As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wissmann, Liane Dal Molin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712
Resumo: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem de línguas é uma realidade. No entanto, há que se convir que se trata de uma realidade um tanto nova e que necessita de esforços no que tange à pesquisa e desenvolvimento.Este trabalho buscou fazer uma breve reflexão sobre a mídia ligada ao uso da tecnologia e a realidade encontrada por professores/pesquisadores ao utilizaremse desse componente nos processos de ensino-aprendizagem. Utilizando como corpus os logs2 do Programa de Língua Inglesa para Professores de Inglês de Escolas Públicas, executado pela PUCSP, a pesquisa mapeou 561 ocorrências de palavras estratégicas (como problems, difficult, afraid e algumas negativas universais como never e didn’t) que permitissem identificar as dificuldades encontradas, tanto por professores quanto por alunos que decidem embarcar numa experiência que se utiliza de Computer Assisted Language Learning – CALL
id UFMG-7_92ac10ac56bafeb15e527a60a483995a
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/712
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de casoO uso de ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem de línguas é uma realidade. No entanto, há que se convir que se trata de uma realidade um tanto nova e que necessita de esforços no que tange à pesquisa e desenvolvimento.Este trabalho buscou fazer uma breve reflexão sobre a mídia ligada ao uso da tecnologia e a realidade encontrada por professores/pesquisadores ao utilizaremse desse componente nos processos de ensino-aprendizagem. Utilizando como corpus os logs2 do Programa de Língua Inglesa para Professores de Inglês de Escolas Públicas, executado pela PUCSP, a pesquisa mapeou 561 ocorrências de palavras estratégicas (como problems, difficult, afraid e algumas negativas universais como never e didn’t) que permitissem identificar as dificuldades encontradas, tanto por professores quanto por alunos que decidem embarcar numa experiência que se utiliza de Computer Assisted Language Learning – CALLFaculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisWissmann, Liane Dal Molin2012-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712/800info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-17T23:51:00Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/712Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-17T23:51Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso
title As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso
spellingShingle As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso
Wissmann, Liane Dal Molin
title_short As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso
title_full As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso
title_fullStr As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso
title_full_unstemmed As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso
title_sort As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso
author Wissmann, Liane Dal Molin
author_facet Wissmann, Liane Dal Molin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Wissmann, Liane Dal Molin
description O uso de ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem de línguas é uma realidade. No entanto, há que se convir que se trata de uma realidade um tanto nova e que necessita de esforços no que tange à pesquisa e desenvolvimento.Este trabalho buscou fazer uma breve reflexão sobre a mídia ligada ao uso da tecnologia e a realidade encontrada por professores/pesquisadores ao utilizaremse desse componente nos processos de ensino-aprendizagem. Utilizando como corpus os logs2 do Programa de Língua Inglesa para Professores de Inglês de Escolas Públicas, executado pela PUCSP, a pesquisa mapeou 561 ocorrências de palavras estratégicas (como problems, difficult, afraid e algumas negativas universais como never e didn’t) que permitissem identificar as dificuldades encontradas, tanto por professores quanto por alunos que decidem embarcar numa experiência que se utiliza de Computer Assisted Language Learning – CALL
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712/800
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101639720960