Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fogaça, Francisco Carlos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Halu, Regina Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522
Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa que procura investigar os efeitos que um programa de formação de professores pode ter tido na construção da identidade de professores universitários atuando em cursos de Letras, e que dele participaram como orientadores. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR), para professores de escolas estaduais. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de comunidades de prática (LAVE, WENGER, 1991; WENGER, 1998a, entre outros) ligando-o aos conceitos de comunidades imaginadas, identidade e investimento (NORTON, 2013). Examinamos as trajetórias de dois professores universitários, e como suas identidades são impactadas pelo processo de orientação no programa PDE, por meio de entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os resultados mostram posições divergentes, que se relacionam com formas de alinhamento, imaginação e engajamento. 
id UFMG-7_adad39b0023f5916f91ce763c36fd063
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11522
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuadaidentidade profissional; comunidades de prática; comunidades imaginadas; investimento.Este artigo é parte de uma pesquisa que procura investigar os efeitos que um programa de formação de professores pode ter tido na construção da identidade de professores universitários atuando em cursos de Letras, e que dele participaram como orientadores. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR), para professores de escolas estaduais. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de comunidades de prática (LAVE, WENGER, 1991; WENGER, 1998a, entre outros) ligando-o aos conceitos de comunidades imaginadas, identidade e investimento (NORTON, 2013). Examinamos as trajetórias de dois professores universitários, e como suas identidades são impactadas pelo processo de orientação no programa PDE, por meio de entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os resultados mostram posições divergentes, que se relacionam com formas de alinhamento, imaginação e engajamento. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESFogaça, Francisco CarlosHalu, Regina Célia2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522/10740Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T12:07:29Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11522Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2017-11-01T12:07:29Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada
title Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada
spellingShingle Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada
Fogaça, Francisco Carlos
identidade profissional; comunidades de prática; comunidades imaginadas; investimento.
title_short Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada
title_full Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada
title_fullStr Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada
title_full_unstemmed Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada
title_sort Comunidades de prática e construção identitária de formadores de professores em um programa de formação continuada
author Fogaça, Francisco Carlos
author_facet Fogaça, Francisco Carlos
Halu, Regina Célia
author_role author
author2 Halu, Regina Célia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Fogaça, Francisco Carlos
Halu, Regina Célia
dc.subject.por.fl_str_mv identidade profissional; comunidades de prática; comunidades imaginadas; investimento.
topic identidade profissional; comunidades de prática; comunidades imaginadas; investimento.
description Este artigo é parte de uma pesquisa que procura investigar os efeitos que um programa de formação de professores pode ter tido na construção da identidade de professores universitários atuando em cursos de Letras, e que dele participaram como orientadores. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR), para professores de escolas estaduais. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de comunidades de prática (LAVE, WENGER, 1991; WENGER, 1998a, entre outros) ligando-o aos conceitos de comunidades imaginadas, identidade e investimento (NORTON, 2013). Examinamos as trajetórias de dois professores universitários, e como suas identidades são impactadas pelo processo de orientação no programa PDE, por meio de entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os resultados mostram posições divergentes, que se relacionam com formas de alinhamento, imaginação e engajamento. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11522/10740
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100321660928