultural, à criatividade coletiva e ao comentário crítico. Uma maneirabakhtiniana de distinguir esses dois conjuntos importantes de questões, semmisturar seus interesses particulares, é o de reconhecer o quanto estamosincorporados na linguagem dos outros, usando e respondendo a ditos queprocederam aos nossos, reconhecendo também que adicionamos a isso algumdetalhe de originalidade, novidade, assim como a especificidade situacional esperadade tarefas particulares. Quando analisamos situações acadêmicas e outras particularesa partir dessa perspectiva, nós achamos que a dependência prevista do contextocultural comum (de domínio público) e do detalhe de originalidade ou novidadea ser adicionado varia de tarefa para tarefa, e um procedimento que é consideradocomo uma trapaça ou como desprovido de originalidade em uma dada situação éo que é esperado de outra, ou seja, é considerado adequado a outra situação. Emcontextos educacionais, faríamos bem em identificar com mais especificidade comoos alunos deveriam usar a cultura comum em cada tarefa dada, bem como asformas específicas de inovação ou originalidade que também esperamos que elesrealizem em suas tarefas. Devemos então ajustar o que identificamos como plágioou fraude escolar em relação às nossas expectativas quanto ao que esperamos deoriginalidade em uma tarefa. |
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