DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6430 |
Resumo: | O trabalho proposto discute o conceito de aprendizagem colaborativa, tomando como ponto de partida o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), formulado por Vygotsky (1978). Por entender que o processo de colaboração em um sistema de aprendizagem se faz em uma perspectiva para além da descrita para a ZDP. Defendo então, o conceito de competências distribuídas que se realizam dentro de um sistema altamente complexo, marcado pela emergência de atitudes colaborativas em decorrência da diversidade (Holland, 1995, van Lier, 2004) e da capacidade de redundância (David e Sumara; 2006) que caracterizam os sistemas sociais. Para mostrar essa dinâmica, tomo para análise, 1.370 e-mails intercambiados pelos participantes (professor e alunos) de uma comunidade virtual de aprendizagem. A análise permitiu verificar que o processo de colaboração se configurou em uma propriedade dinamizadora da comunidade, ou seja, um evento que emergia nos interstícios entre o previsível e o imprevisível do sistema. As práticas colaborativas entre os participantes do sistema estudado se configuraram uma propriedade do sistema, pois, através delas o sistema estudado se revelou ainda mais dinâmico e complexo. |
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DIVERSIDADE, REDUNDÂNCIA E COMPETÊNCIA DISTRIBUÍDA EM UM SISTEMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVAO trabalho proposto discute o conceito de aprendizagem colaborativa, tomando como ponto de partida o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), formulado por Vygotsky (1978). Por entender que o processo de colaboração em um sistema de aprendizagem se faz em uma perspectiva para além da descrita para a ZDP. Defendo então, o conceito de competências distribuídas que se realizam dentro de um sistema altamente complexo, marcado pela emergência de atitudes colaborativas em decorrência da diversidade (Holland, 1995, van Lier, 2004) e da capacidade de redundância (David e Sumara; 2006) que caracterizam os sistemas sociais. Para mostrar essa dinâmica, tomo para análise, 1.370 e-mails intercambiados pelos participantes (professor e alunos) de uma comunidade virtual de aprendizagem. A análise permitiu verificar que o processo de colaboração se configurou em uma propriedade dinamizadora da comunidade, ou seja, um evento que emergia nos interstícios entre o previsível e o imprevisível do sistema. As práticas colaborativas entre os participantes do sistema estudado se configuraram uma propriedade do sistema, pois, através delas o sistema estudado se revelou ainda mais dinâmico e complexo. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSilva, Valdir2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6430Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6430/8315http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6430/779Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:27:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/6430Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:27:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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