A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Angelo, Graziela Lucci
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891
Resumo: O presente artigo discute a ideia amplamente divulgada na esferaacadêmica de que o ensino da gramática de Língua Portuguesa, de décadas atrás,no Brasil, se constituiu como um panorama contínuo e homogêneo. Na busca decompreender esse passado, foram analisadas entrevistas com algumas professorasde Língua Portuguesa que trabalharam nas décadas de 1950 a 1970 no ensinopúblico paulista, a fim de investigar como se constituíram seus discursos a respeitodo ensino de gramática no processo de rememoração. Foi possível verificar que apermanência de uma tradição e a instauração de novas posturas coexistiram nummesmo período de tempo, havendo espaço para posturas distintas no ensino dagramática.
id UFMG-7_8b4d4ed29765e04a152fd276f5067805
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/891
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensãoO presente artigo discute a ideia amplamente divulgada na esferaacadêmica de que o ensino da gramática de Língua Portuguesa, de décadas atrás,no Brasil, se constituiu como um panorama contínuo e homogêneo. Na busca decompreender esse passado, foram analisadas entrevistas com algumas professorasde Língua Portuguesa que trabalharam nas décadas de 1950 a 1970 no ensinopúblico paulista, a fim de investigar como se constituíram seus discursos a respeitodo ensino de gramática no processo de rememoração. Foi possível verificar que apermanência de uma tradição e a instauração de novas posturas coexistiram nummesmo período de tempo, havendo espaço para posturas distintas no ensino dagramática.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Geraisde Angelo, Graziela Lucci2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891/987info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T17:03:05Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/891Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T17:03:05Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão
title A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão
spellingShingle A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão
de Angelo, Graziela Lucci
title_short A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão
title_full A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão
title_fullStr A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão
title_full_unstemmed A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão
title_sort A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão
author de Angelo, Graziela Lucci
author_facet de Angelo, Graziela Lucci
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Angelo, Graziela Lucci
description O presente artigo discute a ideia amplamente divulgada na esferaacadêmica de que o ensino da gramática de Língua Portuguesa, de décadas atrás,no Brasil, se constituiu como um panorama contínuo e homogêneo. Na busca decompreender esse passado, foram analisadas entrevistas com algumas professorasde Língua Portuguesa que trabalharam nas décadas de 1950 a 1970 no ensinopúblico paulista, a fim de investigar como se constituíram seus discursos a respeitodo ensino de gramática no processo de rememoração. Foi possível verificar que apermanência de uma tradição e a instauração de novas posturas coexistiram nummesmo período de tempo, havendo espaço para posturas distintas no ensino dagramática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891/987
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102647402496