Inglês para crianças do Ensino Fundamental: visões implícitas da avaliação proposta por um livro didático e as crenças dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cláudia Hilsdorf
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Leny, Silva, Kleber Aparecido da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/757
Resumo: Este trabalho, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, tem como cenário um Projeto de Línguas Estrangeiras, implementado nos Ciclos 1 e 2 do Ensino Fundamental Público de uma cidade do interior paulista. O objetivo principal do estudo é investigar as visões implícitas da avaliação proposta pelo livro didático em uso no mencionado contexto de ensino, confrontando-as com a abordagem explícita do material acerca do processo avaliatório e com as crenças dos professores sobre a avaliação em foco. Para tanto, tomamos como referencial os princípios sociointeracionistas (VYGOTSKY, 1978) e comunicacionais (ALMEIDA FILHO, 1993, 2005) de linguagem e aprendizagem, assim como construtos referentes às crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (BARCELOS, 1995, 2004a, b; SILVA, 2005) e também referentes à avaliação (SCARAMUCCI, 1997, 2004) no ensino de línguas para crianças (CAMERON, 2001).
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