A interação e o processo de negociação emL2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassi, Cláudia Eliana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dutra, Deise Prina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre a interação e as negociações desencadeadas por atividades comunicativas em uma sala de aula de nível básico de francês como segunda língua (L2). A partir da teoriasociointeracionista (VYGOTSKY, 1998), os resultados obtidos demonstraram que o processo interacional incentiva a troca de informações entre os aprendizes, favorecendo a negociação, e, também, que os aprendizes utilizaram estratégias de mediação para realizar as suas negociações. Os aprendizes receberam input modificado e tiveram mais oportunidades para a produção de output compreensível. Este relato, portanto, mostra que, ao negociar para a compreensão e a produção de textos em L2, os aprendizes se comprometeram, tornando-se agentes responsáveis e, sobretudo, colaboradores do processo de ensino/aprendizagem da L2.
id UFMG-7_c1f0a19a68d946007251ef808815a353
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/717
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A interação e o processo de negociação emL2Este trabalho apresenta uma investigação sobre a interação e as negociações desencadeadas por atividades comunicativas em uma sala de aula de nível básico de francês como segunda língua (L2). A partir da teoriasociointeracionista (VYGOTSKY, 1998), os resultados obtidos demonstraram que o processo interacional incentiva a troca de informações entre os aprendizes, favorecendo a negociação, e, também, que os aprendizes utilizaram estratégias de mediação para realizar as suas negociações. Os aprendizes receberam input modificado e tiveram mais oportunidades para a produção de output compreensível. Este relato, portanto, mostra que, ao negociar para a compreensão e a produção de textos em L2, os aprendizes se comprometeram, tornando-se agentes responsáveis e, sobretudo, colaboradores do processo de ensino/aprendizagem da L2.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBassi, Cláudia ElianaDutra, Deise Prina2012-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717/805info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-17T23:53:23Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/717Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-17T23:53:23Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação e o processo de negociação emL2
title A interação e o processo de negociação emL2
spellingShingle A interação e o processo de negociação emL2
Bassi, Cláudia Eliana
title_short A interação e o processo de negociação emL2
title_full A interação e o processo de negociação emL2
title_fullStr A interação e o processo de negociação emL2
title_full_unstemmed A interação e o processo de negociação emL2
title_sort A interação e o processo de negociação emL2
author Bassi, Cláudia Eliana
author_facet Bassi, Cláudia Eliana
Dutra, Deise Prina
author_role author
author2 Dutra, Deise Prina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassi, Cláudia Eliana
Dutra, Deise Prina
description Este trabalho apresenta uma investigação sobre a interação e as negociações desencadeadas por atividades comunicativas em uma sala de aula de nível básico de francês como segunda língua (L2). A partir da teoriasociointeracionista (VYGOTSKY, 1998), os resultados obtidos demonstraram que o processo interacional incentiva a troca de informações entre os aprendizes, favorecendo a negociação, e, também, que os aprendizes utilizaram estratégias de mediação para realizar as suas negociações. Os aprendizes receberam input modificado e tiveram mais oportunidades para a produção de output compreensível. Este relato, portanto, mostra que, ao negociar para a compreensão e a produção de textos em L2, os aprendizes se comprometeram, tornando-se agentes responsáveis e, sobretudo, colaboradores do processo de ensino/aprendizagem da L2.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/717/805
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102538350592