A interação e o processo de negociação emL2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma investigação sobre a interação e as negociações desencadeadas por atividades comunicativas em uma sala de aula de nível básico de francês como segunda língua (L2). A partir da teoriasociointeracionista (VYGOTSKY, 1998), os resultados obtidos demonstraram que o processo interacional incentiva a troca de informações entre os aprendizes, favorecendo a negociação, e, também, que os aprendizes utilizaram estratégias de mediação para realizar as suas negociações. Os aprendizes receberam input modificado e tiveram mais oportunidades para a produção de output compreensível. Este relato, portanto, mostra que, ao negociar para a compreensão e a produção de textos em L2, os aprendizes se comprometeram, tornando-se agentes responsáveis e, sobretudo, colaboradores do processo de ensino/aprendizagem da L2. |
id |
UFMG-7_c1f0a19a68d946007251ef808815a353 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/717 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interação e o processo de negociação emL2Este trabalho apresenta uma investigação sobre a interação e as negociações desencadeadas por atividades comunicativas em uma sala de aula de nível básico de francês como segunda língua (L2). A partir da teoriasociointeracionista (VYGOTSKY, 1998), os resultados obtidos demonstraram que o processo interacional incentiva a troca de informações entre os aprendizes, favorecendo a negociação, e, também, que os aprendizes utilizaram estratégias de mediação para realizar as suas negociações. Os aprendizes receberam input modificado e tiveram mais oportunidades para a produção de output compreensível. Este relato, portanto, mostra que, ao negociar para a compreensão e a produção de textos em L2, os aprendizes se comprometeram, tornando-se agentes responsáveis e, sobretudo, colaboradores do processo de ensino/aprendizagem da L2.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBassi, Cláudia ElianaDutra, Deise Prina2012-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717/805info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-17T23:53:23Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/717Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-17T23:53:23Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação e o processo de negociação emL2 |
title |
A interação e o processo de negociação emL2 |
spellingShingle |
A interação e o processo de negociação emL2 Bassi, Cláudia Eliana |
title_short |
A interação e o processo de negociação emL2 |
title_full |
A interação e o processo de negociação emL2 |
title_fullStr |
A interação e o processo de negociação emL2 |
title_full_unstemmed |
A interação e o processo de negociação emL2 |
title_sort |
A interação e o processo de negociação emL2 |
author |
Bassi, Cláudia Eliana |
author_facet |
Bassi, Cláudia Eliana Dutra, Deise Prina |
author_role |
author |
author2 |
Dutra, Deise Prina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassi, Cláudia Eliana Dutra, Deise Prina |
description |
Este trabalho apresenta uma investigação sobre a interação e as negociações desencadeadas por atividades comunicativas em uma sala de aula de nível básico de francês como segunda língua (L2). A partir da teoriasociointeracionista (VYGOTSKY, 1998), os resultados obtidos demonstraram que o processo interacional incentiva a troca de informações entre os aprendizes, favorecendo a negociação, e, também, que os aprendizes utilizaram estratégias de mediação para realizar as suas negociações. Os aprendizes receberam input modificado e tiveram mais oportunidades para a produção de output compreensível. Este relato, portanto, mostra que, ao negociar para a compreensão e a produção de textos em L2, os aprendizes se comprometeram, tornando-se agentes responsáveis e, sobretudo, colaboradores do processo de ensino/aprendizagem da L2. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717/805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102538350592 |