O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558 |
Resumo: | Neste texto, analisam-se as práticas de leitura de textos em português, construídas por alunos surdos e professora ouvinte, observando-se a forma como esses participantes usam a Língua de Sinais Brasileira (Libras) para ler e se referir ao texto escrito. Para isso, foram exploradas contribuições de estudos do Letramento e estudos da leitura que focam em seu aspecto social, além de trabalhos do campo da surdez pertinentes ao tema. A partir dessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho etnográfico numa turma de alunos surdos, do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. A pesquisa identificou padrões interacionais relativos ao uso do português sinalizado e da Libras, contribuindo para a compreensão da importância de estratégias didáticas que considerem as diferenças entre as duas línguas e o uso sistemático de técnicas baseadas na alternância de línguas. |
id |
UFMG-7_d8a1a01aba8320e01c643a2c31d860dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5558 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRASNeste texto, analisam-se as práticas de leitura de textos em português, construídas por alunos surdos e professora ouvinte, observando-se a forma como esses participantes usam a Língua de Sinais Brasileira (Libras) para ler e se referir ao texto escrito. Para isso, foram exploradas contribuições de estudos do Letramento e estudos da leitura que focam em seu aspecto social, além de trabalhos do campo da surdez pertinentes ao tema. A partir dessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho etnográfico numa turma de alunos surdos, do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. A pesquisa identificou padrões interacionais relativos ao uso do português sinalizado e da Libras, contribuindo para a compreensão da importância de estratégias didáticas que considerem as diferenças entre as duas línguas e o uso sistemático de técnicas baseadas na alternância de línguas.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSILVA, GISELLI MARA DA2014-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558/5365http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5558/318http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5558/319info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-13T17:35:35Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5558Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-10-13T17:35:35Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS |
title |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS |
spellingShingle |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS SILVA, GISELLI MARA DA |
title_short |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS |
title_full |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS |
title_fullStr |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS |
title_sort |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NUMA TURMA DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDIADAS PELA LIBRAS |
author |
SILVA, GISELLI MARA DA |
author_facet |
SILVA, GISELLI MARA DA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, GISELLI MARA DA |
description |
Neste texto, analisam-se as práticas de leitura de textos em português, construídas por alunos surdos e professora ouvinte, observando-se a forma como esses participantes usam a Língua de Sinais Brasileira (Libras) para ler e se referir ao texto escrito. Para isso, foram exploradas contribuições de estudos do Letramento e estudos da leitura que focam em seu aspecto social, além de trabalhos do campo da surdez pertinentes ao tema. A partir dessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho etnográfico numa turma de alunos surdos, do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. A pesquisa identificou padrões interacionais relativos ao uso do português sinalizado e da Libras, contribuindo para a compreensão da importância de estratégias didáticas que considerem as diferenças entre as duas línguas e o uso sistemático de técnicas baseadas na alternância de línguas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5558/5365 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5558/318 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5558/319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102160863232 |