Ciência na mídia: análise crítica de gênero de notícias de popularização científica
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/875 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma Análise Crítica de Gênero (proposta emMEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2005, a partir de princípiosteóricos de BAKHTIN, 1986; SWALES, 2004; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH,1999; HALLIDAY, 2004) de notícias de popularização da ciência (PC), enfocandoo discurso reportado que populariza a ciência. Foram analisados 30 exemplares denotícias de PC dos sites BBC News e Scientific American. Ao mobilizar diferentesposições enunciativas (pesquisador, colegas e entidades, governo, público e o própriojornalista), a mídia desempenha três funções discursivas: informar sobre novasdescobertas, explicar princípios / conceitos científicos e esclarecer a relevância dapesquisa para a coletividade. A expressão de cientistas e colegas é hegemônica; aparticipação do público, tímida. |
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Ciência na mídia: análise crítica de gênero de notícias de popularização científicaEste artigo apresenta uma Análise Crítica de Gênero (proposta emMEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2005, a partir de princípiosteóricos de BAKHTIN, 1986; SWALES, 2004; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH,1999; HALLIDAY, 2004) de notícias de popularização da ciência (PC), enfocandoo discurso reportado que populariza a ciência. Foram analisados 30 exemplares denotícias de PC dos sites BBC News e Scientific American. Ao mobilizar diferentesposições enunciativas (pesquisador, colegas e entidades, governo, público e o própriojornalista), a mídia desempenha três funções discursivas: informar sobre novasdescobertas, explicar princípios / conceitos científicos e esclarecer a relevância dapesquisa para a coletividade. A expressão de cientistas e colegas é hegemônica; aparticipação do público, tímida.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMotta-Roth, DésiréeMarcuzzo, Patrícia2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/875Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/875/972info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-17T14:34:08Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/875Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-17T14:34:08Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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