Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma pesquisa que procura investigar os efeitos que um programa de formação de professores pode ter tido na construção da identidade de professores universitários atuando em cursos de Letras, e que dele participaram como orientadores. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR), para professores de escolas estaduais. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de comunidades de prática (LAVE, WENGER, 1991; WENGER, 1998a, entre outros) ligando-o aos conceitos de comunidades imaginadas, identidade e investimento (NORTON, 2013). Examinamos as trajetórias de dois professores universitários, e como suas identidades são impactadas pelo processo de orientação no programa PDE, por meio de entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os resultados mostram posições divergentes, que se relacionam com formas de alinhamento, imaginação e engajamento. |
id |
UFMG-7_adad39b0023f5916f91ce763c36fd063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11522 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuadaidentidade profissional; comunidades de prática; comunidades imaginadas; investimento.Este artigo é parte de uma pesquisa que procura investigar os efeitos que um programa de formação de professores pode ter tido na construção da identidade de professores universitários atuando em cursos de Letras, e que dele participaram como orientadores. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR), para professores de escolas estaduais. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de comunidades de prática (LAVE, WENGER, 1991; WENGER, 1998a, entre outros) ligando-o aos conceitos de comunidades imaginadas, identidade e investimento (NORTON, 2013). Examinamos as trajetórias de dois professores universitários, e como suas identidades são impactadas pelo processo de orientação no programa PDE, por meio de entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os resultados mostram posições divergentes, que se relacionam com formas de alinhamento, imaginação e engajamento. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESFogaça, Francisco CarlosHalu, Regina Célia2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522/10740Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T12:07:29Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11522Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2017-11-01T12:07:29Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada |
title |
Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada |
spellingShingle |
Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada Fogaça, Francisco Carlos identidade profissional; comunidades de prática; comunidades imaginadas; investimento. |
title_short |
Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada |
title_full |
Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada |
title_fullStr |
Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada |
title_full_unstemmed |
Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada |
title_sort |
Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada |
author |
Fogaça, Francisco Carlos |
author_facet |
Fogaça, Francisco Carlos Halu, Regina Célia |
author_role |
author |
author2 |
Halu, Regina Célia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fogaça, Francisco Carlos Halu, Regina Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
identidade profissional; comunidades de prática; comunidades imaginadas; investimento. |
topic |
identidade profissional; comunidades de prática; comunidades imaginadas; investimento. |
description |
Este artigo é parte de uma pesquisa que procura investigar os efeitos que um programa de formação de professores pode ter tido na construção da identidade de professores universitários atuando em cursos de Letras, e que dele participaram como orientadores. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR), para professores de escolas estaduais. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de comunidades de prática (LAVE, WENGER, 1991; WENGER, 1998a, entre outros) ligando-o aos conceitos de comunidades imaginadas, identidade e investimento (NORTON, 2013). Examinamos as trajetórias de dois professores universitários, e como suas identidades são impactadas pelo processo de orientação no programa PDE, por meio de entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os resultados mostram posições divergentes, que se relacionam com formas de alinhamento, imaginação e engajamento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522/10740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100321660928 |