Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho considera as dificuldades de aprendizagem no contexto específico do ensino fundamental – ano finais (6º ao 9º ano), sobretudo no ensino público, decorrentes da nova organização social e didática, da relação com professores especialistas e de novos deveres demandados próprios desse período, quando comparadas com os anos iniciais. Como uma forma de mediação dessas dificuldades, propomos o dispositivo Escrever para Aprender cujo propósito é explorar sistematicamente a função epistêmica da escritura. A ideia é a de que o dispositivo seja integrado como componente curricular à parte diversificada do mapa curricular.Abstract: This paper considers the learning difficulties in the specific context of the elementary school – final years (6th to 9th grade), especially in public schools. These difficulties result from the new social and didactic organization, the relationship with expert teachers, and new homework’s demanded, typical of this period when compared to early years. To mediate these difficulties, we propose the Writing to Learn device whose purpose is to systematically explore the epistemic function of writing. The device would be integrated as a curricular component to the diversified part of the grade curriculum. |
id |
UFMG-7_7b735def8e75ee095a4565732747f2b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/21337 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final YearsAprendizagem; ensino; escritura; Learnig; Teaching; Writing.Resumo: Este trabalho considera as dificuldades de aprendizagem no contexto específico do ensino fundamental – ano finais (6º ao 9º ano), sobretudo no ensino público, decorrentes da nova organização social e didática, da relação com professores especialistas e de novos deveres demandados próprios desse período, quando comparadas com os anos iniciais. Como uma forma de mediação dessas dificuldades, propomos o dispositivo Escrever para Aprender cujo propósito é explorar sistematicamente a função epistêmica da escritura. A ideia é a de que o dispositivo seja integrado como componente curricular à parte diversificada do mapa curricular.Abstract: This paper considers the learning difficulties in the specific context of the elementary school – final years (6th to 9th grade), especially in public schools. These difficulties result from the new social and didactic organization, the relationship with expert teachers, and new homework’s demanded, typical of this period when compared to early years. To mediate these difficulties, we propose the Writing to Learn device whose purpose is to systematically explore the epistemic function of writing. The device would be integrated as a curricular component to the diversified part of the grade curriculum. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFundação Carlos Chagas-Itaú SocialPinheiro, Clemilton LopesDavid, Karine Alves2024-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337/1125615063http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21337/3193/*ref*/BAZERMAN, C. et al. Escribir a través del currículum: una guía de referencia. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2016./*ref*/BAZERMAN, C. Genre and Cognitive Development: Beyond Writing to Learn. Pratiques, n. 143/144, 2009, p. 127-138. Disponível em: Genre and Cognitive Development: Beyond Writing to Learn (openedition.org). Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/BAZERMAN, C. Prólogo a la edición en español La Escritura a través del Currículum siempre ha estado ahí. In: BAZERMAN, C. et al. Escribir a través del currículum: una guía de referencia. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2016, p. 32-37./*ref*/BAZERMAN, C.; PRIOR, P. Participating in emergent socio-literate worlds: genre, disciplinarity, interdisciplinarity. In: BEACH, R.; et al. (ed.). Multidisciplinary Perspectives on Literacy Research. New York: Hampton Press, 2005, p. 133-178./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018./*ref*/CALKINS, L. M. A arte de ensinar a escrever. Tradução de Deise Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989./*ref*/CATEL, L. Écrire pour apprendre? Écrire pour comprendre? État de la question. Aster, n°. 33, 2001, p. 17-47. Disponível em : Écrire pour apprendre ? Écrire pour comprendre ? Etat de la question. - Persée (persee.fr). Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/DAVIS, C. L. Ferreira et al. Anos finais do ensino fundamental: aproximando-se da configuração atual. Estudos e pesquisas educacionais, n. 3. 2012, p. 103-193. Disponível em: estudos_e_pesquisas_educacionais_vol_3.pdf (fvc.org.br). Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/HAYES J. R.; FLOWER, L. S. Identifying the organization of writing processes. In: GREGG, L. W.; STEINBERG, E. R. (ed.) Cognitive processes in writing. New Jersey: LEA, 1980. p. 3-30./*ref*/LIMA, M. H. A.; PINHEIRO, C. L. Para uma linguística da produção escrita: alguns pré-requisitos teóricos. Revista Letras Raras, v. 10, n. 1, 2021, p. 243- 259. Disponível em: v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos | Revista Letras Raras (ufcg.edu.br). Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/MORAES, A. S.; CAVALCANTI, L. P. Tomar notas: estratégias de aprendizagem com anotações. Recife: Pipa Comunicação, 2016./*ref*/NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación. Buenos Aires: Flacso Virtual, 2020, p. 1-14. Disponível em: escriturayaprendizaje.cl/wp-content/uploads/2020/10/Navarro_2020_Cinco-acciones-para-docentes-inclusivos.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/NAVARRO, F.; CHION, A. R. Escribir para aprender: disciplinas y escritura en la escuela secundaria. Buenos Aires, Paidós, 2013./*ref*/OLSON, D. R. Conceptualizing the Written Word: An Intellectual Autobiography. Written Communication, v. 12, n. 3, 1995, p. 277-297./*ref*/RAMAGE, J. et al. A construção do argumento. Tradução de Clemilton Lopes Pinheiro et al. Recife: Pipa Comunicação, 2018./*ref*/ROBERGE, J. Corriger les textes de vos élèves : précisions et stratégies. Montréal: Chenelière Éducation, 2006./*ref*/RUSSELL, D. R. Écrits universitaires / écrits professionnalisants / écrits professionnels: est-ce qu’“écrire pour apprendre” est plus qu’un slogan? Pratiques, n. 153/154, 2012, p. 21-34. Disponível em : Écrits universitaires / écrits professionnalisants / écrits professionnels : est-ce qu’« écrire pour apprendre » est plus qu’un slogan ? (openedition.org). Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/VYGOTSKY, L. Thought and Language. Cambridge: MIT Press, 1986.Copyright (c) 2024 Clemilton Lopes Pinheiro, Karine Alves Davidhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-09T14:49:26Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/21337Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2024-05-09T14:49:26Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years |
title |
Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years |
spellingShingle |
Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years Pinheiro, Clemilton Lopes Aprendizagem; ensino; escritura; Learnig; Teaching; Writing. |
title_short |
Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years |
title_full |
Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years |
title_fullStr |
Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years |
title_full_unstemmed |
Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years |
title_sort |
Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years |
author |
Pinheiro, Clemilton Lopes |
author_facet |
Pinheiro, Clemilton Lopes David, Karine Alves |
author_role |
author |
author2 |
David, Karine Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas-Itaú Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Clemilton Lopes David, Karine Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem; ensino; escritura; Learnig; Teaching; Writing. |
topic |
Aprendizagem; ensino; escritura; Learnig; Teaching; Writing. |
description |
Resumo: Este trabalho considera as dificuldades de aprendizagem no contexto específico do ensino fundamental – ano finais (6º ao 9º ano), sobretudo no ensino público, decorrentes da nova organização social e didática, da relação com professores especialistas e de novos deveres demandados próprios desse período, quando comparadas com os anos iniciais. Como uma forma de mediação dessas dificuldades, propomos o dispositivo Escrever para Aprender cujo propósito é explorar sistematicamente a função epistêmica da escritura. A ideia é a de que o dispositivo seja integrado como componente curricular à parte diversificada do mapa curricular.Abstract: This paper considers the learning difficulties in the specific context of the elementary school – final years (6th to 9th grade), especially in public schools. These difficulties result from the new social and didactic organization, the relationship with expert teachers, and new homework’s demanded, typical of this period when compared to early years. To mediate these difficulties, we propose the Writing to Learn device whose purpose is to systematically explore the epistemic function of writing. The device would be integrated as a curricular component to the diversified part of the grade curriculum. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337/1125615063 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21337/3193 /*ref*/BAZERMAN, C. et al. Escribir a través del currículum: una guía de referencia. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2016. /*ref*/BAZERMAN, C. Genre and Cognitive Development: Beyond Writing to Learn. Pratiques, n. 143/144, 2009, p. 127-138. Disponível em: Genre and Cognitive Development: Beyond Writing to Learn (openedition.org). Acesso em: 20 dez. 2021. /*ref*/BAZERMAN, C. Prólogo a la edición en español La Escritura a través del Currículum siempre ha estado ahí. In: BAZERMAN, C. et al. Escribir a través del currículum: una guía de referencia. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2016, p. 32-37. /*ref*/BAZERMAN, C.; PRIOR, P. Participating in emergent socio-literate worlds: genre, disciplinarity, interdisciplinarity. In: BEACH, R.; et al. (ed.). Multidisciplinary Perspectives on Literacy Research. New York: Hampton Press, 2005, p. 133-178. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. /*ref*/CALKINS, L. M. A arte de ensinar a escrever. Tradução de Deise Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. /*ref*/CATEL, L. Écrire pour apprendre? Écrire pour comprendre? État de la question. Aster, n°. 33, 2001, p. 17-47. Disponível em : Écrire pour apprendre ? Écrire pour comprendre ? Etat de la question. - Persée (persee.fr). Acesso em: 20 dez. 2021. /*ref*/DAVIS, C. L. Ferreira et al. Anos finais do ensino fundamental: aproximando-se da configuração atual. Estudos e pesquisas educacionais, n. 3. 2012, p. 103-193. Disponível em: estudos_e_pesquisas_educacionais_vol_3.pdf (fvc.org.br). Acesso em: 20 dez. 2021. /*ref*/HAYES J. R.; FLOWER, L. S. Identifying the organization of writing processes. In: GREGG, L. W.; STEINBERG, E. R. (ed.) Cognitive processes in writing. New Jersey: LEA, 1980. p. 3-30. /*ref*/LIMA, M. H. A.; PINHEIRO, C. L. Para uma linguística da produção escrita: alguns pré-requisitos teóricos. Revista Letras Raras, v. 10, n. 1, 2021, p. 243- 259. Disponível em: v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos | Revista Letras Raras (ufcg.edu.br). Acesso em: 20 dez. 2021. /*ref*/MORAES, A. S.; CAVALCANTI, L. P. Tomar notas: estratégias de aprendizagem com anotações. Recife: Pipa Comunicação, 2016. /*ref*/NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación. Buenos Aires: Flacso Virtual, 2020, p. 1-14. Disponível em: escriturayaprendizaje.cl/wp-content/uploads/2020/10/Navarro_2020_Cinco-acciones-para-docentes-inclusivos.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021. /*ref*/NAVARRO, F.; CHION, A. R. Escribir para aprender: disciplinas y escritura en la escuela secundaria. Buenos Aires, Paidós, 2013. /*ref*/OLSON, D. R. Conceptualizing the Written Word: An Intellectual Autobiography. Written Communication, v. 12, n. 3, 1995, p. 277-297. /*ref*/RAMAGE, J. et al. A construção do argumento. Tradução de Clemilton Lopes Pinheiro et al. Recife: Pipa Comunicação, 2018. /*ref*/ROBERGE, J. Corriger les textes de vos élèves : précisions et stratégies. Montréal: Chenelière Éducation, 2006. /*ref*/RUSSELL, D. R. Écrits universitaires / écrits professionnalisants / écrits professionnels: est-ce qu’“écrire pour apprendre” est plus qu’un slogan? Pratiques, n. 153/154, 2012, p. 21-34. Disponível em : Écrits universitaires / écrits professionnalisants / écrits professionnels : est-ce qu’« écrire pour apprendre » est plus qu’un slogan ? (openedition.org). Acesso em: 20 dez. 2021. /*ref*/VYGOTSKY, L. Thought and Language. Cambridge: MIT Press, 1986. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Clemilton Lopes Pinheiro, Karine Alves David http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Clemilton Lopes Pinheiro, Karine Alves David http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099208073216 |