Some Polemical Issues in Applied Linguistics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, John Robert
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/852
Resumo: Neste trabalho, examino três temas polêmicos na disciplina deLinguística Aplicada. Argumento, em primeiro lugar, que o desejo de uma definiçãoestável de Linguística Aplicada, de nenhuma forma, tem impedido a pesquisa noâmbito da disciplina. Em segundo lugar, argumento que a “Linguistics Applied”(a linguística do corpus ou a lexicologia) são muito mais abrangentes e sérias do queas práticas “aplicacionistas” (o uso de formalismo, artificialismos e nomenclaturaem material didático) que são problemáticos e motivados por interesses comerciais.Em terceiro lugar, argumento que a Linguística Educacional e a Linguística Aplicadatêm objetivos de pesquisa que se sobrepõem. No decorrer do trabalho, apresentoalgumas reservas minhas sobre a Linguística Educacional.
id UFMG-7_8c8a6a6fd2cb3d565966cf8552795309
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/852
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Some Polemical Issues in Applied LinguisticsNeste trabalho, examino três temas polêmicos na disciplina deLinguística Aplicada. Argumento, em primeiro lugar, que o desejo de uma definiçãoestável de Linguística Aplicada, de nenhuma forma, tem impedido a pesquisa noâmbito da disciplina. Em segundo lugar, argumento que a “Linguistics Applied”(a linguística do corpus ou a lexicologia) são muito mais abrangentes e sérias do queas práticas “aplicacionistas” (o uso de formalismo, artificialismos e nomenclaturaem material didático) que são problemáticos e motivados por interesses comerciais.Em terceiro lugar, argumento que a Linguística Educacional e a Linguística Aplicadatêm objetivos de pesquisa que se sobrepõem. No decorrer do trabalho, apresentoalgumas reservas minhas sobre a Linguística Educacional.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSchmitz, John Robert2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/852Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T20:55:58Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/852Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T20:55:58Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Some Polemical Issues in Applied Linguistics
title Some Polemical Issues in Applied Linguistics
spellingShingle Some Polemical Issues in Applied Linguistics
Schmitz, John Robert
title_short Some Polemical Issues in Applied Linguistics
title_full Some Polemical Issues in Applied Linguistics
title_fullStr Some Polemical Issues in Applied Linguistics
title_full_unstemmed Some Polemical Issues in Applied Linguistics
title_sort Some Polemical Issues in Applied Linguistics
author Schmitz, John Robert
author_facet Schmitz, John Robert
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, John Robert
description Neste trabalho, examino três temas polêmicos na disciplina deLinguística Aplicada. Argumento, em primeiro lugar, que o desejo de uma definiçãoestável de Linguística Aplicada, de nenhuma forma, tem impedido a pesquisa noâmbito da disciplina. Em segundo lugar, argumento que a “Linguistics Applied”(a linguística do corpus ou a lexicologia) são muito mais abrangentes e sérias do queas práticas “aplicacionistas” (o uso de formalismo, artificialismos e nomenclaturaem material didático) que são problemáticos e motivados por interesses comerciais.Em terceiro lugar, argumento que a Linguística Educacional e a Linguística Aplicadatêm objetivos de pesquisa que se sobrepõem. No decorrer do trabalho, apresentoalgumas reservas minhas sobre a Linguística Educacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/852
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102653693952