REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926 |
Resumo: | Considerando que o ambiente escolar é um lugar de formação dos indivíduos, em que são (re)construídas e legitimadas ideologias e representações sociais, e que o livro didático, em nossa realidade, se destaca como um dos principais materiais utilizados em sala de aula, o presente artigo objetiva investigar as representações de gênero social veiculadas em livros didáticos de língua portuguesa. Analisamos os textos presentes em dois livros didáticos de língua portuguesa, com relação à abordagem realizada sobre os papéis sociais dos gêneros e sobre a sexualidade. Os resultados sugerem que, em geral, prevalece o tratamento estereotipado das relações de gênero, embora já seja perceptível a inserção de textos que remetem à emancipação feminina. Os relacionamentos homossexuais não são mencionados, provavelmente ainda permanecendo como tema tabu. |
id |
UFMG-7_c208ebd1eea04dd001759a68dc37821a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5926 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESAConsiderando que o ambiente escolar é um lugar de formação dos indivíduos, em que são (re)construídas e legitimadas ideologias e representações sociais, e que o livro didático, em nossa realidade, se destaca como um dos principais materiais utilizados em sala de aula, o presente artigo objetiva investigar as representações de gênero social veiculadas em livros didáticos de língua portuguesa. Analisamos os textos presentes em dois livros didáticos de língua portuguesa, com relação à abordagem realizada sobre os papéis sociais dos gêneros e sobre a sexualidade. Os resultados sugerem que, em geral, prevalece o tratamento estereotipado das relações de gênero, embora já seja perceptível a inserção de textos que remetem à emancipação feminina. Os relacionamentos homossexuais não são mencionados, provavelmente ainda permanecendo como tema tabu.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisLêdo, Amanda Cavalcante de OliveiraMarcuschi, Beth2015-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926/6744http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5926/466http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5926/467info:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-20T13:16:37Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5926Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2015-02-20T13:16:37Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira |
title_short |
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira |
author_facet |
Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira Marcuschi, Beth |
author_role |
author |
author2 |
Marcuschi, Beth |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira Marcuschi, Beth |
description |
Considerando que o ambiente escolar é um lugar de formação dos indivíduos, em que são (re)construídas e legitimadas ideologias e representações sociais, e que o livro didático, em nossa realidade, se destaca como um dos principais materiais utilizados em sala de aula, o presente artigo objetiva investigar as representações de gênero social veiculadas em livros didáticos de língua portuguesa. Analisamos os textos presentes em dois livros didáticos de língua portuguesa, com relação à abordagem realizada sobre os papéis sociais dos gêneros e sobre a sexualidade. Os resultados sugerem que, em geral, prevalece o tratamento estereotipado das relações de gênero, embora já seja perceptível a inserção de textos que remetem à emancipação feminina. Os relacionamentos homossexuais não são mencionados, provavelmente ainda permanecendo como tema tabu. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5926/6744 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5926/466 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5926/467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102292983808 |