Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Clemilton Lopes
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: David, Karine Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337
Resumo: Resumo: Este trabalho considera as dificuldades de aprendizagem no contexto específico do ensino fundamental – ano finais (6º ao 9º ano), sobretudo no ensino público, decorrentes da nova organização social e didática, da relação com professores especialistas e de novos deveres demandados próprios desse período, quando comparadas com os anos iniciais. Como uma forma de mediação dessas dificuldades, propomos o dispositivo Escrever para Aprender cujo propósito é explorar sistematicamente a função epistêmica da escritura. A ideia é a de que o dispositivo seja integrado como componente curricular à parte diversificada do mapa curricular.Abstract: This paper considers the learning difficulties in the specific context of the elementary school – final years (6th to 9th grade), especially in public schools. These difficulties result from the new social and didactic organization, the relationship with expert teachers, and new homework’s demanded, typical of this period when compared to early years. To mediate these difficulties, we propose the Writing to Learn device whose purpose is to systematically explore the epistemic function of writing. The device would be integrated as a curricular component to the diversified part of the grade curriculum. 
id UFMG-7_7b735def8e75ee095a4565732747f2b5
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/21337
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final YearsAprendizagem; ensino; escritura; Learnig; Teaching; Writing.Resumo: Este trabalho considera as dificuldades de aprendizagem no contexto específico do ensino fundamental – ano finais (6º ao 9º ano), sobretudo no ensino público, decorrentes da nova organização social e didática, da relação com professores especialistas e de novos deveres demandados próprios desse período, quando comparadas com os anos iniciais. Como uma forma de mediação dessas dificuldades, propomos o dispositivo Escrever para Aprender cujo propósito é explorar sistematicamente a função epistêmica da escritura. A ideia é a de que o dispositivo seja integrado como componente curricular à parte diversificada do mapa curricular.Abstract: This paper considers the learning difficulties in the specific context of the elementary school – final years (6th to 9th grade), especially in public schools. These difficulties result from the new social and didactic organization, the relationship with expert teachers, and new homework’s demanded, typical of this period when compared to early years. To mediate these difficulties, we propose the Writing to Learn device whose purpose is to systematically explore the epistemic function of writing. The device would be integrated as a curricular component to the diversified part of the grade curriculum. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFundação Carlos Chagas-Itaú SocialPinheiro, Clemilton LopesDavid, Karine Alves2024-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337/1125615063http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21337/3193/*ref*/BAZERMAN, C. et al. Escribir a través del currículum: una guía de referencia. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2016./*ref*/BAZERMAN, C. Genre and Cognitive Development: Beyond Writing to Learn. Pratiques, n. 143/144, 2009, p. 127-138. Disponível em: Genre and Cognitive Development: Beyond Writing to Learn (openedition.org). Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/BAZERMAN, C. Prólogo a la edición en español La Escritura a través del Currículum siempre ha estado ahí. In: BAZERMAN, C. et al. Escribir a través del currículum: una guía de referencia. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2016, p. 32-37./*ref*/BAZERMAN, C.; PRIOR, P. Participating in emergent socio-literate worlds: genre, disciplinarity, interdisciplinarity. In: BEACH, R.; et al. (ed.). Multidisciplinary Perspectives on Literacy Research. New York: Hampton Press, 2005, p. 133-178./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018./*ref*/CALKINS, L. M. A arte de ensinar a escrever. Tradução de Deise Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989./*ref*/CATEL, L. Écrire pour apprendre? Écrire pour comprendre? État de la question. Aster, n°. 33, 2001, p. 17-47. Disponível em : Écrire pour apprendre ? Écrire pour comprendre ? Etat de la question. - Persée (persee.fr). Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/DAVIS, C. L. Ferreira et al. Anos finais do ensino fundamental: aproximando-se da configuração atual. Estudos e pesquisas educacionais, n. 3. 2012, p. 103-193. Disponível em: estudos_e_pesquisas_educacionais_vol_3.pdf (fvc.org.br). Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/HAYES J. R.; FLOWER, L. S. Identifying the organization of writing processes. In: GREGG, L. W.; STEINBERG, E. R. (ed.) Cognitive processes in writing. New Jersey: LEA, 1980. p. 3-30./*ref*/LIMA, M. H. A.; PINHEIRO, C. L. Para uma linguística da produção escrita: alguns pré-requisitos teóricos. Revista Letras Raras, v. 10, n. 1, 2021, p. 243- 259. Disponível em: v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos | Revista Letras Raras (ufcg.edu.br). Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/MORAES, A. S.; CAVALCANTI, L. P. Tomar notas: estratégias de aprendizagem com anotações. Recife: Pipa Comunicação, 2016./*ref*/NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación. Buenos Aires: Flacso Virtual, 2020, p. 1-14. Disponível em: escriturayaprendizaje.cl/wp-content/uploads/2020/10/Navarro_2020_Cinco-acciones-para-docentes-inclusivos.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/NAVARRO, F.; CHION, A. R. Escribir para aprender: disciplinas y escritura en la escuela secundaria. Buenos Aires, Paidós, 2013./*ref*/OLSON, D. R. Conceptualizing the Written Word: An Intellectual Autobiography. Written Communication, v. 12, n. 3, 1995, p. 277-297./*ref*/RAMAGE, J. et al. A construção do argumento. Tradução de Clemilton Lopes Pinheiro et al. Recife: Pipa Comunicação, 2018./*ref*/ROBERGE, J. Corriger les textes de vos élèves : précisions et stratégies. Montréal: Chenelière Éducation, 2006./*ref*/RUSSELL, D. R. Écrits universitaires / écrits professionnalisants / écrits professionnels: est-ce qu’“écrire pour apprendre” est plus qu’un slogan? Pratiques, n. 153/154, 2012, p. 21-34. Disponível em : Écrits universitaires / écrits professionnalisants / écrits professionnels : est-ce qu’« écrire pour apprendre » est plus qu’un slogan ? (openedition.org). Acesso em: 20 dez. 2021./*ref*/VYGOTSKY, L. Thought and Language. Cambridge: MIT Press, 1986.Copyright (c) 2024 Clemilton Lopes Pinheiro, Karine Alves Davidhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-09T14:49:26Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/21337Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2024-05-09T14:49:26Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years
title Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years
spellingShingle Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years
Pinheiro, Clemilton Lopes
Aprendizagem; ensino; escritura; Learnig; Teaching; Writing.
title_short Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years
title_full Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years
title_fullStr Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years
title_full_unstemmed Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years
title_sort Escrever para aprender: proposta de dispositivo pedagógico para o ensino fundamental – anos finais / Writing to Learn: Pedagogical Device Proposal for the Elementary School – Final Years
author Pinheiro, Clemilton Lopes
author_facet Pinheiro, Clemilton Lopes
David, Karine Alves
author_role author
author2 David, Karine Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas-Itaú Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Clemilton Lopes
David, Karine Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem; ensino; escritura; Learnig; Teaching; Writing.
topic Aprendizagem; ensino; escritura; Learnig; Teaching; Writing.
description Resumo: Este trabalho considera as dificuldades de aprendizagem no contexto específico do ensino fundamental – ano finais (6º ao 9º ano), sobretudo no ensino público, decorrentes da nova organização social e didática, da relação com professores especialistas e de novos deveres demandados próprios desse período, quando comparadas com os anos iniciais. Como uma forma de mediação dessas dificuldades, propomos o dispositivo Escrever para Aprender cujo propósito é explorar sistematicamente a função epistêmica da escritura. A ideia é a de que o dispositivo seja integrado como componente curricular à parte diversificada do mapa curricular.Abstract: This paper considers the learning difficulties in the specific context of the elementary school – final years (6th to 9th grade), especially in public schools. These difficulties result from the new social and didactic organization, the relationship with expert teachers, and new homework’s demanded, typical of this period when compared to early years. To mediate these difficulties, we propose the Writing to Learn device whose purpose is to systematically explore the epistemic function of writing. The device would be integrated as a curricular component to the diversified part of the grade curriculum. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21337/1125615063
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21337/3193
/*ref*/BAZERMAN, C. et al. Escribir a través del currículum: una guía de referencia. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2016.
/*ref*/BAZERMAN, C. Genre and Cognitive Development: Beyond Writing to Learn. Pratiques, n. 143/144, 2009, p. 127-138. Disponível em: Genre and Cognitive Development: Beyond Writing to Learn (openedition.org). Acesso em: 20 dez. 2021.
/*ref*/BAZERMAN, C. Prólogo a la edición en español La Escritura a través del Currículum siempre ha estado ahí. In: BAZERMAN, C. et al. Escribir a través del currículum: una guía de referencia. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2016, p. 32-37.
/*ref*/BAZERMAN, C.; PRIOR, P. Participating in emergent socio-literate worlds: genre, disciplinarity, interdisciplinarity. In: BEACH, R.; et al. (ed.). Multidisciplinary Perspectives on Literacy Research. New York: Hampton Press, 2005, p. 133-178.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
/*ref*/CALKINS, L. M. A arte de ensinar a escrever. Tradução de Deise Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
/*ref*/CATEL, L. Écrire pour apprendre? Écrire pour comprendre? État de la question. Aster, n°. 33, 2001, p. 17-47. Disponível em : Écrire pour apprendre ? Écrire pour comprendre ? Etat de la question. - Persée (persee.fr). Acesso em: 20 dez. 2021.
/*ref*/DAVIS, C. L. Ferreira et al. Anos finais do ensino fundamental: aproximando-se da configuração atual. Estudos e pesquisas educacionais, n. 3. 2012, p. 103-193. Disponível em: estudos_e_pesquisas_educacionais_vol_3.pdf (fvc.org.br). Acesso em: 20 dez. 2021.
/*ref*/HAYES J. R.; FLOWER, L. S. Identifying the organization of writing processes. In: GREGG, L. W.; STEINBERG, E. R. (ed.) Cognitive processes in writing. New Jersey: LEA, 1980. p. 3-30.
/*ref*/LIMA, M. H. A.; PINHEIRO, C. L. Para uma linguística da produção escrita: alguns pré-requisitos teóricos. Revista Letras Raras, v. 10, n. 1, 2021, p. 243- 259. Disponível em: v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos | Revista Letras Raras (ufcg.edu.br). Acesso em: 20 dez. 2021.
/*ref*/MORAES, A. S.; CAVALCANTI, L. P. Tomar notas: estratégias de aprendizagem com anotações. Recife: Pipa Comunicação, 2016.
/*ref*/NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación. Buenos Aires: Flacso Virtual, 2020, p. 1-14. Disponível em: escriturayaprendizaje.cl/wp-content/uploads/2020/10/Navarro_2020_Cinco-acciones-para-docentes-inclusivos.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.
/*ref*/NAVARRO, F.; CHION, A. R. Escribir para aprender: disciplinas y escritura en la escuela secundaria. Buenos Aires, Paidós, 2013.
/*ref*/OLSON, D. R. Conceptualizing the Written Word: An Intellectual Autobiography. Written Communication, v. 12, n. 3, 1995, p. 277-297.
/*ref*/RAMAGE, J. et al. A construção do argumento. Tradução de Clemilton Lopes Pinheiro et al. Recife: Pipa Comunicação, 2018.
/*ref*/ROBERGE, J. Corriger les textes de vos élèves : précisions et stratégies. Montréal: Chenelière Éducation, 2006.
/*ref*/RUSSELL, D. R. Écrits universitaires / écrits professionnalisants / écrits professionnels: est-ce qu’“écrire pour apprendre” est plus qu’un slogan? Pratiques, n. 153/154, 2012, p. 21-34. Disponível em : Écrits universitaires / écrits professionnalisants / écrits professionnels : est-ce qu’« écrire pour apprendre » est plus qu’un slogan ? (openedition.org). Acesso em: 20 dez. 2021.
/*ref*/VYGOTSKY, L. Thought and Language. Cambridge: MIT Press, 1986.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Clemilton Lopes Pinheiro, Karine Alves David
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Clemilton Lopes Pinheiro, Karine Alves David
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099208073216