Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4947 |
Resumo: | Remix e mashup designam formas textuais, técnicas de produção e métodos criativos que se desenvolveram em conjunto com as técnicas analógicas de reprodução de obras musicais e cinematográficas no Século XX. No âmbito da cultura digital, em face da automação de processos de edição e montagem, e da maior agilidade na recuperação e circulação de acervos midiáticos em escala global, remix e mashup difundiram-se como elementos centrais de práticas discursivas que vão desde o puro entretenimento até a participação cívica, passando por diversas formas de produção de conhecimento. O presente trabalho busca contribuir para uma inserção mais significativa de remix e mashup no rol dos objetos de estudo em Linguística Aplicada de duas formas. Inicialmente, apresenta um estado da arte em que mostra as diversas concepções e ramificações de remix e mashup já estabelecidas na literatura, ressaltando as diferenças mais relevantes entre ambos. Em seguida, apresenta uma proposta taxonômica que abrange remix e mashup enquanto produtos textuais, técnicas de produção e métodos de criação, e situa os seus diferentes tipos no quadro geral das relações transtextuais como que os linguistas aplicados já estão acostumados a lidar. Em conclusão, relembra-se que a presente proposta não faz mais do que estender para o âmbito da cultura digital uma longa tradição de estudos sobre a força do hibridismo nas dinâmicas culturais e seu potencial para a formação de cidadãos críticos capazes de protagonizar transformações sociais. |
id |
UFMG-7_9a2da38c8ec9d6cb87c3e3bf9a4f34c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/4947 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digitalRemix e mashup designam formas textuais, técnicas de produção e métodos criativos que se desenvolveram em conjunto com as técnicas analógicas de reprodução de obras musicais e cinematográficas no Século XX. No âmbito da cultura digital, em face da automação de processos de edição e montagem, e da maior agilidade na recuperação e circulação de acervos midiáticos em escala global, remix e mashup difundiram-se como elementos centrais de práticas discursivas que vão desde o puro entretenimento até a participação cívica, passando por diversas formas de produção de conhecimento. O presente trabalho busca contribuir para uma inserção mais significativa de remix e mashup no rol dos objetos de estudo em Linguística Aplicada de duas formas. Inicialmente, apresenta um estado da arte em que mostra as diversas concepções e ramificações de remix e mashup já estabelecidas na literatura, ressaltando as diferenças mais relevantes entre ambos. Em seguida, apresenta uma proposta taxonômica que abrange remix e mashup enquanto produtos textuais, técnicas de produção e métodos de criação, e situa os seus diferentes tipos no quadro geral das relações transtextuais como que os linguistas aplicados já estão acostumados a lidar. Em conclusão, relembra-se que a presente proposta não faz mais do que estender para o âmbito da cultura digital uma longa tradição de estudos sobre a força do hibridismo nas dinâmicas culturais e seu potencial para a formação de cidadãos críticos capazes de protagonizar transformações sociais.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBuzato, Marcelo El Khourida Silva, Dáfnie PaulinoCoser, Débora Secolimde Barros, Nayara NataliaSachs, Rafael Salmazi2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4947Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4947/4847http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/4947/174info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-27T13:41:13Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/4947Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2013-12-27T13:41:13Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital |
title |
Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital |
spellingShingle |
Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital Buzato, Marcelo El Khouri |
title_short |
Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital |
title_full |
Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital |
title_fullStr |
Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital |
title_full_unstemmed |
Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital |
title_sort |
Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital |
author |
Buzato, Marcelo El Khouri |
author_facet |
Buzato, Marcelo El Khouri da Silva, Dáfnie Paulino Coser, Débora Secolim de Barros, Nayara Natalia Sachs, Rafael Salmazi |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Dáfnie Paulino Coser, Débora Secolim de Barros, Nayara Natalia Sachs, Rafael Salmazi |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buzato, Marcelo El Khouri da Silva, Dáfnie Paulino Coser, Débora Secolim de Barros, Nayara Natalia Sachs, Rafael Salmazi |
description |
Remix e mashup designam formas textuais, técnicas de produção e métodos criativos que se desenvolveram em conjunto com as técnicas analógicas de reprodução de obras musicais e cinematográficas no Século XX. No âmbito da cultura digital, em face da automação de processos de edição e montagem, e da maior agilidade na recuperação e circulação de acervos midiáticos em escala global, remix e mashup difundiram-se como elementos centrais de práticas discursivas que vão desde o puro entretenimento até a participação cívica, passando por diversas formas de produção de conhecimento. O presente trabalho busca contribuir para uma inserção mais significativa de remix e mashup no rol dos objetos de estudo em Linguística Aplicada de duas formas. Inicialmente, apresenta um estado da arte em que mostra as diversas concepções e ramificações de remix e mashup já estabelecidas na literatura, ressaltando as diferenças mais relevantes entre ambos. Em seguida, apresenta uma proposta taxonômica que abrange remix e mashup enquanto produtos textuais, técnicas de produção e métodos de criação, e situa os seus diferentes tipos no quadro geral das relações transtextuais como que os linguistas aplicados já estão acostumados a lidar. Em conclusão, relembra-se que a presente proposta não faz mais do que estender para o âmbito da cultura digital uma longa tradição de estudos sobre a força do hibridismo nas dinâmicas culturais e seu potencial para a formação de cidadãos críticos capazes de protagonizar transformações sociais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4947 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4947/4847 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/4947/174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099347533824 |