As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712 |
Resumo: | O uso de ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem de línguas é uma realidade. No entanto, há que se convir que se trata de uma realidade um tanto nova e que necessita de esforços no que tange à pesquisa e desenvolvimento.Este trabalho buscou fazer uma breve reflexão sobre a mídia ligada ao uso da tecnologia e a realidade encontrada por professores/pesquisadores ao utilizaremse desse componente nos processos de ensino-aprendizagem. Utilizando como corpus os logs2 do Programa de Língua Inglesa para Professores de Inglês de Escolas Públicas, executado pela PUCSP, a pesquisa mapeou 561 ocorrências de palavras estratégicas (como problems, difficult, afraid e algumas negativas universais como never e didn’t) que permitissem identificar as dificuldades encontradas, tanto por professores quanto por alunos que decidem embarcar numa experiência que se utiliza de Computer Assisted Language Learning – CALL |
id |
UFMG-7_92ac10ac56bafeb15e527a60a483995a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/712 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de casoO uso de ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem de línguas é uma realidade. No entanto, há que se convir que se trata de uma realidade um tanto nova e que necessita de esforços no que tange à pesquisa e desenvolvimento.Este trabalho buscou fazer uma breve reflexão sobre a mídia ligada ao uso da tecnologia e a realidade encontrada por professores/pesquisadores ao utilizaremse desse componente nos processos de ensino-aprendizagem. Utilizando como corpus os logs2 do Programa de Língua Inglesa para Professores de Inglês de Escolas Públicas, executado pela PUCSP, a pesquisa mapeou 561 ocorrências de palavras estratégicas (como problems, difficult, afraid e algumas negativas universais como never e didn’t) que permitissem identificar as dificuldades encontradas, tanto por professores quanto por alunos que decidem embarcar numa experiência que se utiliza de Computer Assisted Language Learning – CALLFaculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisWissmann, Liane Dal Molin2012-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712/800info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-17T23:51:00Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/712Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-17T23:51Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso |
title |
As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso |
spellingShingle |
As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso Wissmann, Liane Dal Molin |
title_short |
As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso |
title_full |
As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso |
title_fullStr |
As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso |
title_sort |
As “pedras” no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso |
author |
Wissmann, Liane Dal Molin |
author_facet |
Wissmann, Liane Dal Molin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wissmann, Liane Dal Molin |
description |
O uso de ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem de línguas é uma realidade. No entanto, há que se convir que se trata de uma realidade um tanto nova e que necessita de esforços no que tange à pesquisa e desenvolvimento.Este trabalho buscou fazer uma breve reflexão sobre a mídia ligada ao uso da tecnologia e a realidade encontrada por professores/pesquisadores ao utilizaremse desse componente nos processos de ensino-aprendizagem. Utilizando como corpus os logs2 do Programa de Língua Inglesa para Professores de Inglês de Escolas Públicas, executado pela PUCSP, a pesquisa mapeou 561 ocorrências de palavras estratégicas (como problems, difficult, afraid e algumas negativas universais como never e didn’t) que permitissem identificar as dificuldades encontradas, tanto por professores quanto por alunos que decidem embarcar numa experiência que se utiliza de Computer Assisted Language Learning – CALL |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/712/800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711101639720960 |