O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, GISELLI MARA DA
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558
Resumo: Neste texto, analisam-se as práticas de leitura de textos em português, construídas por alunos surdos e professora ouvinte, observando-se a forma como esses participantes usam a Língua de Sinais Brasileira (Libras) para ler e se referir ao texto escrito. Para isso, foram exploradas contribuições de estudos do Letramento e estudos da leitura que focam em seu aspecto social, além de trabalhos do campo da surdez pertinentes ao tema. A partir dessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho etnográfico numa turma de alunos surdos, do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. A pesquisa identificou padrões interacionais relativos ao uso do português sinalizado e da Libras, contribuindo para a compreensão da importância de estratégias didáticas que considerem as diferenças entre as duas línguas e o uso sistemático de técnicas baseadas na alternância de línguas.
id UFMG-7_d8a1a01aba8320e01c643a2c31d860dd
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5558
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRASNeste texto, analisam-se as práticas de leitura de textos em português, construídas por alunos surdos e professora ouvinte, observando-se a forma como esses participantes usam a Língua de Sinais Brasileira (Libras) para ler e se referir ao texto escrito. Para isso, foram exploradas contribuições de estudos do Letramento e estudos da leitura que focam em seu aspecto social, além de trabalhos do campo da surdez pertinentes ao tema. A partir dessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho etnográfico numa turma de alunos surdos, do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. A pesquisa identificou padrões interacionais relativos ao uso do português sinalizado e da Libras, contribuindo para a compreensão da importância de estratégias didáticas que considerem as diferenças entre as duas línguas e o uso sistemático de técnicas baseadas na alternância de línguas.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSILVA, GISELLI MARA DA2014-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558/5365http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5558/318http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5558/319info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-13T17:35:35Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5558Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-10-13T17:35:35Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS
title O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS
spellingShingle O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS
SILVA, GISELLI MARA DA
title_short O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS
title_full O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS
title_fullStr O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS
title_full_unstemmed O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS
title_sort O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS
author SILVA, GISELLI MARA DA
author_facet SILVA, GISELLI MARA DA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, GISELLI MARA DA
description Neste texto, analisam-se as práticas de leitura de textos em português, construídas por alunos surdos e professora ouvinte, observando-se a forma como esses participantes usam a Língua de Sinais Brasileira (Libras) para ler e se referir ao texto escrito. Para isso, foram exploradas contribuições de estudos do Letramento e estudos da leitura que focam em seu aspecto social, além de trabalhos do campo da surdez pertinentes ao tema. A partir dessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho etnográfico numa turma de alunos surdos, do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. A pesquisa identificou padrões interacionais relativos ao uso do português sinalizado e da Libras, contribuindo para a compreensão da importância de estratégias didáticas que considerem as diferenças entre as duas línguas e o uso sistemático de técnicas baseadas na alternância de línguas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558/5365
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5558/318
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5558/319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102160863232