DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valdir
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6430
Resumo: O trabalho proposto discute o conceito de aprendizagem colaborativa, tomando como ponto de partida o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), formulado por Vygotsky (1978). Por entender que o processo de colaboração em um sistema de aprendizagem se faz em uma perspectiva para além da descrita para a ZDP. Defendo então, o conceito de competências distribuídas que se realizam dentro de um sistema altamente complexo, marcado pela emergência de atitudes colaborativas em decorrência da diversidade (Holland, 1995, van Lier, 2004) e da capacidade de redundância (David e Sumara; 2006) que caracterizam os sistemas sociais. Para mostrar essa dinâmica, tomo para análise, 1.370 e-mails intercambiados pelos participantes (professor e alunos) de uma comunidade virtual de aprendizagem. A análise permitiu verificar que o processo de colaboração se configurou em uma propriedade dinamizadora da comunidade, ou seja, um evento que emergia nos interstícios entre o previsível e o imprevisível do sistema. As práticas colaborativas entre os participantes do sistema estudado se configuraram uma propriedade do sistema, pois, através delas o sistema estudado se revelou ainda mais dinâmico e complexo.  
id UFMG-7_da5decda4c458dd7f0371fe9cd75cc6e
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/6430
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVAO trabalho proposto discute o conceito de aprendizagem colaborativa, tomando como ponto de partida o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), formulado por Vygotsky (1978). Por entender que o processo de colaboração em um sistema de aprendizagem se faz em uma perspectiva para além da descrita para a ZDP. Defendo então, o conceito de competências distribuídas que se realizam dentro de um sistema altamente complexo, marcado pela emergência de atitudes colaborativas em decorrência da diversidade (Holland, 1995, van Lier, 2004) e da capacidade de redundância (David e Sumara; 2006) que caracterizam os sistemas sociais. Para mostrar essa dinâmica, tomo para análise, 1.370 e-mails intercambiados pelos participantes (professor e alunos) de uma comunidade virtual de aprendizagem. A análise permitiu verificar que o processo de colaboração se configurou em uma propriedade dinamizadora da comunidade, ou seja, um evento que emergia nos interstícios entre o previsível e o imprevisível do sistema. As práticas colaborativas entre os participantes do sistema estudado se configuraram uma propriedade do sistema, pois, através delas o sistema estudado se revelou ainda mais dinâmico e complexo.  Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSilva, Valdir2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6430Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6430/8315http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6430/779Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:27:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/6430Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:27:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
title DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
spellingShingle DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Silva, Valdir
title_short DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
title_full DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
title_fullStr DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
title_full_unstemmed DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
title_sort DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
author Silva, Valdir
author_facet Silva, Valdir
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valdir
description O trabalho proposto discute o conceito de aprendizagem colaborativa, tomando como ponto de partida o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), formulado por Vygotsky (1978). Por entender que o processo de colaboração em um sistema de aprendizagem se faz em uma perspectiva para além da descrita para a ZDP. Defendo então, o conceito de competências distribuídas que se realizam dentro de um sistema altamente complexo, marcado pela emergência de atitudes colaborativas em decorrência da diversidade (Holland, 1995, van Lier, 2004) e da capacidade de redundância (David e Sumara; 2006) que caracterizam os sistemas sociais. Para mostrar essa dinâmica, tomo para análise, 1.370 e-mails intercambiados pelos participantes (professor e alunos) de uma comunidade virtual de aprendizagem. A análise permitiu verificar que o processo de colaboração se configurou em uma propriedade dinamizadora da comunidade, ou seja, um evento que emergia nos interstícios entre o previsível e o imprevisível do sistema. As práticas colaborativas entre os participantes do sistema estudado se configuraram uma propriedade do sistema, pois, através delas o sistema estudado se revelou ainda mais dinâmico e complexo.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6430
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6430/8315
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6430/779
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102174494720