Reflexões e considerações acerca do ensino-aprendizagem do gênero Curriculum vitae na formação docente inicial de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borgh, Carmen Ilma Belincanta
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Calvo, Luciana Cabrini Simões, Freitas, Maria Adelaide de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/880
Resumo: Situando-se dentro da perspectiva sociointeracionista, este trabalhovisa discutir dados recortados de uma pesquisa desenvolvida com o gênero curriculumvitae (CV), em inglês, por meio de uma sequência didática elaboradaespecificamente para tal fim e aplicada a acadêmicas do 4º ano do curso de LetrasPortuguês/Inglês, da Universidade Estadual de Maringá, em 2009. Como aporteteórico, utilizamos a concepção bakhtiniana de gêneros discursivos, a proposta desequência didática e a discussão sobre lista de controle para correção da produçãoescrita dos alunos. Os resultados apontam algumas lacunas observadas nodesenvolvimento do trabalho e mostram que, dentre as capacidades de linguagemtrabalhadas, as capacidades discursiva e linguístico-discursiva são maisdesenvolvidas do que a capacidade de ação na produção final das acadêmicas.
id UFMG-7_84b957e04301755bfeb48c4f91b6ce87
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/880
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões e considerações acerca do ensino-aprendizagem do gênero Curriculum vitae na formação docente inicial de língua inglesaSituando-se dentro da perspectiva sociointeracionista, este trabalhovisa discutir dados recortados de uma pesquisa desenvolvida com o gênero curriculumvitae (CV), em inglês, por meio de uma sequência didática elaboradaespecificamente para tal fim e aplicada a acadêmicas do 4º ano do curso de LetrasPortuguês/Inglês, da Universidade Estadual de Maringá, em 2009. Como aporteteórico, utilizamos a concepção bakhtiniana de gêneros discursivos, a proposta desequência didática e a discussão sobre lista de controle para correção da produçãoescrita dos alunos. Os resultados apontam algumas lacunas observadas nodesenvolvimento do trabalho e mostram que, dentre as capacidades de linguagemtrabalhadas, as capacidades discursiva e linguístico-discursiva são maisdesenvolvidas do que a capacidade de ação na produção final das acadêmicas.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBorgh, Carmen Ilma BelincantaCalvo, Luciana Cabrini SimõesFreitas, Maria Adelaide de2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/880Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/880/977info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-17T14:34:08Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/880Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-17T14:34:08Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões e considerações acerca do ensino-aprendizagem do gênero Curriculum vitae na formação docente inicial de língua inglesa
title Reflexões e considerações acerca do ensino-aprendizagem do gênero Curriculum vitae na formação docente inicial de língua inglesa
spellingShingle Reflexões e considerações acerca do ensino-aprendizagem do gênero Curriculum vitae na formação docente inicial de língua inglesa
Borgh, Carmen Ilma Belincanta
title_short Reflexões e considerações acerca do ensino-aprendizagem do gênero Curriculum vitae na formação docente inicial de língua inglesa
title_full Reflexões e considerações acerca do ensino-aprendizagem do gênero Curriculum vitae na formação docente inicial de língua inglesa
title_fullStr Reflexões e considerações acerca do ensino-aprendizagem do gênero Curriculum vitae na formação docente inicial de língua inglesa
title_full_unstemmed Reflexões e considerações acerca do ensino-aprendizagem do gênero Curriculum vitae na formação docente inicial de língua inglesa
title_sort Reflexões e considerações acerca do ensino-aprendizagem do gênero Curriculum vitae na formação docente inicial de língua inglesa
author Borgh, Carmen Ilma Belincanta
author_facet Borgh, Carmen Ilma Belincanta
Calvo, Luciana Cabrini Simões
Freitas, Maria Adelaide de
author_role author
author2 Calvo, Luciana Cabrini Simões
Freitas, Maria Adelaide de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Borgh, Carmen Ilma Belincanta
Calvo, Luciana Cabrini Simões
Freitas, Maria Adelaide de
description Situando-se dentro da perspectiva sociointeracionista, este trabalhovisa discutir dados recortados de uma pesquisa desenvolvida com o gênero curriculumvitae (CV), em inglês, por meio de uma sequência didática elaboradaespecificamente para tal fim e aplicada a acadêmicas do 4º ano do curso de LetrasPortuguês/Inglês, da Universidade Estadual de Maringá, em 2009. Como aporteteórico, utilizamos a concepção bakhtiniana de gêneros discursivos, a proposta desequência didática e a discussão sobre lista de controle para correção da produçãoescrita dos alunos. Os resultados apontam algumas lacunas observadas nodesenvolvimento do trabalho e mostram que, dentre as capacidades de linguagemtrabalhadas, as capacidades discursiva e linguístico-discursiva são maisdesenvolvidas do que a capacidade de ação na produção final das acadêmicas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/880
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/880/977
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099876016128