A reenunciação do discurso jornalístico na produção de jornais escolares brasileiros – estudo de caso de um projeto de larga escala / The re-enunciation of journalistic discourse in the production of Brazilian school newspapers – a case study of a large-scale project
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17870 |
Resumo: | Este trabalho analisa como o discurso jornalístico aparece reenunciado em uma experiência particular de produção de jornais escolares: o projeto Fala Escola da OSC Comunicação e Cultura, localizada no estado do Ceará, Brasil. A partir do arcabouço teórico da análise crítica de gêneros do discurso (BONINI, 2011; 2013; 2017), foram analisados os materiais instrucionais do projeto direcionados a docentes e cinco edições de jornais produzidos em diferentes escolas. O discurso jornalístico hegemônico nuclear – o da objetividade, da imparcialidade e da pluralidade – mostra-se predominante tanto nos materiais instrucionais quanto nos jornais escolares examinados, estes também inscritos em outros discursos dominantes do jornalismo – o investigativo e o de entretenimento. Ambos os materiais também fazem funcionar traços incidentais de um discurso jornalístico contra-hegemônico – o jornalismo comunitário.PALAVRAS-CHAVE: jornal escolar; discurso; gêneros do discurso; contra-hegemonia.This work analyzes how the journalistic discourse is re-enunciated in a particular experience of production of school newspapers: the project “Fala Escola” (School speaks) of the CSO Comunicação e Cultura, based in the state of Ceará, Brazil. Under the aegis of critical genre analysis (BONINI, 2011; 2013; 2017), the project’s instructional materials for teachers and five editions of newspapers produced in different schools were analyzed. The nuclear hegemonic journalistic discourse – that of objectivity, impartiality, and plurality – is predominant both in the instructional materials and in the school newspapers examined, the latter also inscribed in other dominant discourses of journalism – the investigative and that of entertainment. Both materials also bring incidental features of a counter-hegemonic journalistic discourse – the community journalism.KEYWORDS: school newspaper; discourse; speech genre; counter-hegemony. |
id |
UFMG-7_75cea7627a62ff22d491beb557e7b075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17870 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A reenunciação do discurso jornalístico na produção de jornais escolares brasileiros – estudo de caso de um projeto de larga escala / The re-enunciation of journalistic discourse in the production of Brazilian school newspapers – a case study of a large-scale projectjornal escolar; discurso; gêneros do discurso; contra-hegemonia; school newspaper; discourse; speech genre; counter-hegemony.Este trabalho analisa como o discurso jornalístico aparece reenunciado em uma experiência particular de produção de jornais escolares: o projeto Fala Escola da OSC Comunicação e Cultura, localizada no estado do Ceará, Brasil. A partir do arcabouço teórico da análise crítica de gêneros do discurso (BONINI, 2011; 2013; 2017), foram analisados os materiais instrucionais do projeto direcionados a docentes e cinco edições de jornais produzidos em diferentes escolas. O discurso jornalístico hegemônico nuclear – o da objetividade, da imparcialidade e da pluralidade – mostra-se predominante tanto nos materiais instrucionais quanto nos jornais escolares examinados, estes também inscritos em outros discursos dominantes do jornalismo – o investigativo e o de entretenimento. Ambos os materiais também fazem funcionar traços incidentais de um discurso jornalístico contra-hegemônico – o jornalismo comunitário.PALAVRAS-CHAVE: jornal escolar; discurso; gêneros do discurso; contra-hegemonia.This work analyzes how the journalistic discourse is re-enunciated in a particular experience of production of school newspapers: the project “Fala Escola” (School speaks) of the CSO Comunicação e Cultura, based in the state of Ceará, Brazil. Under the aegis of critical genre analysis (BONINI, 2011; 2013; 2017), the project’s instructional materials for teachers and five editions of newspapers produced in different schools were analyzed. The nuclear hegemonic journalistic discourse – that of objectivity, impartiality, and plurality – is predominant both in the instructional materials and in the school newspapers examined, the latter also inscribed in other dominant discourses of journalism – the investigative and that of entertainment. Both materials also bring incidental features of a counter-hegemonic journalistic discourse – the community journalism.KEYWORDS: school newspaper; discourse; speech genre; counter-hegemony.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPqBonini, Adair2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17870Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 535-564Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 535-564Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 535-5641984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17870/2879/*ref*/ARBEX JR, J. Showrnalismo. São Paulo: Casa Amarela, 2001./*ref*/BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 261-306./*ref*/BATISTA, R.; PATRÍCIO, E. Credibilidade no jornalismo independente em plataformas digitais: uma análise a partir da Agência Pública. In:ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 28., 2019, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: Compós, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49065/1/2019_eve_rcblima.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022./*ref*/BERGAMO, M. L. A prática de leitura de textos jornalísticos: uma experiência com o jornal escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018./*ref*/BHATIA, V. K. Worlds of written discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004./*ref*/BONINI, A. A construção da autoria nas atividades de leitura, escrita e oralidade no livro didático para o Ensino Médio. In: BORGES DA SILVA, S. B.; PEREIRA, J. N. (Org.). Língua portuguesa e literatura no livro didático: desafios e perspectivas. Campinas: Pontes, 2018. p. 85-109./*ref*/BONINI, A. Análise crítica de gêneros discursivos no contexto das práticas jornalísticas. In: SEIXAS, L.; PINHEIRO, N. F. (Org.). Gêneros: um diálogo entre Comunicação e Linguística Aplicada. Florianópolis: Insular, 2013. p. 103-120./*ref*/BONINI, A. Critical genre analysis and professional practice: the case of public contests to select professors for Brazilian public universities. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 10, n. 3, p. 485-510, 2010./*ref*/BONINI, A. Mídia/suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011./*ref*/BONINI, A. O jornal escolar como mídia contra-hegemônica – jornalismo de escola não modelado pelo jornalismo comercial dominante. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 17, p. 165-182, 2017./*ref*/BONINI, A. Políticas de enseñanza de prácticas periodísticas en escuelas de Argentina y Brasil. Signo y Seña, Buenos Aires, n. 35, p. 107-126, 2019./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de tecnologias educacionais 2011/2012. Brasília, DF: MEC/SEB, 2011./*ref*/BUCKINGHAM, D. Media education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press; Oxford: Blackwell, 2003./*ref*/CALLADO, A. A.; ESTRADA, M. I. D. Como se faz um jornal comunitário. Petrópolis: Vozes, 1985./*ref*/ANTONIASSI, P. I. C. O jornal escolar e a formação de alunos produtores de textos: análise de uma prática de letramento midiático em uma escola municipal de Florianópolis – SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014./*ref*/CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999./*ref*/COMCULT – Comunicação e Cultura. Guia do jornal escolar. Elaboración, texto e edición de Daniel Raviolo. Fortaleza: Comunicação e Cultura, 2010./*ref*/COMCULT – Comunicação e Cultura. O jornal escolar. (site voltado a professores). Disponível em: http://www.jornalescolar.org.br. Acesso em: 22 jul. 2011./*ref*/COUTO, J. C. A revisão de textos no desenvolvimento da escrita: experiência a partir da produção de um jornal escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016./*ref*/FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003./*ref*/FIGUEIREDO, D. C.; BONINI, A. Recontextualização e sedimentação do discurso e da prática social: como a mídia constrói uma representação negativa para o professor e para a escola pública. DELTA, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 759-786, 2017./*ref*/FOLHA DE S.PAULO. Novo manual da redação. São Paulo: Folha de S.Paulo, 1998./*ref*/FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009./*ref*/GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: volume 2: os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014./*ref*/LACERDA, D. M. O jornalismo digital independente no Brasil e a busca da credibilidade perdida. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016./*ref*/LIMA BARRETO, A. H. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Ática, 1993./*ref*/LIMA, V. W. A prática social no gênero jornal escolar: estudo do ponto de vista da análise crítica de gênero. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2014./*ref*/LIRA, J.; RAVIOLO, D. A ética no jornalismo escolar. Fortaleza: Comunicação e Cultura, 1998./*ref*/MACHADO DE ASSIS, J. M. Quincas Borba. São Paulo: DCL, 2013. E-book./*ref*/MEURER, J. L. O trabalho de leitura crítica: recompondo representações, relações e identidades sociais. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 38, p. 155-171, 2000./*ref*/MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008./*ref*/PATRÍCIO, E.; BATISTA, R. Elementos de identidade jornalística em autonarrativas de grupos de produção de jornalismo independente em plataformas digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 15., 2017, São Paulo. Anais […]. São Paulo: ECA-USP, 2017./*ref*/PERUZZO, C. M. K. Participação popular: dos “fiscais de Sarney” aos movimentos sociais. In: MELO, J. M. (Org.). Comunicação na América Latina – desenvolvimento e crise. Campinas: Papirus, 1989./*ref*/RAVIOLO, D.; LIRA, J.; MOTA, K. Ensinando e aprendendo com o jornal escolar. Fortaleza: Comunicação e Cultura, 2006./*ref*/RECHETNICOU, A.; LIMA, S.; BONINI, A. Blog jornalístico e a produção do discurso de resistência nas práticas de leitura e escrita. Revelli, Inhumas, v. 8, p. 145-165, 2016./*ref*/REMPEL, G. A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020./*ref*/SEQUEIRA, C. Jornalismo investigativo: o fato por trás da notícia. São Paulo: Summus, 2005./*ref*/SEQUEIRA, C.; BICUDO, F. Jornalismo comunitário – conceitos, importância e desafios contemporâneos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30., 2007, Santos. Anais […]. Santos: Intercom, 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0507-1.pdf. Acesso em: 17 out. 2017./*ref*/SHANNON, C. E.; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: The University of Illinois Press, 1964./*ref*/STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984./*ref*/THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Tradução de Pedrinho Guareschi et al. Petrópolis: Vozes, 1995./*ref*/VAN LEEUWEN, T. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis. Oxford: Oxford UP, 2008./*ref*/YANO, D. C. O jornal escolar on-line produzido no Ensino Médio: uma análise crítica de gêneros. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-28T19:34:31Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17870Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2022-07-28T19:34:31Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reenunciação do discurso jornalístico na produção de jornais escolares brasileiros – estudo de caso de um projeto de larga escala / The re-enunciation of journalistic discourse in the production of Brazilian school newspapers – a case study of a large-scale project |
title |
A reenunciação do discurso jornalístico na produção de jornais escolares brasileiros – estudo de caso de um projeto de larga escala / The re-enunciation of journalistic discourse in the production of Brazilian school newspapers – a case study of a large-scale project |
spellingShingle |
A reenunciação do discurso jornalístico na produção de jornais escolares brasileiros – estudo de caso de um projeto de larga escala / The re-enunciation of journalistic discourse in the production of Brazilian school newspapers – a case study of a large-scale project Bonini, Adair jornal escolar; discurso; gêneros do discurso; contra-hegemonia; school newspaper; discourse; speech genre; counter-hegemony. |
title_short |
A reenunciação do discurso jornalístico na produção de jornais escolares brasileiros – estudo de caso de um projeto de larga escala / The re-enunciation of journalistic discourse in the production of Brazilian school newspapers – a case study of a large-scale project |
title_full |
A reenunciação do discurso jornalístico na produção de jornais escolares brasileiros – estudo de caso de um projeto de larga escala / The re-enunciation of journalistic discourse in the production of Brazilian school newspapers – a case study of a large-scale project |
title_fullStr |
A reenunciação do discurso jornalístico na produção de jornais escolares brasileiros – estudo de caso de um projeto de larga escala / The re-enunciation of journalistic discourse in the production of Brazilian school newspapers – a case study of a large-scale project |
title_full_unstemmed |
A reenunciação do discurso jornalístico na produção de jornais escolares brasileiros – estudo de caso de um projeto de larga escala / The re-enunciation of journalistic discourse in the production of Brazilian school newspapers – a case study of a large-scale project |
title_sort |
A reenunciação do discurso jornalístico na produção de jornais escolares brasileiros – estudo de caso de um projeto de larga escala / The re-enunciation of journalistic discourse in the production of Brazilian school newspapers – a case study of a large-scale project |
author |
Bonini, Adair |
author_facet |
Bonini, Adair |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonini, Adair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jornal escolar; discurso; gêneros do discurso; contra-hegemonia; school newspaper; discourse; speech genre; counter-hegemony. |
topic |
jornal escolar; discurso; gêneros do discurso; contra-hegemonia; school newspaper; discourse; speech genre; counter-hegemony. |
description |
Este trabalho analisa como o discurso jornalístico aparece reenunciado em uma experiência particular de produção de jornais escolares: o projeto Fala Escola da OSC Comunicação e Cultura, localizada no estado do Ceará, Brasil. A partir do arcabouço teórico da análise crítica de gêneros do discurso (BONINI, 2011; 2013; 2017), foram analisados os materiais instrucionais do projeto direcionados a docentes e cinco edições de jornais produzidos em diferentes escolas. O discurso jornalístico hegemônico nuclear – o da objetividade, da imparcialidade e da pluralidade – mostra-se predominante tanto nos materiais instrucionais quanto nos jornais escolares examinados, estes também inscritos em outros discursos dominantes do jornalismo – o investigativo e o de entretenimento. Ambos os materiais também fazem funcionar traços incidentais de um discurso jornalístico contra-hegemônico – o jornalismo comunitário.PALAVRAS-CHAVE: jornal escolar; discurso; gêneros do discurso; contra-hegemonia.This work analyzes how the journalistic discourse is re-enunciated in a particular experience of production of school newspapers: the project “Fala Escola” (School speaks) of the CSO Comunicação e Cultura, based in the state of Ceará, Brazil. Under the aegis of critical genre analysis (BONINI, 2011; 2013; 2017), the project’s instructional materials for teachers and five editions of newspapers produced in different schools were analyzed. The nuclear hegemonic journalistic discourse – that of objectivity, impartiality, and plurality – is predominant both in the instructional materials and in the school newspapers examined, the latter also inscribed in other dominant discourses of journalism – the investigative and that of entertainment. Both materials also bring incidental features of a counter-hegemonic journalistic discourse – the community journalism.KEYWORDS: school newspaper; discourse; speech genre; counter-hegemony. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17870 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17870/2879 /*ref*/ARBEX JR, J. Showrnalismo. São Paulo: Casa Amarela, 2001. /*ref*/BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 261-306. /*ref*/BATISTA, R.; PATRÍCIO, E. Credibilidade no jornalismo independente em plataformas digitais: uma análise a partir da Agência Pública. In:ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 28., 2019, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: Compós, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49065/1/2019_eve_rcblima.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022. /*ref*/BERGAMO, M. L. A prática de leitura de textos jornalísticos: uma experiência com o jornal escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. /*ref*/BHATIA, V. K. Worlds of written discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004. /*ref*/BONINI, A. A construção da autoria nas atividades de leitura, escrita e oralidade no livro didático para o Ensino Médio. In: BORGES DA SILVA, S. B.; PEREIRA, J. N. (Org.). Língua portuguesa e literatura no livro didático: desafios e perspectivas. Campinas: Pontes, 2018. p. 85-109. /*ref*/BONINI, A. Análise crítica de gêneros discursivos no contexto das práticas jornalísticas. In: SEIXAS, L.; PINHEIRO, N. F. (Org.). Gêneros: um diálogo entre Comunicação e Linguística Aplicada. Florianópolis: Insular, 2013. p. 103-120. /*ref*/BONINI, A. Critical genre analysis and professional practice: the case of public contests to select professors for Brazilian public universities. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 10, n. 3, p. 485-510, 2010. /*ref*/BONINI, A. Mídia/suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011. /*ref*/BONINI, A. O jornal escolar como mídia contra-hegemônica – jornalismo de escola não modelado pelo jornalismo comercial dominante. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 17, p. 165-182, 2017. /*ref*/BONINI, A. Políticas de enseñanza de prácticas periodísticas en escuelas de Argentina y Brasil. Signo y Seña, Buenos Aires, n. 35, p. 107-126, 2019. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de tecnologias educacionais 2011/2012. Brasília, DF: MEC/SEB, 2011. /*ref*/BUCKINGHAM, D. Media education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press; Oxford: Blackwell, 2003. /*ref*/CALLADO, A. A.; ESTRADA, M. I. D. Como se faz um jornal comunitário. Petrópolis: Vozes, 1985. /*ref*/ANTONIASSI, P. I. C. O jornal escolar e a formação de alunos produtores de textos: análise de uma prática de letramento midiático em uma escola municipal de Florianópolis – SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. /*ref*/CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999. /*ref*/COMCULT – Comunicação e Cultura. Guia do jornal escolar. Elaboración, texto e edición de Daniel Raviolo. Fortaleza: Comunicação e Cultura, 2010. /*ref*/COMCULT – Comunicação e Cultura. O jornal escolar. (site voltado a professores). Disponível em: http://www.jornalescolar.org.br. Acesso em: 22 jul. 2011. /*ref*/COUTO, J. C. A revisão de textos no desenvolvimento da escrita: experiência a partir da produção de um jornal escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. /*ref*/FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003. /*ref*/FIGUEIREDO, D. C.; BONINI, A. Recontextualização e sedimentação do discurso e da prática social: como a mídia constrói uma representação negativa para o professor e para a escola pública. DELTA, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 759-786, 2017. /*ref*/FOLHA DE S.PAULO. Novo manual da redação. São Paulo: Folha de S.Paulo, 1998. /*ref*/FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009. /*ref*/GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: volume 2: os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. /*ref*/LACERDA, D. M. O jornalismo digital independente no Brasil e a busca da credibilidade perdida. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. /*ref*/LIMA BARRETO, A. H. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Ática, 1993. /*ref*/LIMA, V. W. A prática social no gênero jornal escolar: estudo do ponto de vista da análise crítica de gênero. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. /*ref*/LIRA, J.; RAVIOLO, D. A ética no jornalismo escolar. Fortaleza: Comunicação e Cultura, 1998. /*ref*/MACHADO DE ASSIS, J. M. Quincas Borba. São Paulo: DCL, 2013. E-book. /*ref*/MEURER, J. L. O trabalho de leitura crítica: recompondo representações, relações e identidades sociais. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 38, p. 155-171, 2000. /*ref*/MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008. /*ref*/PATRÍCIO, E.; BATISTA, R. Elementos de identidade jornalística em autonarrativas de grupos de produção de jornalismo independente em plataformas digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 15., 2017, São Paulo. Anais […]. São Paulo: ECA-USP, 2017. /*ref*/PERUZZO, C. M. K. Participação popular: dos “fiscais de Sarney” aos movimentos sociais. In: MELO, J. M. (Org.). Comunicação na América Latina – desenvolvimento e crise. Campinas: Papirus, 1989. /*ref*/RAVIOLO, D.; LIRA, J.; MOTA, K. Ensinando e aprendendo com o jornal escolar. Fortaleza: Comunicação e Cultura, 2006. /*ref*/RECHETNICOU, A.; LIMA, S.; BONINI, A. Blog jornalístico e a produção do discurso de resistência nas práticas de leitura e escrita. Revelli, Inhumas, v. 8, p. 145-165, 2016. /*ref*/REMPEL, G. A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. /*ref*/SEQUEIRA, C. Jornalismo investigativo: o fato por trás da notícia. São Paulo: Summus, 2005. /*ref*/SEQUEIRA, C.; BICUDO, F. Jornalismo comunitário – conceitos, importância e desafios contemporâneos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30., 2007, Santos. Anais […]. Santos: Intercom, 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0507-1.pdf. Acesso em: 17 out. 2017. /*ref*/SHANNON, C. E.; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: The University of Illinois Press, 1964. /*ref*/STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. /*ref*/THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Tradução de Pedrinho Guareschi et al. Petrópolis: Vozes, 1995. /*ref*/VAN LEEUWEN, T. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis. Oxford: Oxford UP, 2008. /*ref*/YANO, D. C. O jornal escolar on-line produzido no Ensino Médio: uma análise crítica de gêneros. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 535-564 Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 535-564 Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 535-564 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711101067198464 |