A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891 |
Resumo: | O presente artigo discute a ideia amplamente divulgada na esferaacadêmica de que o ensino da gramática de Língua Portuguesa, de décadas atrás,no Brasil, se constituiu como um panorama contínuo e homogêneo. Na busca decompreender esse passado, foram analisadas entrevistas com algumas professorasde Língua Portuguesa que trabalharam nas décadas de 1950 a 1970 no ensinopúblico paulista, a fim de investigar como se constituíram seus discursos a respeitodo ensino de gramática no processo de rememoração. Foi possível verificar que apermanência de uma tradição e a instauração de novas posturas coexistiram nummesmo período de tempo, havendo espaço para posturas distintas no ensino dagramática. |
id |
UFMG-7_8b4d4ed29765e04a152fd276f5067805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/891 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensãoO presente artigo discute a ideia amplamente divulgada na esferaacadêmica de que o ensino da gramática de Língua Portuguesa, de décadas atrás,no Brasil, se constituiu como um panorama contínuo e homogêneo. Na busca decompreender esse passado, foram analisadas entrevistas com algumas professorasde Língua Portuguesa que trabalharam nas décadas de 1950 a 1970 no ensinopúblico paulista, a fim de investigar como se constituíram seus discursos a respeitodo ensino de gramática no processo de rememoração. Foi possível verificar que apermanência de uma tradição e a instauração de novas posturas coexistiram nummesmo período de tempo, havendo espaço para posturas distintas no ensino dagramática.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Geraisde Angelo, Graziela Lucci2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891/987info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T17:03:05Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/891Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T17:03:05Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão |
title |
A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão |
spellingShingle |
A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão de Angelo, Graziela Lucci |
title_short |
A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão |
title_full |
A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão |
title_fullStr |
A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão |
title_full_unstemmed |
A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão |
title_sort |
A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão |
author |
de Angelo, Graziela Lucci |
author_facet |
de Angelo, Graziela Lucci |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Angelo, Graziela Lucci |
description |
O presente artigo discute a ideia amplamente divulgada na esferaacadêmica de que o ensino da gramática de Língua Portuguesa, de décadas atrás,no Brasil, se constituiu como um panorama contínuo e homogêneo. Na busca decompreender esse passado, foram analisadas entrevistas com algumas professorasde Língua Portuguesa que trabalharam nas décadas de 1950 a 1970 no ensinopúblico paulista, a fim de investigar como se constituíram seus discursos a respeitodo ensino de gramática no processo de rememoração. Foi possível verificar que apermanência de uma tradição e a instauração de novas posturas coexistiram nummesmo período de tempo, havendo espaço para posturas distintas no ensino dagramática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/891/987 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102647402496 |