REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marcuschi, Beth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926
Resumo: Considerando que o ambiente escolar é um lugar de formação dos indivíduos, em que são (re)construídas e legitimadas ideologias e representações sociais, e que o livro didático, em nossa realidade, se destaca como um dos principais materiais utilizados em sala de aula, o presente artigo objetiva investigar as representações de gênero social veiculadas em livros didáticos de língua portuguesa. Analisamos os textos presentes em dois livros didáticos de língua portuguesa, com relação à abordagem realizada sobre os papéis sociais dos gêneros e sobre a sexualidade. Os resultados sugerem que, em geral, prevalece o tratamento estereotipado das relações de gênero, embora já seja perceptível a inserção de textos que remetem à emancipação feminina. Os relacionamentos homossexuais não são mencionados, provavelmente ainda permanecendo como tema tabu.
id UFMG-7_c208ebd1eea04dd001759a68dc37821a
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5926
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESAConsiderando que o ambiente escolar é um lugar de formação dos indivíduos, em que são (re)construídas e legitimadas ideologias e representações sociais, e que o livro didático, em nossa realidade, se destaca como um dos principais materiais utilizados em sala de aula, o presente artigo objetiva investigar as representações de gênero social veiculadas em livros didáticos de língua portuguesa. Analisamos os textos presentes em dois livros didáticos de língua portuguesa, com relação à abordagem realizada sobre os papéis sociais dos gêneros e sobre a sexualidade. Os resultados sugerem que, em geral, prevalece o tratamento estereotipado das relações de gênero, embora já seja perceptível a inserção de textos que remetem à emancipação feminina. Os relacionamentos homossexuais não são mencionados, provavelmente ainda permanecendo como tema tabu.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisLêdo, Amanda Cavalcante de OliveiraMarcuschi, Beth2015-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926/6744http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5926/466http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5926/467info:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-20T13:16:37Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5926Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2015-02-20T13:16:37Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira
title_short REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
author Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira
author_facet Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira
Marcuschi, Beth
author_role author
author2 Marcuschi, Beth
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira
Marcuschi, Beth
description Considerando que o ambiente escolar é um lugar de formação dos indivíduos, em que são (re)construídas e legitimadas ideologias e representações sociais, e que o livro didático, em nossa realidade, se destaca como um dos principais materiais utilizados em sala de aula, o presente artigo objetiva investigar as representações de gênero social veiculadas em livros didáticos de língua portuguesa. Analisamos os textos presentes em dois livros didáticos de língua portuguesa, com relação à abordagem realizada sobre os papéis sociais dos gêneros e sobre a sexualidade. Os resultados sugerem que, em geral, prevalece o tratamento estereotipado das relações de gênero, embora já seja perceptível a inserção de textos que remetem à emancipação feminina. Os relacionamentos homossexuais não são mencionados, provavelmente ainda permanecendo como tema tabu.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926/6744
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5926/466
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5926/467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102292983808