Poetry Slam invade escolas de periferias paulistanas: eventos e práticas de letramentos literários no VIII Slam Interescolar de São Paulo
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
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Resumo: | RESUMO: Este artigo se propõe a descrever algumas cenas performadas por estudantes de escolas públicas paulistas, sobretudo das periferias, no VIII Slam Interescolar de São Paulo, visando discutir e analisar práticas de letramentos literários. Esse evento poético foi observado in loco pelos autores deste artigo, em específico, a performance poética da estudante do ensino fundamental II, Manoella de Souza, da Escola Estadual Dona Luiza Macuco. Os autores desta pesquisa assumem a perspectiva dos letramentos literários (Amorim et al. 2022; Neves, 2021b), dos letramentos de reexistência (Souza, 2011; Duboc; Menezes de Souza, 2021; Walsh, 2009, 2019) e dos letramentos críticos (Monte-Mór, 2015, 2019) em defesa do Poetry Slam como ato político-poético-performático de jovens da periferia paulistana.PALAVRAS-CHAVE: letramentos; Slam Interescolar de São Paulo; performances poéticas.ABSTRACT: This paper aims to describe some scenes performed by students from São Paulo public schools, especially from the peripheries, at the VIII Inter-School Slams of São Paulo, to discuss and analyze literary literacies practices. This poetic event was observed on site by the authors of this paper, specifically the poetic performance of elementary school student Manoella de Souza, from the state school called Dona Luiza Macuco. The authors of this research take the perspective of literary literacies (Amorim et al. 2022; Neves, 2021b), literacies of reexistence (Souza, 2011; Duboc; Menezes de Souza, 2021; Walsh, 2009, 2019) and critical literacies (Monte-Mór, 2015, 2019) in defense of Poetry Slam as a political-poetic-performative act by young people from the outskirts of São Paulo.KEYWORDS: literacies; Inter-School Slams of São Paulo; poetic performances. |
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Poetry Slam invade escolas de periferias paulistanas: eventos e práticas de letramentos literários no VIII Slam Interescolar de São PauloLetramentos; Slam Interescolar de São Paulo; Performances poéticasRESUMO: Este artigo se propõe a descrever algumas cenas performadas por estudantes de escolas públicas paulistas, sobretudo das periferias, no VIII Slam Interescolar de São Paulo, visando discutir e analisar práticas de letramentos literários. Esse evento poético foi observado in loco pelos autores deste artigo, em específico, a performance poética da estudante do ensino fundamental II, Manoella de Souza, da Escola Estadual Dona Luiza Macuco. Os autores desta pesquisa assumem a perspectiva dos letramentos literários (Amorim et al. 2022; Neves, 2021b), dos letramentos de reexistência (Souza, 2011; Duboc; Menezes de Souza, 2021; Walsh, 2009, 2019) e dos letramentos críticos (Monte-Mór, 2015, 2019) em defesa do Poetry Slam como ato político-poético-performático de jovens da periferia paulistana.PALAVRAS-CHAVE: letramentos; Slam Interescolar de São Paulo; performances poéticas.ABSTRACT: This paper aims to describe some scenes performed by students from São Paulo public schools, especially from the peripheries, at the VIII Inter-School Slams of São Paulo, to discuss and analyze literary literacies practices. This poetic event was observed on site by the authors of this paper, specifically the poetic performance of elementary school student Manoella de Souza, from the state school called Dona Luiza Macuco. The authors of this research take the perspective of literary literacies (Amorim et al. 2022; Neves, 2021b), literacies of reexistence (Souza, 2011; Duboc; Menezes de Souza, 2021; Walsh, 2009, 2019) and critical literacies (Monte-Mór, 2015, 2019) in defense of Poetry Slam as a political-poetic-performative act by young people from the outskirts of São Paulo.KEYWORDS: literacies; Inter-School Slams of São Paulo; poetic performances.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPqNeves, Cynthia Agra de BritoSantos, Sóstenes Renan de Jesus CarvalhoHolanda, Maria Fabiana Medeiros de2023-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/42849Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 3 (2023): Transperipheries: an agenda for socially engaged researchesRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 3 (2023): Transperipheries: an agenda for socially engaged researchesRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 3 (2023): Transperipheries: an agenda for socially engaged researches1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/42849/1125614878http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/42849/107604/*ref*/AMORIM, M. 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RESUMO: Este artigo se propõe a descrever algumas cenas performadas por estudantes de escolas públicas paulistas, sobretudo das periferias, no VIII Slam Interescolar de São Paulo, visando discutir e analisar práticas de letramentos literários. Esse evento poético foi observado in loco pelos autores deste artigo, em específico, a performance poética da estudante do ensino fundamental II, Manoella de Souza, da Escola Estadual Dona Luiza Macuco. Os autores desta pesquisa assumem a perspectiva dos letramentos literários (Amorim et al. 2022; Neves, 2021b), dos letramentos de reexistência (Souza, 2011; Duboc; Menezes de Souza, 2021; Walsh, 2009, 2019) e dos letramentos críticos (Monte-Mór, 2015, 2019) em defesa do Poetry Slam como ato político-poético-performático de jovens da periferia paulistana.PALAVRAS-CHAVE: letramentos; Slam Interescolar de São Paulo; performances poéticas.ABSTRACT: This paper aims to describe some scenes performed by students from São Paulo public schools, especially from the peripheries, at the VIII Inter-School Slams of São Paulo, to discuss and analyze literary literacies practices. This poetic event was observed on site by the authors of this paper, specifically the poetic performance of elementary school student Manoella de Souza, from the state school called Dona Luiza Macuco. The authors of this research take the perspective of literary literacies (Amorim et al. 2022; Neves, 2021b), literacies of reexistence (Souza, 2011; Duboc; Menezes de Souza, 2021; Walsh, 2009, 2019) and critical literacies (Monte-Mór, 2015, 2019) in defense of Poetry Slam as a political-poetic-performative act by young people from the outskirts of São Paulo.KEYWORDS: literacies; Inter-School Slams of São Paulo; poetic performances. |
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Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 3 (2023): Transperipheries: an agenda for socially engaged researches Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 3 (2023): Transperipheries: an agenda for socially engaged researches Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 3 (2023): Transperipheries: an agenda for socially engaged researches 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
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